Cadastro de prestadores de serviços: como fazer no seu condomínio?

3 minutos para ler

Dentro de um condomínio, é comum que haja uma grande circulação de pessoas, tanto de moradores quanto de funcionários e prestadores de serviço, como zeladores, empregadas domésticas, eletricistas, entre outros. E, em todos os casos, é importante ter um controle de quem entra e sai do local, para evitar que um criminoso se passe por funcionário.

Para evitar essa situação, o mais recomendado é investir em um cadastro de prestadores de serviço, ou seja: um sistema que permite saber exatamente quais pessoas passam pelo edifício e quando. Isso pode prevenir diversos inconvenientes, além de promover maior segurança para todos os moradores e para a equipe.

Apesar disso, há muitos condomínios que não se dedicam a esse registro, preferindo apenas agilizar o processo de entrada. No entanto, é justamente essa atitude que abre brechas na segurança. Sendo assim, o mais importante é saber como implementar essa ferramenta com eficiência.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas para fazer o cadastro de prestadores de serviços no seu condomínio. Confira:

Tenha uma ficha cadastral pronta

Essa será a base de todo o seu registro. Nela, o prestador de serviço pode inserir dados pessoais, como nome, CPF e afins.

Também é possível que o próprio morador forneça essas informações básicas, deixando registrado que espera um visitante. Assim, a equipe da portaria pode agir corretamente diante de cada abordagem.

Estabeleça horários

Outra maneira de facilitar o cadastro de prestadores de serviços é estabelecer um horário e frequência para que cada um acesse o condomínio, os quais podem ser adicionados ao sistema de gestão condominial. Desse modo, mesmo que o funcionário se identifique como alguém conhecido, é possível manter a segurança caso esteja vindo fora de seu espaço de tempo estabelecido. Além disso, é ideal definir um horário no qual nenhum prestador é esperado.

Em qualquer caso, ainda é possível confirmar com o morador se a pessoa tem autorização ou não para estar ali.

Instrua a equipe do condomínio

Muitas vezes, o que compromete a segurança do local é a falta de instrução da equipe de funcionários. Vários criminosos se aproveitam dessa situação e se passam por visitantes ou empregados, para apressar a entrada e evitar qualquer questionamento.

Entretanto, é melhor que todos sejam bem orientados e saibam identificar os prestadores antes de deixá-los subir, mesmo que seja inconveniente. Da mesma forma, caso alguém suspeito chegue ao prédio, eles precisam saber como reagir adequadamente.

Use a tecnologia

Investir em tecnologia de controle de acesso pode contribuir bastante com a segurança. Alguns edifícios utilizam cartões de acesso ou aplicativos de cadastro. Assim, é possível saber quem passou por qual porta e quando, com um registro automático. Há outras opções de restrição e monitoramento, cada um com vantagens específicas para cada tipo de condomínio.

Com essas ações, seu cadastro de prestadores de serviço será mais eficiente e garantirá a segurança. Desde que você tome o cuidado de instruir a equipe, não haverá grande dificuldade em manter esse registro.

Tem mais alguma dúvida sobre como manter a segurança em seu condomínio? Deixe um comentário com sua pergunta que logo responderemos.

Posts relacionados

Deixe um comentário