Como preservar seu imóvel? Confira as 5 melhores dicas

4 minutos para ler

Saber como preservar seu imóvel é o segredo para evitar problemas com reparos constantes que tiram o sono do locatário, pesam no orçamento e são muito trabalhosos. Além disso, quanto mais conservado for o local, maior será o interesse de aluguel e a valorização do imóvel no mercado.

O melhor caminho é adotar com frequência alguns cuidados essenciais que reduzem a ação do tempo e tornam o espaço mais agradável de se viver, com foco em proporcionar uma experiência positiva. Em função disso, separamos, no artigo a seguir, as 5 melhores dicas com o que você deve ficar de olho. Boa leitura!

1. Revisão anual do aquecedor

O vazamento de gás é uma das solicitações de reparos mais graves e urgentes. Por este motivo, como forma de evitar situações de risco, a manutenção preventiva se torna uma excelente aliada. Todo esse processo consiste em fazer uma revisão geral em todos os componentes e uma higienização completa.

A parte interna do equipamento deve ser avaliada somente por profissionais devidamente habilitados e bem treinados. O melhor caminho é buscar por empresas que estejam autorizadas pela marca de gás usada no aquecedor do imóvel e agendar a revisão antes de começar o período de inverno.

Isso porque diante das baixas temperaturas, as pessoas fecham portas e janelas com mais frequência e caso exista qualquer irregularidade no aquecedor, os perigos relacionados ao monóxido de carbono podem até mesmo ser fatais.

2. Mantenha a pintura em dia

A beleza visual de um imóvel começa por uma pintura bem realizada e acabamentos escolhidos com capricho. Diante disso, conservar a pintura é fundamental no processo de preservação. Confira os revestimentos internos e não descuide da fachada, que é sempre a primeira impressão e afeta bastante o interesse das pessoas.

Após passar por um processo de manutenção na fachada, por exemplo, o imóvel ganha um novo aspecto e esse toque especial deve ser valorizado com cores que combinem harmoniosamente entre si. Além disso, vale ter cuidado com a textura correta, fazendo, assim, com que a tinta dure por mais tempo.

3. Conserve os pisos

Os pisos também exigem cuidados especiais para não precisarem de reparos frequentes. Verifique o tipo de material específico na ação contra manchas e faça a limpeza adequada conforme as recomendações do fabricante.

Varrer com frequência, quando o imóvel está desocupado, é uma excelente maneira de fazer o controle. Caso tenha alguma parte quebrada, a substituição deve ser realizada rapidamente para evitar a desvalorização ou até um acidente.

4. Faça a vistoria da parte elétrica

A instalação elétrica é um dos aspectos mais importantes de uma residência, e a vistoria precisa ser feita anualmente por prestadores de serviços da área, que possam atestar a segurança. No entanto, caso o morador note algo suspeito, esse procedimento deve acontecer em qualquer época.

Os relatos mais comuns envolvem cheiro de queimado ou lâmpadas que param de funcionar frequentemente. Dessa forma, se problemas na fiação são negligenciados na fase inicial, outras partes do sistema podem ser atingidas e gerar gastos em reparos muito maiores ou provocar acidentes.

5. Limpe os rejuntes

No banheiro e na cozinha, organize também uma limpeza nos rejuntes com a intenção de manter as cores preservadas. É importante fazer esse processo entre três e quatro vezes todos os anos. Vale lembrar que a higienização deve ser realizada apenas com sabão ou detergente apropriado para evitar desgastes com substâncias químicas.

Agora ficou claro quais são as principais dicas sobre como preservar um imóvel. Tenha atenção redobrada aos cuidados para que o ambiente tenha sempre uma sensação aconchegante e seja bem avaliado no momento da locação.

Gostou das informações deste artigo? Então siga nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro de outros conteúdos relacionados.

Posts relacionados

2 thoughts on “Como preservar seu imóvel? Confira as 5 melhores dicas

  1. Venho por meio desta, contestar o tratamento que recebi no Condomínio Dez, pelo síndico Thiago e pela secretaria Halynne
    Como cumpridora das minhas responsabilidades, sempre paguei em dia as minhas contas. Mas esse mês senti falta da conta de luz e mesmo tendo aplicativo e whatsapp da mesma, quando eu acionava a mensagem sempre era “Parabéns você está em dia com sua conta”
    Mesmo sabendo que eu não tinha recebido a conta do mês de junho.
    Fui ao sindico através de mensagem e o mesmo me encaminhou a secretária, sendo as 14:40 para a mesma me explicar, como se fosse um favor.
    Fiz o que foi combinado com o síndico, e a secretária me respondeu que não poderia me atender porque estava no almoço e não era função dela.
    Retornei ao sindico e o síndico foi extremamente grosseiro alegando que eu teria que respeitar o almoço da funcionária, e eu já nervosa por não ter recebido minha conta, falei a ele que sempre respeitava todos os funcionários do prédio e eu que merecia mais respeito ao ser tratada e queria saber onde errei com o tratamento porque já era as 15:53. Falei também que como funcionária pública, levo 15 minutos para almoçar e volto para sala de aula . Como poderia, uma secretária, demorar tanto pra atender uma moradora.
    Exijo uma retratação do síndico porque nunca faltei com respeito com ninguém e porque sou moradora antiga no prédio, e nunca fui tratada dessa forma, mesmo sabendo que o mesmo é professor, mesma profissão que a minha, é dever ser exemplo de atendimento no prédio.
    Desde já agradeço e a espera de uma resposta

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem? Lamentamos o ocorrido e reforçamos por aqui que a situação já foi esclarecida e resolvida através dos canais adequados. Caso precise de ajuda novamente, é só entrar em contato conosco!

Deixe um comentário