Se mudou para uma casa? Conheça 8 melhores dicas de segurança

6 minutos para ler

Conhecer as principais dicas de segurança em casa é a melhor maneira de garantir a qualidade de vida da sua família e preservar o seu patrimônio. Assim, se você acabou de se mudar para uma casa, precisa ter atenção especial em relação a alguns pontos que passam desapercebidos para quem morava em apartamento.

O primeiro passo é ter ciência dos riscos envolvidos. Viver fora de espaços compartilhados reduz a vigilância comunitária dos ambientes. Dessa maneira, crie um plano de ação com foco em reforçar a segurança e evitar brechas que possam atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas.

Quer saber mais? Vamos dar as 8 melhores dicas de segurança para que você se sinta mais tranquilo morando em uma casa. Confira!

1. Instale alarmes

Os alarmes são excelentes aliados para tornar sua casa mais segura. Isso porque a central de monitoramento que trabalha com o dispositivo escolhido conta com uma estrutura completa para prestar a assistência necessária. Todo o processo acontece a partir do cadastro da residência no sistema e a instalação de sensores distribuídos em pontos estratégicos.

O monitoramento é feito 24 horas por dia com o objetivo de receber alertas imediatos assim que qualquer movimentação suspeita for detectada. Esses alarmes podem ser de vários tipos, como os magnéticos que costumam ser instalados em portas e janelas ou os aparelhos com sensor de presença.

Vale lembrar que, independentemente da tecnologia implementada nos alarmes, a qualidade do material faz toda a diferença na hora de garantir a segurança da sua casa.

2. Invista em um bom sistema de iluminação

Você já parou para pensar em como a iluminação, especialmente a externa, é importante na hora de reforçar a segurança e proteger sua família? O motivo é que um imóvel com a parte externa completamente escura se torna mais visado por criminosos que buscam chances de render moradores na entrada ou saída.

A melhor solução envolve distribuir pontos estratégicos de luz por alguns locais. Combine lâmpadas diretas e indiretas com arandelas. Um bom exemplo, em uma situação como essa, é apostar em luzes mais quentes na fachada e indiretas nas laterais. Já em outros pontos, como no quintal, a iluminação deve ser direcionada para pontos estratégicos.

3. Coloque câmeras de segurança

As câmeras fazem parte da nossa realidade há muito tempo e a principal razão disso é sua eficiência na busca por segurança. Além de ser intimidadora em relação a possíveis invasores, ela também permite avaliar as imagens e ter uma boa noção de como é a movimentação da rua de madrugada ou em outros horários específicos.

Outra vantagem muito significativa está na conexão das câmeras de segurança com o celular ou outros tipos de acesso remoto, como notebook e tablet. Com isso, fica muito mais simples ter uma visão ampla de lugares pouco acessados da casa e identificar previamente qualquer tipo de falha ou brecha que possa comprometer o patrimônio.

4. Instale um portão eletrônico

Perder tempo com chave é uma atividade que deve ser evitada por quem prioriza a segurança. De fato, o portão eletrônico representa um verdadeiro investimento, já que evita que o morador deixe o veículo exposto ao entrar na casa. Além da comodidade, é claro, a segurança do portão eletrônico é o que fala mais alto.

Normalmente, esse tipo de portão é fabricado em material bem resistente e sem fechadura. Tudo isso reduz consideravelmente as chances de arrombamento ou quebra de cadeado.

Isso sem contar que o portão eletrônico funciona, ainda, como uma forma de valorizar o imóvel em longo prazo, por se tratar de um mecanismo prático.

5. Adote acesso por biometria ou senha

A fechadura digital é uma das principais tendências quando se fala em tecnologia e segurança para residências. Afinal de contas, você precisa se antecipar nas soluções para resguardar o patrimônio antes que qualquer susto aconteça, não é verdade?

O controle de acesso, nesse caso, se torna extremamente restrito a partir dois tipos de fechaduras biométricas: embutir e sobrepor.

Na prática, a função das duas opções é igual. A instalação pode ser feita tanto na esquerda quanto na direta, e alguns modelos disponíveis no mercado permitem acesso, além da biometria, por senha, chave, senha digital e tag.

Além da praticidade e da possibilidade de deixar para trás a preocupação de esquecer a chave, o acesso intransferível oferece a vantagem de impedir cópias ou qualquer tipo de arrombamento com objetos.

6. Tenha seguro residencial

As dicas de segurança em casa vão muito além dos problemas com criminalidade. É preciso considerar outros tipos de imprevistos que o seguro residencial também engloba, como estouro de canos, danos elétricos, impactos de veículos ou aviões e danos causados por ventanias e outros tipos de causas naturais.

O segredo está em escolher um seguro residencial que o permita deitar a cabeça tranquilo no travesseiro, tanto no quesito segurança quanto no conforto da família depois da mudança.

7. Mantenha contato com os vizinhos

Manter uma boa relação com os vizinhos pode ser um verdadeiro divisor de águas para garantir a segurança de sua casa.

Imagine que uma determinada área do bairro fica mais deserta em certos horários e deve ser evitada, mas você não sabe disso justamente por não conversar com os vizinhos. Seria frustrante, concorda?

Dessa maneira, antes mesmo da mudança, interaja com as pessoas e descubra exatamente em quais pontos é preciso reforçar a segurança.

8. Evite erros comuns

Agora vamos falar sobre os erros mais comuns em relação à segurança da casa. Por mais que pareçam inofensivos à primeira vista, um momento de desatenção pode trazer grandes problemas.

Entre os erros mais cometidos está deixar janelas destrancadas no andar superior. Mesmo que a vizinhança seja tranquila, esse tipo de falha costuma chamar a atenção de aproveitadores que podem vigiar os hábitos em ruas residenciais.

Veja, a seguir, outros erros que precisam ser evitados:

  • deixar cópias de documentos no lixo;
  • usar etiqueta de identificação nas chaves;
  • usar câmera de segurança falsa;
  • não cortar grandes galhos que tampem as janelas;
  • deixar o quintal sem iluminação;
  • deixar carros ou outros itens de grande valor à vista.

Pronto! Com essas dicas de segurança em casa, você consegue redobrar os cuidados e proteger sua família.

É claro que cada situação exige medidas específicas. Dessa forma, o diferencial está em investigar quais são os principais pontos que podem colocar o patrimônio em risco e eliminá-los da melhor forma possível.

Gostou das informações do artigo? Então siga a gente no Facebook e fique por dentro de outras novidades exclusivas sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário