Funcionários de condomínios: como fazer um bom processo de seleção

4 minutos para ler

Contratar bons funcionários de condomínios é um dos principais desafios em uma gestão. Afinal, os colaboradores são as peças fundamentais de todas as atividades desse tipo de moradia, garantindo a segurança dos moradores e contribuindo para manter a organização do local.

Tomar uma má decisão nesse quesito pode gerar grandes transtornos. Imagine, por exemplo, um porteiro que não executa suas tarefas com eficiência e, por isso, permite a entrada de uma pessoa mal intencionada no condomínio, ou, ainda, um servente de limpeza que não se compromete em manter as áreas comuns limpas.

Pensando nisso, elaboramos este post com dicas valiosas para que você faça um bom processo de seleção. Desse modo, você promoverá o bem-estar dos condôminos e terá sucesso em sua gestão. Confira!

Defina os detalhes da vaga

O primeiro passo é descrever as atribuições do cargo ao anunciar as vagas para funcionários de condomínios. Defina o salário, a carga horária, os benefícios e as características esperadas, como ser proativo, ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, ter experiência na função, ter frequentado cursos de treinamento, entre outras.

Pense no perfil profissional ideal para ocupar a vaga e deixe claras as exigências no anúncio. No entanto, seja realista e tenha bom senso. Oferecer salários baixos e exigir vasta experiência ou uma escolaridade fora do padrão ou da média para o cargo é um erro bastante comum, mas que você não deve cometer.

Busque indicações de pessoas conhecidas

Além de divulgar a vaga em sites, centros de vagas e agências de empregos, solicite também a indicação de condôminos, amigos e familiares. Dê preferência aos candidatos indicados por pessoas que você conhece. Essa prática diminui as chances de contratar alguém que coloque em risco a segurança do condomínio.

É bastante comum que pessoas sem nenhuma experiência e nem referência deixem currículos nas portarias. Como os funcionários de condomínios têm informações importantes da rotina de todos os moradores, é imprescindível que sejam extremamente confiáveis.

Confira as referências

Jamais deixe de checar se as referências que constam no currículo do entrevistado são seguras e estão corretas. Entre em contato com outros empregadores e pergunte a respeito do perfil técnico e pessoal do candidato. Isto é, procure saber como era a relação com outros funcionários e com os moradores, se houve algum problema durante o tempo em que trabalhou no local, se cumpre horários etc.

Mesmo que seja uma pessoa indicada por um conhecido, é importante saber a opinião de alguém com quem ela já tenha estabelecido uma relação profissional. Isso porque, além de garantir sua confiabilidade, é preciso saber como é o comportamento do indivíduo na área de trabalho.

Conte com uma empresa especializada em gestão

Não há dúvidas de que o síndico é uma figura indispensável em qualquer condomínio. No entanto, um ambiente onde há vários funcionários requer uma atenção especial e conhecimento de assuntos relacionados à área trabalhista, como seleção, contratação, contratos, treinamento, gerenciamento de salários, entre outros.

Nem todos os síndicos dominam esses temas ou, por vezes, não têm tempo suficiente para cuidar desses detalhes com a eficiência necessária. Isto é, a administração de um condomínio por apenas uma pessoa tornou-se impraticável nos dias atuais devido à quantidade de tarefas.

Sendo assim, uma administradora de condomínios oferece assessoria de pessoal, ajudando em contratações seguras, eficientes e de qualidade. Elas realizam a pré-seleção com uma equipe especializada, diminuem o tempo gasto com contratação e ajudam a utilizar melhor os recursos disponíveis.

Enfim, os funcionários de condomínios são peças importantíssimas para o bom funcionamento do ambiente, evitando conflitos e garantindo o sucesso do mandato do síndico. Como a contratação não é uma tarefa fácil e deve ser feita com bastante atenção e cuidado, não deixe de contar com o conhecimento e a capacidade de uma empresa especializada em gestão condominial.

A Conac Imóveis tem toda a experiência necessária para ajudar na administração do seu condomínio. Entre em contato conosco para saber como podemos auxiliá-lo.

Posts relacionados

Deixe um comentário