Visita ao imóvel: entenda a importância e o que observar

3 minutos para ler

Antes de alugar um apartamento, casa ou escritório, fazer uma visita ao imóvel é essencial. Esse cuidado ajuda a observar detalhes importantes do espaço, como estado do piso, da pintura, além das instalações elétricas e hidráulicas, entre outros pontos.

Visitar o imóvel antes de fechar negócio é uma forma de garantir que o bem atende ao que você espera e ao que observou em fotos. É, também, uma forma de se proteger e evitar possíveis dores de cabeça no futuro, como descobrir que será preciso fazer reformas ou que a parte elétrica não está em dia. Entenda, nesta leitura, o que observar em uma visita ao imóvel para alugar!

Condição geral do imóvel

O primeiro ponto que um potencial inquilino deve avaliar em uma visita ao imóvel é a condição geral do local. Logo, ao entrar no espaço, observe a iluminação natural, caso seja dia.

Tamanhos dos cômodos, disposição dos espaços e estado do bem como um todo, ou seja, a famosa primeira impressão, não podem deixar de ser considerados. Para não ter surpresas desagradáveis, procure visitar o imóvel em horários diferentes.

Pintura

A pintura do imóvel é outro ponto que deve ser avaliado na vistoria. Em geral, os proprietários entregam o espaço com pintura nova para o futuro inquilino. Por isso, caso as paredes apresentem algum tipo de desgaste, negocie um abatimento do aluguel para renovar o espaço.

Piso

Caso o imóvel tenha piso de tacos, veja se o sinteco é novo. Observe ainda possíveis rachaduras no pavimento, desgastes que podem comprometer a aparência geral ou, até mesmo, colocar em risco a segurança (como peças ou tábuas soltas).

Instalações elétricas e hidráulicas

A rede elétrica merece atenção especial na vistoria do imóvel. Procure saber se ela foi modernizada e se tudo está funcionando perfeitamente. Acenda todas as luzes e verifique também a disposição das tomadas.

Não se esqueça de avaliar as instalações hidráulicas. Observe possíveis vazamentos, veja se as torneiras funcionam como deveriam e, ainda, como é a pressão da água dos chuveiros.

Fechaduras e portas

Observe na vistoria do imóvel se todas as portas fecham perfeitamente. Confira ainda se todas as fechaduras têm chaves correspondentes e se elas funcionam como deveriam.

Áreas comuns

A visita ao imóvel compreende ainda a avaliação de seu entorno. Nesse sentido, observe o estado da fachada e das áreas comuns. Confira os aparatos de segurança oferecidos, quantidade de elevadores, funcionamento da portaria e existência ou não de garagem e espaço para lazer, por exemplo.

Fazer uma visita ao imóvel é passo essencial para garantir que o bem a ser alugado é exatamente aquilo que você espera. Atualmente, fazer o agendamento de forma online é a forma mais prática e rápida de visitar imóveis e aumentar as chances de conhecer o espaço perfeito para você.

Entre os benefícios do agendamento online estão marcar o dia e horário com poucos cliques, sem ter que perder minutos valiosos ao telefone e, também, conseguir agendar várias visitas com rapidez e segurança.

Está em busca de um imóvel de alto padrão para alugar e não tem tempo a perder? Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário