5 cuidados ao comprar um imóvel que você não pode ignorar

4 minutos para ler

Comprar a casa própria é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, são necessários cuidados ao comprar um imóvel para que esse sonho não se torne um pesadelo. Sim, porque tudo deve ser analisado na sua escolha — desde o valor, que deve caber em seu bolso, passando pelo tamanho e pela documentação, até a localização.

Para quem não conta com muitos recursos, uma boa opção é comprar o imóvel na planta. Essa alternativa de comprar o imóvel em construção facilita a aquisição, que é feita por meio de uma entrada mais acessível e de parcelas suaves — mas vale lembrar que também requer cuidados.

O que você deve ter em mente é que fechar um bom negócio vai muito além de encontrar um preço atrativo, mas envolve outros fatores que são tão importantes quanto o valor, como localização, tamanho, vizinhança, entre outros.

Continue a leitura e conheça alguns cuidados importantes que devemos tomar ao fazer a escolha da casa própria! Acompanhe!

1. Defina que tipo de imóvel procurar

Em primeiro lugar, para encontrar o imóvel ideal, você deve responder a algumas questões fundamentais que dizem respeito às suas reais necessidades. A tranquilidade de morar em um local que lhe proporcione sossego e segurança não tem preço.

Você deve avaliar se o que deseja adquirir é um imóvel na planta ou usado, se prefere casa ou apartamento, se gostaria de uma boa área de lazer, se precisa ter dois, três ou quatro quartos — enfim, aspectos importantes que não podem ser esquecidos.

Comprar um imóvel requer paciência e ponderação, para que não ocorram arrependimentos posteriores. Tudo deve ser pesquisado antes da compra, desde a localização até o valor do condomínio.

2. Verifique a localização do imóvel

Ao decidir comprar um imóvel, pensar na sua localização é um fator determinante para uma boa escolha. Hoje, com trânsitos caóticos, optar por imóveis localizados perto do trabalho e da escola das crianças é um fator de tranquilidade. Ou seja, a infraestrutura e a mobilidade urbana são essenciais.

Observar se o local é barulhento, se é seguro, se tem opções de transporte, se a vizinhança é tranquila e se conta com um comércio vasto em que suas necessidades serão satisfeitas são aspectos relevantes que precisam ser pesados na sua escolha.

3. Faça uma análise prévia sobre suas condições financeiras

Um erro comum na hora de comprar um imóvel é agir por impulso e entrar em um financiamento incompatível com sua renda. Por isso, é fundamental que, antes de se comprometer com um financiamento, você avalie seus recursos.

Tendo em vista que uma aquisição desse gênero leva muito tempo para ser quitada, você deve pesar muito suas condições financeiras e do que deverá abrir mão para conquistá-la. Especialistas desse segmento aconselham a comprometer apenas 30% de sua renda familiar.

4. Analise as condições estruturais e de conservação

Um dos cuidados ao comprar um imóvel usado está relacionado aos possíveis problemas estruturais da construção, já que é comum que se tornem imperceptíveis com maquiagens e outras medidas para que um provável comprador não os perceba.

Sendo assim, é necessário, antes de fechar o negócio, levar um profissional capacitado para que o imóvel seja avaliado. Pode ser um arquiteto ou um mestre de obras, pois estão acostumados e podem fazer um diagnóstico mais preciso sobre o local.

Esse olhar profissional vai conferir a existência de vazamentos, o estado das instalações elétrica e hidráulica, se há infiltrações e como está a conservação do teto e do telhado, bem como se existem rachaduras nas paredes e pisos.

5. Observe a documentação

Comprar um imóvel requer uma série de cuidados com a documentação. Por isso, é necessário certificar-se de que tudo está em conformidade para evitar problemas futuros. Você deve verificar a documentação do imóvel, a documentação do vendedor, incluindo a negativa, e a sua documentação.

Agora que você conhece os principais cuidados ao comprar um imóvel, já pode realizar seu sonho com tranquilidade, não é mesmo? Porém, não se esqueça de buscar uma administradora de imóveis de confiança para auxiliá-lo nesse processo.

Gostou deste post? Entre agora mesmo em contato conosco e conheça nosso trabalho de perto!

Posts relacionados

Deixe um comentário