O que você não pode deixar de avaliar ao escolher imóvel para morar

7 minutos para ler

Escolher um imóvel para morar é uma decisão importante. Isso garantirá que seu futuro endereço é adequado para seu estilo de vida, as necessidades e os anseios. Muitas pessoas, no entanto, não se preocupam com detalhes antes de bater o martelo e fechar negócio.

Com isso, enfrentam problemas no futuro, descobrindo, por exemplo, que o imóvel é pequeno para sua família, que a localização não é adequada para seu dia a dia ou, até mesmo, que a casa ou o apartamento tem problemas estruturais sérios. Não corra esse risco.

Para acertar na hora de escolher seu futuro imóvel, é essencial levar em consideração alguns pontos centrais. Entre eles, a localização, a estrutura, as instalações, a iluminação, as áreas comuns, o tamanho, a quantidade de quartos e o acabamento. Veja o que você não pode deixar de avaliar ao escolher imóvel para morar!

Localização

O primeiro ponto que você deve avaliar ao escolher imóvel para morar é a localização. Liste tudo o que você considera importante em um bairro, escreva as regiões que considera interessantes e restrinja suas buscas a esses locais. Não são poucas as pessoas que perdem um tempo valioso procurando um imóvel em bairros que não são adequados para o seu estilo de vida ou para as suas necessidades.

São vários os fatores que podem ser avaliados na hora de escolher possíveis bairros. Quem tem filhos, por exemplo, muitas vezes, prioriza regiões em que há boas escolas para evitar que os pequenos façam longos deslocamentos para estudar. Já pessoas que valorizam a vida noturna podem preferir bairros com ampla oferta de bares e restaurantes. Analise o que é importante para você e busque imóveis em áreas que são realmente adequadas ao seu estilo de vida.

Estrutura

Depois de decidir a localização do seu futuro imóvel, é importante considerar também a estrutura da casa ou apartamento. Você não pode deixar de considerar, por exemplo, a idade da edificação. Imóveis muito antigos podem seguir padrões de construção não tão rigorosos.

Para garantir sua segurança e a da sua família, avalie com cuidado as paredes, analisando a existência de possíveis infiltrações ou rachaduras, ao fazer a visita ao imóvel.

Instalações elétricas e hidráulicas

Outro passo importante para analisar as condições do seu futuro imóvel é testar as instalações elétricas e hidráulicas para garantir que não há nenhum problema que pode ocasionar dor de cabeça no futuro. Verifique tomadas e interruptores, tenha atenção à voltagem e teste todas as luzes do imóvel para ver se estão funcionando.

Analise, ainda, a caixa de distribuição de energia. Esse cuidado é especialmente importante no caso de casas e apartamentos mais antigos. Uma dica é levar seu carregador de celular para testar o funcionamento das tomadas.

Além de avaliar a rede elétrica, preste atenção às instalações hidráulicas. Registros, torneiras e vazão da água são pontos que merecem sua atenção. Cheque, ainda, se as tubulações foram trocadas recentemente ou se os canos ainda são de ferro, o que pode aumentar a necessidade de manutenção no futuro.

Se você observar umidade nas paredes ou no teto, tenha atenção. Isso pode ser um indicativo de que o imóvel tem vazamentos. Não deixe de abrir todas as torneiras e esperar um pouco. Isso ajuda a identificar entupimentos e problemas com sifão e a checar a força da água.

Iluminação

Na hora de escolher um imóvel para morar, é importante, ainda, verificar o fator iluminação. Quem é fã de luz natural deve procurar uma casa ou um apartamento que tenha iluminação o dia inteiro. Por outro lado, em cidades muito quentes, essa pode não ser a melhor característica. Um imóvel que recebe iluminação natural apenas na parte da manhã, por exemplo, pode ser mais indicado.

De qualquer forma, o ideal é visitar o imóvel em diferentes horários para garantir que ele recebe iluminação suficiente para o que você busca. Dessa forma, você evita problemas, como a descoberta de que o apartamento fica muito mais quente do que você esperava por conta do sol da tarde.

Áreas comuns

Antes de alugar um imóvel, observe, ainda, as áreas comuns. Fachadas e determinados espaços, como portaria e garagem, fazem parte do pacote que você leva ao assinar o contrato. Analise alguns pontos, como limpeza e conservação, além da quantidade de funcionários que o condomínio contratou para manter tudo em ordem.

A garagem é um ponto que merece atenção especial. Veja se o imóvel desejado tem ou não vaga disponível e se conta com o tamanho adequado para o carro da família. Verifique, ainda, se a garagem é ou não coberta e se as vagas são livres ou se cada apartamento tem a sua.

Tamanho

Não há nada pior do que alugar um apartamento e descobrir, no futuro, que ele é grande ou pequeno demais para as necessidades da família. Por isso, antes de assinar o contrato, garanta que o imóvel desejado tem o tamanho ideal.

Veja a distribuição dos cômodos e certifique-se de que os espaços são adequados para os móveis que deseja levar. Não é nada agradável descobrir, na hora da mudança, que seu sofá não cabe na sala. Planeje-se!

Quantidade de quartos

Além do tamanho e da distribuição dos cômodos, avalie se a quantidade de quartos do imóvel atende às suas necessidades. Não são poucos os casais que optam por um apartamento de um quarto para descobrirem, no futuro, que precisavam de mais espaço, seja por conta de um bebê a caminho, seja por precisarem de um home office.

Quem busca um imóvel para morar, mesmo a médio prazo, precisa considerar todas as variáveis para, assim, escolher uma propriedade com a quantidade certa de cômodos.

Acabamento

Por fim, mas não menos importante, fique atento ao acabamento do seu futuro imóvel. São vários os detalhes que podem passar despercebidos na hora da visita, por isso, crie um pequeno checklist para se certificar de que avaliou todos os pontos.

Entre os itens que merecem sua atenção, estão as descargas do banheiro, os aquecedores, os bocais das lâmpadas, as janelas e as portas. Fique atento, ainda, a possíveis rachaduras nos pisos e fechaduras.

Escolher um imóvel para morar é um passo importante e que, por isso, exige planejamento e atenção. Contar com uma ajuda especializada e com uma imobiliária de confiança reduz substancialmente a chance de errar na hora de escolher sua futura casa ou apartamento. Além disso, você ganha tempo ao visitar apenas imóveis adequados ao seu perfil e às suas necessidades.

Na dúvida sobre alugar ou comprar imóvel? Veja o que levar em conta para uma boa escolha.

Posts relacionados

Deixe um comentário