Como montar um escritório em casa? 7 dicas para criar seu home office

6 minutos para ler

Ter um escritório em casa é uma tendência que tem conquistado cada vez mais adeptos, seja para trabalhar em tempo integral, seja para tarefas após o expediente. Não enfrentar o trânsito e ter mais flexibilidade no horário são vistos como as maiores vantagens. Mas, para garantir a produtividade, é fundamental ter um home office funcional.

A boa notícia é que não é preciso se preocupar com reformas, pois é bem mais simples do que parece. Sendo assim, você pode ter seu local de trabalho mesmo em um apartamento alugado. Quer saber como? Então, confira o passo a passo que separamos para você!

1. Escolha o local ideal

O primeiro passo para montar seu escritório em casa é definir onde ele será. Se em seu apartamento há algum cômodo pouco utilizado, como um quarto de hóspedes, por exemplo, ótimo. Assim, basta fechar a porta para não ser interrompido enquanto trabalha. Se esse não é o seu caso, não se preocupe.

É possível organizar uma estação de trabalho mesmo em um apartamento pequeno, no canto da sala de estar ou mesmo do seu quarto. O importante é que seja um ambiente tranquilo e com pouca circulação de pessoas. Não é preciso separar um grande espaço. Basta que caiba uma bancada ou escrivaninha e algumas prateleiras nichos ou um móvel com gavetas para organizar seus materiais de trabalho.

2. Preze pela ergonomia

Passar várias horas realizando qualquer tarefa sem conforto ou em uma má posição comprometerá seu rendimento e, ainda, poderá gerar dores na lombar, costas, pescoço e braços. Para evitar que isso aconteça, escolha os móveis corretos. Vale a pena investir em uma boa cadeira com regulagem de altura e braços. Ela deve permitir que seus pés fiquem completamente apoiados no chão e cujo encosto deixe sua coluna bem reta.

A altura da mesa varia conforme a estatura de cada um, mas geralmente tem cerca de 75 centímetros de altura. Seus braços e antebraços devem formar um ângulo de 90° ao digitar.

Também, é importante apostar em acessórios que tragam mais conforto, como suporte ergonômico para os pés, base para que o meio da tela do monitor fique na altura dos seus olhos e um mousepad com elevação e acomodação para o pulso.

3. Cuide da iluminação

Trabalhar em um local com pouca iluminação ou com luz em excesso certamente prejudicará seu desempenho. Aproveite a luz natural montando seu home office próximo a uma janela. Esse tipo de iluminação favorece a concentração e, ainda, ajuda a reduzir a conta de luz.

Com relação à iluminação artificial, opte por uma luminária com a luz direcionada sobre a bancada. Isso evitará o reflexo na tela do computador e impedirá a fadiga visual. Outro ponto importante é a escolha da lâmpada. Prefira as de LED branco, que contribuem para manter o foco, pois as de tom amarelado nos remetem ao relaxamento.

4. Organize seu espaço

Ninguém consegue trabalhar em meio à bagunça, concorda? Então, é essencial que o seu escritório em casa seja bem organizado. Deixe apenas o necessário sobre a sua mesa. Isso ajudará a evitar distrações. Para guardar os outros materiais, utilize nichos, prateleiras, um armário ou gaveteiro.

É importante manter todos os seus itens de trabalho no home office. Se toda vez que você precisar de algo, tiver que buscar em outro cômodo, é bem provável que acabe se distraindo com alguma tarefa doméstica, TV, conversa com a família ou mesmo com seu bichinho de estimação.

Para melhorar a arrumação, utilize caixas organizadoras, etiquete as gavetas e use pastas para separar os documentos. Nos nichos e prateleiras, deixe os materiais utilizados com mais frequência. Assim, ficarão com acesso fácil sempre que precisar deles.

5. Siga um estilo de decoração

Pensar na decoração de um escritório em casa pode parecer um desafio. Afinal, não se tem um layout nem arquitetura comerciais. Também não pode ser confundido com os outros ambientes do apartamento, pois é preciso que seu cérebro interprete que aquele local é de trabalho e, por isso, exige que ele fique atento e motivado para realizar as tarefas com eficiência.

O ideal é que a decoração seja neutra. Desse modo, não destoará dos outros cômodos e, ainda, favorecerá sua concentração. Isso porque o excesso de cores vibrantes e muitos objetos decorativos causam desconforto visual e passam a impressão de desorganização.

Cores claras, como o branco, palha, off white, cinza são as mais indicadas. Outra vantagem é que essa paleta combina com qualquer ambiente. Então, mesmo que você se mude para outro apartamento, seu home office poderá ser montado sem prejudicar a decoração do novo lar.

6. Traga vida ao escritório em casa

Para quebrar a monotonia das cores neutras e dar um pouco mais de vida e contraste ao seu escritório, aposte em tons mais fortes para os detalhes, como na luminária, porta-canetas ou algum outro elemento decorativo.

Também é interessante incluir plantas na decoração. Elas trazem mais frescor ao ambiente, renovam o ar e ampliam a sensação de bem-estar, tornando o ambiente ainda mais agradável. Para escolher a planta ideal, preste atenção às características e necessidades de cada espécie. Espada-de-São-Jorge, suculentas, cactos, samambaia e violetas são apenas alguns exemplos que se desenvolvem bem em ambientes internos e com baixa incidência de luz.

7. Mantenha uma rotina de trabalho

Não basta montar um escritório em casa, é necessário também ter disciplina e seguir uma rotina de trabalho, como se estivesse de fato trabalhando em uma empresa. Portanto, estipule horários para iniciar e para encerrar o expediente. Por estar em casa, é bastante comum que as pessoas estendam o período de trabalho.

Ou, então, que priorizem alguma tarefa doméstica e deixem para depois algum compromisso profissional. Além de definir o período de trabalho, procure seguir à risca o que foi estabelecido. Esse é o segredo para manter a produtividade.

Viu como é fácil montar um escritório em casa? Essa modalidade de trabalho é realmente libertadora e traz inúmeros benefícios. Então, se você tem a oportunidade de aderir a ela, siga as dicas para ter um espaço funcional. Se você está em busca de um apartamento para alugar, não se esqueça de verificar se o imóvel tem espaço adequado para criar seu home office!

Há outros pontos que você deve observar na hora de escolher o imóvel para morar. Aproveite a visita no blog e conheça quais erros você não deve cometer nesse momento e saiba como evitá-los.

Posts relacionados

Deixe um comentário