Veja como escolher o melhor imóvel na Zona Sul do Rio!

6 minutos para ler

Morar em um imóvel na Zona Sul do Rio é um sonho para muitas pessoas. A região, considerada uma das mais nobres da cidade, tem bairros que conjugam ampla oferta de serviços com belezas naturais, como praias e parques. O fácil deslocamento, com diversas estações de metrô, e a diversidade de opções de lazer são outras vantagens de investir em uma casa ou em um apartamento na área.

Para acertar na hora de buscar um imóvel em alguns bairros, como Copacabana, Flamengo e Botafogo, é essencial considerar alguns pontos. Entre eles, decidir entre alugar e comprar, verificar as características do bairro e conferir o tamanho da casa ou do apartamento. Veja, neste post, como escolher o melhor imóvel na Zona Sul do Rio!

Decida entre alugar e comprar

O primeiro passo para escolher o melhor imóvel na Zona Sul do Rio é decidir se alugará ou comprará o bem. Essa decisão guiará a sua busca de diversas formas.

Quem opta por comprar um imóvel precisa ter ainda mais atenção na escolha do bem, afinal, investirá um valor muito mais alto e, provavelmente, morará no espaço por um tempo mais longo do que quem aluga. Para decidir entre alugar e comprar, considere determinados pontos, como:

  • valor disponível;
  • necessidades da família;
  • objetivos para o futuro.

Se você decidir por comprar um imóvel, é importante considerar não só as características do bairro e da casa ou apartamento. É fundamental pensar no futuro e considerar as chances de o bem se valorizar com o tempo.

O fato de o imóvel ser situado na Zona Sul já é um diferencial, pois é uma área nobre, com imóveis com bom valor de mercado. Mas vá além: garanta que o bairro escolhido tenha potencial de valorizar ainda mais no futuro.

Escolha bem o bairro

Depois de decidir se alugará ou comprará o imóvel na Zona Sul do Rio, o próximo passo é escolher o bairro em que gostaria de morar. Há várias opções na área, para todos os gostos e bolsos. Quem faz questão de estar perto da praia, por exemplo, pode buscar imóveis em alguns bairros, como Copacabana, Ipanema e Leblon.

Pessoas que querem morar em um local com ampla oferta de serviços, de lazer e que ofereça diversas possibilidades de deslocamento não pode deixar de considerar Botafogo. Já o Flamengo é conhecido por ser um bairro bastante residencial e, ainda assim, oferecer todos os serviços necessários para o dia a dia.

Catete e Glória são bairros que costumam ter imóveis mais em conta do que determinadas áreas, como o Leblon. Além de contarem com casas e apartamentos com bom tamanho, ficam bem próximos ao centro da cidade e contam com conveniências, como estação de metrô.

Para acertar na hora de escolher o bairro em que gostaria de morar na Zona Sul, é preciso saber os fatores que você considera indispensáveis. Quem busca estar próximo de boas escolas, por exemplo, pode preferir começar a busca por alguns bairros, como Botafogo, Leblon e Gávea.

Liste suas necessidades e, a partir daí, foque sua busca em bairros que atendem ao que você precisa.

Observe o tamanho do imóvel

Depois de considerar determinados fatores, como conveniência, localização e proximidade de escolas e serviços, é hora de partir para a avaliação dos imóveis em si. É importante que o bem tenha o tamanho adequado para as necessidades da sua família.

Quem busca um apartamento grande, com muitos cômodos, certamente, encontrará opções interessantes em alguns bairros, como Flamengo e Ipanema, com muitos imóveis antigos e com boas peças. Já famílias que passam pouco tempo em casa e, por isso, buscam espaços mais compactos podem encontrar o apartamento que procuram em determinados bairros, como Botafogo e Copacabana.

A Zona Sul do Rio tem imóveis das mais diversas metragens e com características diferentes. No Jardim Botânico, por exemplo, é possível encontrar apartamentos com varandas para o verde. Já no Catete, apartamentos menores, no estilo quitinete, são bastante comuns.

Analise o estado geral da casa ou do apartamento

Além do tamanho do imóvel, é essencial analisar o seu estado geral para acertar na escolha da sua casa ou do apartamento na Zona Sul. Garanta que os cômodos estão em bom estado e não há problemas estruturais, como infiltrações e questões elétricas.

Outros pontos que você deve avaliar são a incidência de luz solar no imóvel, os possíveis barulhos e a vizinhança. Tenha atenção mesmo aos detalhes durante sua visita, como pressão da água, funcionamento das tomadas e estado geral de paredes e pisos. Ser cuidadoso antes de comprar ou alugar pode evitar muita dor de cabeça no futuro, principalmente para quem não tem muita experiência na busca de imóveis.

Considere a infraestrutura do condomínio

Por fim, não deixe de considerar a infraestrutura do condomínio ao escolher seu imóvel na Zona Sul do Rio. Por ser uma região nobre da cidade, a área conta com condomínios adequados para todas as necessidades, desde os mais completos, com área de lazer, academia e piscina, aos mais simples, sem portaria 24 horas e elevador (o que pode reduzir consideravelmente o valor da taxa de condomínio).

Analise o que é importante para a sua família e, assim, restrinja sua busca a imóveis que atendem ao que vocês procuram. A garagem é outro ponto a ser considerado na sua lista. Muitos imóveis na Zona Sul contam com esse recurso, por isso, não deixe de buscar um que atenda a esse quesito caso a família tenha um carro em casa.

Além de seguir nossas dicas, para garantir que você escolherá o imóvel na Zona Sul do Rio mais adequado às suas necessidades, não deixe de contar com o apoio de uma imobiliária. Ao buscar auxílio especializado, você otimiza tempo e garante que todos os imóveis que visitará são realmente adequados às suas necessidades e possibilidades financeiras.

A imobiliária também evita que você caia em pegadinhas e tenha dores de cabeça no futuro com um imóvel com diversos problemas. Ter apoio de uma empresa com experiência na região faz toda a diferença na sua busca.

Está em busca de um imóvel na Zona Sul do Rio? Entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer opções alinhadas ao seu perfil!

Posts relacionados

Deixe um comentário