Aluguel sem fiador: entenda como funciona e quais as opções possíveis

9 minutos para ler

Para pessoas que ainda não estão prontas para fazer a compra de um imóvel, a melhor opção é encontrar um local para alugar. Não faltam casas e apartamentos disponíveis hoje em dia, bastando saber onde procurar. Porém, há muitas exigências envolvidas nesse processo, especialmente para quem deseja fazer um aluguel sem fiador.

É verdade que isso pode facilitar bastante o processo de aluguel, mas é perfeitamente possível alugar um imóvel mesmo quando você não tem um fiador à sua disposição. Se você conhecer bem as opções disponíveis e entender seus prós e contras, certamente encontrará uma forma de alugar sua nova casa sem dificuldade.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o papel dessa pessoa e mostrar as vantagens e desvantagens das principais opções de aluguel sem fiador. Acompanhe!

Por que as imobiliárias pedem um fiador?

A forma mais simples de definir o fiador é como alguém que assume responsabilidade pelo locatário primário do imóvel. Em geral, essa pessoa é um parente, amigo próximo que tem renda mais elevada ou um imóvel já adquirido. Quando o inquilino deixa de realizar os pagamentos, o fiador assume responsabilidade pela dívida, podendo até oferecer o seu imóvel para a imobiliária.

Claro que isso só ocorre em casos extremos e a ideia é que o fiador nunca precise ser acionado. Porém, a simples existência dessa figura já diminui consideravelmente o risco de prejuízo para a imobiliária e para o proprietário, o que te permite conseguir menos taxas. Quando isso não é possível, a imobiliária exige outra forma de reduzir esse risco. Aí que entram as alternativas das quais vamos falar.

Por que fazer um aluguel sem fiador?

É verdade que, apesar de ser uma exigência comum, o fiador não é uma obrigatoriedade em qualquer contrato de aluguel. Na verdade, você também tem algumas vantagens quando faz esse contrato sem um fiador. Veja aqui alguns exemplos.

Menos burocracia

Em geral, para poder registrar seu fiador como parte do contrato, você precisa solicitar uma série de documentos dele, sem falar em todas as assinaturas e autenticação que terá que procurar daqui a algum tempo. Isso tudo pode atrasar bastante o processo de locação e te dar bastante dor de cabeça.

Já as pessoas que preferem fazer esse aluguel sem a ajuda de um fiador, mesmo que tenham que pagar um valor a mais por outra garantia, ainda podem fazer isso tudo por conta própria. Isso te permite obter o imóvel de forma bem mais rápida.

Evitar problemas com familiares

Contar com familiares como seus fiadores é algo comum para muitas pessoas, especialmente se estas pessoas já têm um imóvel e uma vida financeira melhor estabelecida. Porém, isso também significa que estas pessoas terão que gastar o próprio tempo e assumir um risco.

Se, por um lado, é sempre bom ter o apoio familiar, isso pode levar a alguns problemas de convivência caso não seja bem planejado. Para quem prefere evitar esse tipo de estresse, vale a pena buscar alternativas.

Processamento mais rápido da documentação

Por fim, mas não menos importante, as imobiliárias tendem a atender mais rapidamente as pessoas que solicitam um aluguel com outro tipo de garantia que não seja o fiador. Um dos motivos para isso é que, além de fazer a sua análise de crédito, também é necessário fazer uma análise do próprio fiador, o que exige mais tempo e investimento. Se eles puderem se poupar dessa tarefa, também podem processar seu pedido mais rápido e entregar as chaves mais cedo.

Não é melhor ter um fiador?

Muitas pessoas nem consideram fazer um aluguel sem fiador, caso tenham essa opção. Porém, dependendo do contexto, esse não é sempre o melhor caminho. Entenda melhor o motivo aqui.

Mais documentos exigidos

Como já mencionamos, você terá que reunir bem mais informações para poder fazer um aluguel com a ajuda do fiador. Para isso, pode ser necessário emitir novas cópias de documentos antigos, o que aumenta seu custo. Optar por outras alternativas pode ser bem menos burocrático e dar bem menos dor de cabeça.

Outros benefícios para outros tipos de garantia

Apesar de o fiador ser considerado a melhor alternativa de garantia para aluguel, ele pode não ser a opção ideal para todo mundo. Há muitas alternativas que se encaixam melhor no contexto de diferentes pessoas, o que também deve ser levado em conta na hora de fazer sua escolha. Se você pesquisar com um pouco de atenção, pode até encontrar opções financeiramente mais interessantes.

Quais são as opções para quem vai fazer o aluguel sem fiador?

