Entenda como a compra de um imóvel impacta diretamente a qualidade de vida

7 minutos para ler

Mais do que um investimento para o futuro, a aquisição de uma casa ou de um apartamento interfere diretamente na qualidade de vida dos seus moradores. Só quem já passou pela experiência de sair do aluguel para morar em um lugarzinho só seu sabe o quanto essa mudança é significativa.

Os benefícios da compra de um imóvel vão muito além de questões financeiras, como valorização do metro quadrado e liquidez futura. É claro que esses atributos também são importantes e devem ser avaliados antes da compra. Entretanto, o maior benefício conquistado por quem opta por fazer esse tipo de investimento é a tranquilidade de ter um lar, um lugar para poder realizar todos os seus sonhos.

Quer saber mais sobre como a casa ou o apartamento próprios podem mudar a sua vida? Então, continue a leitura!

Como a compra de um imóvel pode melhorar a qualidade de vida?

Por mais práticos que os imóveis de aluguel possam ser, os moradores de espaços alugados precisam enfrentar uma série de limitações em seu dia a dia que os impedem de desfrutar ao máximo do lugar onde vivem.

Por exemplo, fazer mudanças estruturais, modificar as cores das paredes e o revestimento da cozinha e, até mesmo, planejar armários sob medida são ações que, na maior parte das vezes, precisam ser deixadas de lado pelos moradores, uma vez que eles não são os proprietários do imóvel.

Outra preocupação constante é em relação à renovação do contrato de aluguel. Sempre há a possibilidade de o locador optar por utilizar o imóvel para outro fim e, assim, não renovar o contrato de aluguel. É claro que nestes casos a imobiliária pode intermediar a negociação com o locador para obter um prazo maior de desocupação, favorecendo os inquilinos. Porém, não há como negar que a compra de um imóvel elimina completamente esse tipo de preocupação da vida dos moradores.

Diante disso, tornar-se proprietário de um imóvel é ter a garantia de poder planejar o próprio futuro sem surpresas no meio do caminho. É a liberdade de poder adaptar o imóvel para as necessidades da família, sejam elas quais forem. É a tranquilidade de sentir que, em um mundo tão corrido e agitado como o nosso, existe um lugar que é só seu.

Para poder usufruir de todos os benefícios do imóvel próprio, o comprador precisa se planejar para fazer a compra e, assim, evitar dores de cabeça futuras. O imóvel não precisa apenas caber no bolso, ele também precisa atender às necessidades de seus futuros moradores. Por isso, antes de efetuar a compra, é importante ficar atento a alguns detalhes. Confira quais são!

O que levar em consideração antes de adquirir um imóvel para ter mais qualidade de vida?

Metragem

Em geral, quem opta por comprar um imóvel tem a intenção de viver no local por muitos anos. Dessa forma, é preciso se certificar de que o apartamento ou a casa adquiridos atendam não somente às necessidades atuais dos moradores, mas também as suas necessidades em médio e longo prazo.

Portanto, ao escolher um imóvel para ter mais qualidade de vida, fique atento ao tamanho da área útil. Se você tem filhos pequenos, observe se a casa poderá comportá-los com conforto quando forem adolescentes e demandarem um maior espaço de privacidade.

Agora, se há planos de aumentar a família, não hesite em procurar um imóvel com um ou dois dormitórios a mais para poder acomodar os futuros moradores.

Localização

O trânsito é um dos grandes fatores de estresse da vida contemporânea e, além de causar graves prejuízos à saúde física e emocional, compromete boa parte do tempo que teríamos disponível para fazer coisas de que gostamos.

A forma mais eficiente de evitar longos períodos de deslocamento e, assim, de preservar a qualidade de vida, é escolhendo cuidadosamente a localização do futuro imóvel. A escolha da localização deve ser feita de forma estratégica, levando em consideração o itinerário de todos os membros da família e a infraestrutura urbana, como proximidade de linhas de metrô, trem e ônibus.

Comércio local

Uma boa localização só pode ser encontrada em locais que oferecem uma infraestrutura básica para os moradores da região, como padarias, mercados, bancos e casas lotéricas. Viver em lugares distantes dessa infraestrutura pode comprometer a qualidade de vida dos moradores.

Assim como viver em áreas comerciais pode ser estressante durante a semana, estar completamente afastado do comércio pode afetar a rotina e requerer uma boa dose de planejamento para garantir a compra de itens básicos, como alimentos.

Opções de lazer

Observe as opções de lazer disponíveis no condomínio, como piscina, playground, quadra poliesportiva etc. Para uma família com crianças pequenas, vale a pena dar preferência aos condomínios que oferecem infraestrutura, como piscina infantil, brinquedoteca etc.

Além das opções de lazer oferecidas pelo condomínio, verifique se o imóvel a ser adquirido oferece fácil acesso a teatros, cinemas, praças e praia. Afinal, para uma boa qualidade de vida, não basta ficar dentro de casa, é preciso ter contato com a cidade e com a natureza.

Segurança

Cada vez mais importante nos dias de hoje, a segurança do futuro imóvel é um fator inquestionável para que toda a família possa ter tranquilidade. Para quem vai morar nas regiões centrais, vale a pena optar por imóveis localizados em ruas iluminadas, que permitam que os moradores possam transitar com maior tranquilidade à noite ou pela manhã.

Outro cuidado é dar preferência para imóveis com portaria 24 horas, que garantem o controle do acesso ao edifício mesmo durante a madrugada. Cancelas duplas, cerca elétrica e sistemas de monitoramento também devem ser levados em consideração, uma vez que inibem a prática de crimes e garantem uma maior qualidade de vida para os moradores, que podem dormir mais tranquilos.

Estado de conservação do imóvel

Outro ponto importante a ser analisado antes de efetuar a compra tem relação com o estado de conservação do imóvel. É claro que reformas sempre são possíveis e permitem a personalização do lugar, entretanto, para evitar dores de cabeça futuras, é importante optar por casas e apartamentos que estejam em bom estado de conservação, com instalações elétricas novas e com a manutenção em dia.

Esses são alguns pontos que devem ser observados para garantir que a compra do imóvel trará bem-estar para toda a sua família. Além dessas dicas é importante conversar com todos os futuros moradores do imóvel e tentar entender quais são as suas expectativas em relação à casa nova. Essa conversa pode ajudar a entender o que qualidade de vida significa para cada um, inclusive para os mais pequenos, e descobrir qual modelo de imóvel trará a família para mais perto desse sonho.

Se você gostou deste texto e quer continuar descobrindo como manter a qualidade de vida morando no Rio de Janeiro, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá conteúdos relevantes sobre a cidade diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário