Descubra como funciona o processo para comprar imóvel com FGTS

6 minutos para ler

Conseguir uma casa própria é um grande desafio para muitas pessoas. Qualquer compra exige um financiamento de vários anos, além de um valor de entrada razoável. Felizmente, já existem diversos caminhos para alcançar esse objetivo. Um deles, sobre o qual vamos falar hoje, é comprar imóvel com FGTS.

Sim, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço costuma ser usado para adquirir sua casa própria, desde que você conheça os procedimentos e atenda a alguns requisitos. E, para ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre o processo para comprar imóvel com FGTS e sobre como você pode colocá-lo em prática. Acompanhe!

Quais são as regras e os pré-requisitos?

Como já mencionamos, existem algumas coisas que você deve fazer para se preparar antes de poder usar seu FGTS nessa compra. Veja aqui os principais pontos.

Você não pode ser dono de outro imóvel

Se você já for proprietário de algum imóvel, então, não pode usar o FGTS para auxiliar nessa compra. Esse fundo não é destinado para quem deseja investir no mercado imobiliário, mas, sim, para aqueles que estão em busca de um lugar mais permanente para morar. Permitir que qualquer pessoa use esse dinheiro iria contra essa premissa.

O imóvel não pode ter finalidade comercial

Como mencionamos acima, o imóvel deve ser uma residência, a qual será utilizada pelo próprio comprador. Você não pode usar o seu FGTS para comprar um galpão no qual pretende abrir uma loja ou um prédio no qual quer abrir um escritório, por exemplo.

Você não pode comprar um terreno sem imóvel

Nesse ponto, as regras ficam um pouco complicadas. Mas, de forma simples, você não pode usar o dinheiro do FGTS para adquirir o terreno, apenas na compra de um imóvel já construído ou para pagar pelo processo de construção. Sendo assim, você deve comprar o terreno primeiro e, depois, usar o FGTS para financiar a construção.

Você não pode comprar imóveis para terceiros

Outra restrição está relacionada à necessidade de que a pessoa que dá entrada no pedido e faz a compra do imóvel também seja o usufruto do contrato, ou seja, o novo proprietário e morador do local. Sendo assim, você não pode usar seu próprio Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para ajudar na compra de um imóvel que ficará em propriedade de outra pessoa.

O imóvel deve passar por uma vistoria

Para assegurar que o dinheiro será bem usado e que as restrições também serão atendidas, o imóvel deve passar por um processo de vistoria. Isso garante a qualidade da residência para que esteja em boas condições de habitação, além de atender aos outros requisitos que já mencionamos acima.

Quais são as possibilidades de retirada do FGTS?

Naturalmente, existem algumas regras que restringem quando é possível comprar imóvel com FGTS. Veja, aqui, as principais situações em que essa retirada é viável.

Compra de imóvel

Se você encontrou um imóvel à venda, já concluído e com finalidade residencial, então, pode usar o FGTS para financiá-lo. Nem sempre é possível utilizar o valor completo, mas qualquer dinheiro extra já diminui o prazo do financiamento, o que economiza seu tempo e juros e salários ao longo dos anos.

Construção do imóvel

Se, por outro lado, você já tem um terreno disponível e deseja construir seu imóvel nele, pode utilizar o FGTS para financiar a construção. Isso inclui desde a compra do material até todos os serviços de empreiteiras a serem utilizados. Mais uma vez, a possibilidade de fazer uma retirada completa não é garantida.

Pagamento das parcelas de imóvel já em aquisição

Algumas pessoas que já fizeram o financiamento de um imóvel podem passar por dificuldades financeiras e desejar adiantar algumas parcelas. Nesse ponto, é possível fazer a retirada do FGTS para pagar algumas parcelas, podendo, até mesmo, quitar toda a dívida restante.

Amortização de dívida na compra de imóvel

Em outras situações, pode ser que o comprador já esteja atrasado no pagamento de parcelas, e isso tenha comprometido a aquisição do imóvel. Diante disso, você pode sacar o seu fundo de garantia para quitar as parcelas atrasadas e estabilizar-se, voltando a pagar o restante normalmente nos meses seguintes.

Quais as vantagens de comprar imóvel com FGTS?

Naturalmente, fazer o uso do FGTS também dá diversas outras vantagens na hora de comprar a sua casa própria. Veja aqui algumas das principais.

Redução de juros

Como esse fundo dá bastante dinheiro para a entrada ou para quitar parcelas com antecedência, a instituição responsável pelo financiamento corre menor risco de perda ao longo do tempo. Sendo assim, é possível negociar taxas de juros menores para a sua compra.

Possibilidade de dar entrada no valor

Como já mencionamos, uma das principais dificuldades para quem deseja financiar um imóvel é justamente o ponto de partida. Dar um valor de entrada razoável pode ser difícil, mesmo para quem tem condições de arcar com as parcelas. Felizmente, ao usar o FGTS, você pode lidar rapidamente com essa parte e poupar sua energia.

Aceleração da amortização da dívida

Se você passar por qualquer dificuldade durante o pagamento das parcelas ou quiser se livrar da sua dívida um pouco mais rápido, basta solicitar a retirada desse dinheiro. Isso poupará bastante tempo e minimizará o impacto de longo prazo dessa compra.

Como dar entrada no seu pedido?

Com todos os pontos acima em mente, resta saber como comprar imóvel com FGTS. Felizmente, o processo é bem simples.

Escolha um imóvel

Tudo começa com a sua decisão de compra. Pesquise diferentes propriedades e veja qual delas você deseja comprar. Compare o valor com o que está acumulado em seu fundo de garantia e você pode prosseguir.

Separe os documentos relevantes

Em seguida, você deve reunir a documentação necessária. Os itens principais são:

  • identidade;
  • extrato do FGTS;
  • declaração completa de IR;
  • certidão de casamento/união estável (se houver).

Apresente os documentos à Caixa Econômica Federal

Com tudo em mãos, vá até a Caixa Econômica Federal e dê entrada no seu pedido. Porém, pode ser necessário esperar um pouco pela resposta, além de fazer outras visitas para fins de vistoria.

Com toda essa informação, você já está preparado para comprar imóvel com FGTS. Com isso, você pode, finalmente, conquistar sua casa própria sem muitas dificuldades.

E se quiser mais algumas dicas para acelerar o processo, veja nosso artigo sobre escritura de imóvel e entenda mais sobre esse assunto também.

Posts relacionados

Deixe um comentário