Obras em condomínios: entenda como fazer um gerenciamento eficiente

3 minutos para ler

O trabalho de manutenção e reforma de imóveis é fundamental para a qualidade de vida dos moradores — especialmente em um condomínio, onde há muitas áreas de uso comum. Quando chega o momento de fazer obras em condomínios, o síndico precisa atentar a vários detalhes para garantir que tudo terá o máximo de qualidade.

Porém, muitos síndicos costumam encontrar dificuldades na hora de gerenciar essas obras, tanto pela quantidade de responsabilidades quanto pela forma como elas interferem no dia a dia dos moradores. Por isso, é importante se informar bastante sobre o assunto e buscar ajuda quando necessário.

Caso você precise realizar ou planejar uma obra ou reforma no seu condomínio, tente seguir as dicas abaixo para se orientar.

Estude as normas para reformas e obras em condomínios

Como você já deve imaginar, existem algumas leis que regulam o trabalho realizado nessas obras, já que elas afetam diversas pessoas ao mesmo tempo. Sendo assim, sua responsabilidade como síndico é entender quais são essas regras e o que precisa ser feito para respeitá-las.

Exemplo disso é que, quando se trata de uma obra em área comum ou que expanda parte do condomínio, é necessário ter a aprovação de pelo menos dois terços dos moradores em uma assembleia. Ao mesmo tempo, o resultado das reformas não pode prejudicar o uso do espaço por nenhum dos condôminos.

Defina o tipo de obra que será feito

No geral, existem três tipos de obras que você pode realizar:

  • obras necessárias: aquelas que têm de ser realizadas para manter a qualidade de vida dos moradores, como manutenção do encanamento e da rede elétrica;
  • obras úteis: feitas para aumentar a qualidade de vida dos moradores, como a instalação de câmeras de segurança ou ampliação da garagem;
  • obras voluptuárias: têm finalidade puramente estética, como adicionar plantas ou pinturas em um jardim.

Saber em qual dessas categorias sua obra se encaixa também é necessário para cumprir certas normas. Algumas delas, por exemplo, exigem um quórum menor de aprovação nas assembleias para serem validadas.

Faça um planejamento

Não há como fazer obras em condomínios sem um bom planejamento. Por mais que seja uma mudança relativamente simples na estrutura do local, ela ainda afeta o dia a dia dos moradores. Ter um plano bem elaborado pode reduzir esse impacto negativo e ajudar a finalizar o trabalho mais rapidamente.

Inspecione as atividades da obra regularmente

Por fim, mas não menos importante: fique atento a todas as atividades realizadas na obra e visite o local de tempos em tempos. Por mais que você ofereça boas orientações, sempre existe a possibilidade de alguém cometer erros. Essas visitas ajudam a retificar qualquer instrução e alterar os planos com base em pequenos imprevistos.

Seguindo nossas dicas, você estará mais preparado para lidar com as obras em condomínios. Se encontrar muitas dificuldades, o ideal é buscar ajuda especializada com uma administradora. Lembre-se de que o auxílio profissional sempre facilita tais tarefas.

Quer continuar aprendendo como melhorar a gestão do seu condomínio? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram para ficar sempre por dentro de nossos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário