Alugar ou comprar imóvel: o que levar em conta para uma boa escolha

4 minutos para ler

Não há nada melhor que encontrar o lugar perfeito para chamar de lar, não é mesmo? Porém, na hora de procurar esse espaço, surge a dúvida se o ideal é alugar ou comprar imóvel. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre morar de aluguel significa perder dinheiro.

Se você também busca uma resposta para essa questão, saiba que este artigo ajudará a descobrir qual é a melhor opção para o seu perfil. A seguir, apresentamos os pontos mais importantes que devem ser observados. Confira!

Entenda o momento no qual está

O primeiro passo para conseguir escolher entre alugar ou comprar imóvel é compreender o momento no qual a família está. Para isso, é necessário fazer determinados questionamentos:

  • como está o mercado imobiliário atualmente?
  • essa é a hora certa para tomar uma decisão tão importante?
  • qual valor tenho disponível para o pagamento do aluguel ou parcela de financiamento?
  • em qual região pretendo morar?
  • o que será melhor para a família a longo prazo?

É fundamental refletir sobre as questões acima. Isso evitará tomar uma atitude de forma precipitada. Além disso, é preciso lembrar que uma decisão baseada em razões sólidas faz com que a escolha tenha muito mais chances de ser a correta para todos.

Saiba o quanto está disposto a investir

Também é preciso levar em consideração o quanto você está disposto e preparado para gastar. Então, analise sua real condição financeira fazendo uma planilha com a sua renda e despesas atuais. Em cima dos resultados obtidos, faça simulações de locações e compras.

Não esqueça de incluir gastos com possíveis manutenções e reformas. Por exemplo: se prefere um condomínio, acrescente o valor das taxas condominiais; em caso de compra, ainda há despesas com documentação.

Faça as contas

Há um cálculo bastante simples para analisar qual é mais vantajoso, alugar ou comprar imóvel. Em geral, as parcelas de financiamento costumam ser maiores que o aluguel mensal. Tenha em mãos esses dois valores. Em seguida, faça o seguinte cálculo:

  • divida o valor do aluguel pelo valor total do imóvel. O resultado dessa divisão é chamado de taxa de retorno;
  • compare a taxa de retorno com o retorno mensal de aplicações da renda fixa;
  • caso a taxa de retorno seja menor que a da renda fixa, é melhor morar de aluguel e aplicar o dinheiro referente à diferença entre a parcela do financiamento e da locação;
  • se for menor, o ideal é comprar um imóvel.

Esse cálculo ajuda a descobrir qual é a melhor opção financeiramente falando. No entanto, não é apenas isso que importa, concorda?

Analise as vantagens e desvantagens de cada opção

Conforme mencionamos, é preciso observar outros pontos, além da questão financeira. Nesse sentido, analise as principais vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

A locação é uma boa opção para quem, no momento, não consegue adquirir uma casa ou apartamento que atenda a todas as necessidades e desejos da família. Também não é preciso se preocupar com manutenções e reformas ao longo dos anos.

Em contrapartida, é um investimento sem retorno, e há total dependência do proprietário para fazer qualquer tipo de obra ou modificação na residência para que ela fique do jeito que você deseja para o conforto da família.

Comprar um imóvel garante a estabilidade da família. Nenhum dinheiro injetado na construção será perdido, pois valorizará o bem. Também se pode deixá-lo como sonha e, assim, aumentar a sua qualidade de vida.

Enfim, pense bastante a respeito do que foi apresentado neste artigo. Dessa forma, conseguirá descobrir se é melhor alugar ou comprar imóvel. O ideal é contar com a ajuda de profissionais capacitados porque eles têm experiência e conhecimento necessário para auxiliar nessa decisão tão importante de uma família.

Então, entre em contato conosco e saiba o que os nossos profissionais podem fazer por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário