5 dicas para uma gestão de condomínios eficiente

3 minutos para ler

O condomínio é um espaço bem mais complexo do que muitos notam a princípio. Há vários aspectos que precisam de administração e monitoramento constantes, como os reparos de rotina, o controle de gastos, o planejamento tributário, entre outros. Todas essas tarefas de gestão de condomínio afetam seu funcionamento e o dia a dia dos moradores.

Para que os moradores e a equipe do condomínio tenham o mínimo de dor de cabeça, é importante que essa gestão seja o mais eficiente possível. Algo que parece bem difícil, levando em conta a grande quantidade de tarefas envolvidas.

Veja aqui algumas dicas para ter uma gestão de condomínios mais eficiente.

1. Invista em controle de acesso

Uma das ferramentas mais úteis na gestão de qualquer condomínio é o controle de acesso. Ter um sistema capaz não só de definir quem tem acesso a quais áreas, mas também de registrar quando alguém passa, é muito útil, seja no dia a dia ou em situações pontuais, como festas. Um painel de senha numérica nas portas ou um cartão eletrônico de acesso, quando combinados com uma câmera de segurança, dão mais controle sobre todas as áreas.

2. Mantenha o rigor na gestão financeira

Um dos principais erros na gestão de condomínio é não ter bastante rigor na hora de acompanhar a movimentação e o planejamento financeiro. É fundamental que você mantenha todas as despesas, pagamentos e recebimentos do condomínio na ponta do lápis, além de se planejar para gerar algum caixa para emergências e fazer melhorias na infraestrutura em longo prazo.

3. Deixe a manutenção predial em dia

Como ela pode ter um custo bem alto para o condomínio no curto prazo, muitos gestores e síndicos podem adiar demais a manutenção predial, especialmente em áreas que são menos visíveis. Porém, no longo prazo, isso aumenta o risco de acidentes e danos mais graves. Programar essas reformas com antecedência é a melhor maneira de evitar perdas graves ao longo do tempo.

4. Contrate uma boa equipe de limpeza e manutenção

A qualidade das áreas comuns de um prédio é muito importante para garantir o bem-estar dos moradores e deixar o local bem apresentável. E, para isso, é fundamental contar com uma equipe de limpeza e manutenção bem preparada. Reformas na rede elétrica, distribuição de água, segurança e infraestrutura do condomínio devem ser feitas regularmente. A limpeza deve ser ainda mais frequente, dependendo do tamanho do local.

5. Conte com uma assessoria jurídica

O planejamento tributário e a prestação de contas do condomínio também são tarefas fundamentais, mas que exigem um conhecimento bem mais específico. Algo que a maioria dos síndicos não aprende no dia a dia. Por isso, é comum buscar assistência jurídica para lidar com as questões legais do condomínio, como a documentação que precisa ser renovada e os impostos que serão pagos. Além disso, é preciso manter esses prazos devidamente alinhados e cumpridos.

Mesmo mudanças simples podem contribuir bastante para tornar a gestão de condomínios mais eficiente. Porém, para garantir que tudo seja feito da maneira certa, também é ideal contar com ajuda especializada.

Se você procura esse tipo de auxílio, entre em contato com a Conac e veja como podemos melhorar a gestão do seu condomínio.

Posts relacionados

Deixe um comentário