Como já mencionamos, não é sempre necessário ter alguém do seu lado para fechar um contrato de aluguel. Há outras alternativas que satisfazem às necessidades da imobiliária, cada uma com suas vantagens e desvantagens para você.

Veja a seguir as principais opções e como elas funcionam.

Seguro fiança

Esse é um dos modelos mais comuns para pessoas que não têm acesso a um fiador. No lugar dele, o inquilino utiliza um serviço de seguro fiança, no qual a empresa seguradora se responsabiliza por pagar os aluguéis em caso de inadimplência. Na prática, tudo funciona praticamente como qualquer outro serviço de seguro.

A vantagem aqui, naturalmente, é ter uma opção de garantia mesmo sem o apoio de outra pessoa, o que costuma ser o suficiente na maioria dos casos. Isso inclui também outras despesas, como o IPTU, condomínios e multas.

Porém, para cobrir esses custos, é necessário pagar um valor extra, proporcional ao aluguel. Em geral, essa cobrança fica entre um aluguel extra e um aluguel e meio, o qual é parcelado ao longo do ano.

Depósito caução

Outra forma de conseguir um aluguel sem fiador é optar pelo depósito caução, que serve como um depósito de garantia para a imobiliária. Nesse valor está incluso, geralmente, 3 vezes o custo de locação (aluguel, condomínio etc.), que deve ser depositado quando ele dá entrada na locação do imóvel.

A principal vantagem do depósito caução é que esse dinheiro pode ser usado no futuro para cobrir alugueis atrasados ou os custos de reforma necessários quando o inquilino deixa o imóvel. Em qualquer outra circunstância, esse dinheiro não é utilizado.

No geral, a maior dificuldade com essa modalidade é o preço, que costuma ser bem elevado para quem não está devidamente preparado. Além disso, caso o depósito caução não seja suficiente para arcar com os custos, então o inquilino deve entrar e completar esse valor.

Título de capitalização

Essa opção funciona de maneira relativamente semelhante ao depósito caução, mas, em vez de um valor X oferecido diretamente no início, é feita a aquisição de um título de capitalização junto a uma seguradora ou instituição financeira. Esse título servirá como um fundo de reserva e será amortizado quando o contrato for encerrado.

Os valores são atualizados com base no valor do aluguel, exigindo algumas alterações ao longo do tempo. Se você chegar até o fim do contrato se nenhum atraso ou prejuízo, o valor desse título retorna para sua conta.

Fundos de Investimento

Essencialmente, essa é uma forma mais “avançada” da aquisição de títulos de capitalização. O princípio básico é o mesmo, em que o valor a ser investido é definido em um acordo entre o inquilino e o locador e não deve ser alterado. Da mesma forma, esse dinheiro só é retirado em caso de necessidade ou no fim do contrato.

Um dos diferenciais dessa modalidade para o aluguel sem fiador é que, se você entender do mundo dos investimentos, pode conseguir acumular mais patrimônio desse fundo do que você inicialmente tinha. Essencialmente, isso faz com que todo o processo fique um pouco mais barato. Sem falar na possibilidade de resgatar o valor.

Por outro lado, todo investimento envolve riscos de perda. Ou, no caso daqueles com menor risco, pouca rentabilidade. Se você não contar com uma boa gestora financeira ou não entender como esse sistema funciona, o risco pode ser bem elevado.

CredPago

O CredPago é um serviço de crédito que ajuda algumas pessoas que precisam de um imóvel rápido. De forma simples, ele garante que o locatário pode receber até 16 vezes o valor do aluguel em caso de inadimplência. O inquilino então assume essa dívida em um parcelamento.

A vantagem, como já mencionamos, é que o processo é rápido e descomplicado. Você tem como conseguir a liberação do seu aluguel com uma rápida análise de crédito, o que é bom para quem precisa muito encontrar um lugar.

Porém, como você já deve imaginar, isso também apresenta vários riscos. Deixar que a inadimplência chegue até os 16 aluguéis é um grande erro. É importante estar sempre atento para evitar cair em problemas pela gestão incorreta de suas finanças.

Agora que você conhece algumas opções para quem vai fazer um aluguel sem fiador, pode decidir qual delas melhor se encaixa em suas necessidades e tomar a melhor decisão. Lembre-se de comparar cada uma com cuidado e tenha certeza de que conseguirá arcar com os custos e riscos.

Gostou desse texto e quer continuar acompanhando mais novidades sobre o aluguel de imóveis? Então, curta a página da ConaC no Facebook e receba todos os nossos melhores conteúdos em primeira mão.

Posts relacionados

Deixe um comentário