Qual a melhor posição solar para apartamento? Saiba como escolher!

6 minutos para ler

Se você já olhou vários anúncios de apartamentos para locação, então, deve ter visto um ou outro com “de frente” entre as suas características. Contudo, o que talvez você não saiba é que isso não é só um mero elemento, mas uma característica altamente importante do apartamento: a sua posição solar. Afinal, ela pode ter uma influência muito maior sobre a qualidade do imóvel do que aparenta inicialmente.

Na realidade, ter um bom ângulo pode aumentar o preço do bem em até 10%, dependendo de onde é negociado. A questão para o locatário é saber qual a melhor posição solar para apartamento e como ela influencia a sua qualidade de vida.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, vamos falar um pouco mais sobre a importância da posição solar do apartamento, os seus tipos e qual é a melhor. Continue a leitura!

O que é a posição solar do apartamento e por que ela é importante?

A posição solar de um apartamento nada mais é do que a direção para a qual o imóvel está voltado no prédio. Os imóveis normalmente são classificados como “de frente”, “de fundo” e “lateral”. Também é avaliado se recebem o sol da manhã ou o da tarde.

Naturalmente, isso influencia vários aspectos diferentes do imóvel, especialmente no que diz respeito à qualidade de vida dos moradores. Alguns dos principais impactos estão elencados a seguir.

Índice de luminosidade

Dependendo da posição do apartamento, ele pode receber um índice maior ou menor de luz solar ao longo do dia. Como regra, um apartamento de frente tem uma taxa de iluminação solar maior, pois há menos obstrução no caminho. Já os de fundo apresentam menor incidência solar.

Temperatura ao longo das estações

A incidência de luminosidade também tem um efeito direto na temperatura do apartamento. Durante o inverno, alguns imóveis recebem menos iluminação que outros, então, tendem a ser bem mais frios que um apartamento igual, mas em uma posição solar diferente. Há outros fatores a serem considerados, mas esse é um bom indicativo de como a posição solar do local funciona.

Umidade no ar

Outra consequência indireta dessa posição é a umidade. Apartamentos que recebem menos luminosidade também costumam apresentar mais umidade e condensação, já que não há o mesmo efeito do sol para evaporar a água gradualmente. Isso pode afetar também a sua qualidade de vida, especialmente a saúde.

Quais são os tipos de posições solares do apartamento?

Em tese, cada apartamento tem uma incidência solar única, dependendo do seu posicionamento. Porém, todos eles tendem a ser enquadrados em quatro categorias principais, como você verá nos próximos tópicos.

De frente

Os apartamentos nomeados como “de frente” são os mais valorizados, pois contam com a maior incidência de iluminação quando o sol está no auge, com menos luz durante as manhãs e no fim da tarde. Especialmente durante o inverno, isso ajuda a regular a temperatura em lugares mais frios e reduz a quantidade de umidade no local. Ou seja, dois fatores importantes para a sua saúde.

De fundo

Em contrapartida, os apartamentos de fundo tendem a ser os menos valorizados, pois não costumam receber incidência luminosa ao longo do dia. Durante o inverno, pode ser que nunca haja luz natural direta sobre eles. Já em lugares no extremo Norte do país, que ficam mais próximos da Linha do Equador, isso não costuma ser um problema de igual gravidade.

Lateral

Quando o apartamento fica voltado para as laterais do prédio, a iluminação tende a ser mais difícil, pois os prédios vizinhos entram no caminho. É comum que alguns apartamentos apresentem cômodos voltados para frente ou fundo enquanto outros ficam na lateral.

Sol da manhã

Nesse caso, o apartamento é voltado para a direção a partir da qual o sol nasce. Sendo assim, ele recebe a sua iluminação logo pela manhã. Dependendo do clima e da posição, isso pode ser o suficiente para manter uma temperatura confortável e evitar o excesso de umidade, mas também pode ser um pouco incômodo ter a luminosidade direta logo de manhã.

Sol da tarde

Esses apartamentos recebem a luminosidade no fim do dia, quando o sol está se pondo. Isso significa que boa parte do calor gerado pelo sol tende a persistir pelo início da noite. Como consequência, o apartamento pode ficar mais abafado durante esse período, o que tende a ser bem desconfortável em épocas mais quentes.

Qual a melhor posição solar para apartamento?

A escolha da posição solar do apartamento pode afetar bastante a qualidade do imóvel e o seu aproveitamento, como dito. Porém, não é possível afirmar que existe apenas uma posição solar boa e as demais são ruins. Isso, na verdade, dependerá da localidade e de sua própria preferência.

Veja, a seguir, alguns fatores que você deve levar em conta ao fazer a sua escolha.

Posição em relação a outros prédios

É verdade que, no geral, a frente é que mais recebe luz direta, especialmente durante o inverno. Porém, isso depende também dos demais prédios que estão ao redor.

Não adianta ter um apartamento de frente se há outro edifício próximo bloqueando o sol ao longo do dia, por exemplo. Por isso, é importante conferir a direção do sol e avaliar a luminosidade antes de escolher o imóvel.

Clima local

Como mencionamos, as regras para a “melhor” posição solar para apartamento variam de acordo com a localidade, especialmente em se tratando do clima. No Rio de Janeiro, o clima costuma ser bem quente o ano todo, exceto em alguns períodos do inverno ou quando há chuva prolongada.

Direção da luminosidade

Além da temperatura, é importante considerar a direção da luz durante o dia, especialmente nas horas em que você está dentro de casa. Para quem trabalha fora o dia inteiro, esse não costuma ser um fator tão relevante, mas para quem trabalha de casa, a direção da luminosidade pode afetar a sua visibilidade no computador ou em outra tarefa. O mesmo acontece quando se está usando a televisão na sala e o sol reflete diretamente nela.

Portanto, definir qual a melhor posição solar para apartamento é apenas um passo para encontrar o melhor lugar para alugar. Nesse sentido, contar com uma boa administradora na hora de pesquisar imóveis ajuda bastante a avaliar bem essas características.

Se você está procurando esse tipo de ajuda, entre em contato com a Conac agora mesmo e conheça os nossos serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário