Dia do Síndico: por que é tão importante celebrar essa data?

3 minutos para ler

Dia 30 de novembro é comemorado o Dia do Síndico. Pode parecer uma data estranha de se celebrar para muitas pessoas, mas é sempre bom lembrar o quanto o trabalho dele é importante, seja ele um morador do prédio, seja um profissional contratado.

Considerando o papel que ele tem dentro de um condomínio, é interessante reconhecer essa data e comemorá-la. Acima de tudo, vale tentar contribuir um pouco mais com a gestão do local e facilitar o dia a dia do síndico.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância de sua atuação e como é possível amparar o trabalho dele.

A importância do trabalho do síndico

Mesmo que os moradores não vejam, é o síndico quem lida com a maior parte das tarefas de gestão de condomínio. Veja, aqui, algumas das tarefas que ele cumpre e como elas favorecem o bem-estar dos moradores.

Aplicação das normas

Todo condomínio tem suas normas. Algumas são estabelecidas pela lei e devem ser seguidas em todos eles, enquanto outras são definidas em acordo interno. Em ambos os casos, o síndico é responsável por garantir que sejam cumpridas.

Cobrança do condomínio

Naturalmente, também é seu trabalho fazer a cobrança de condomínio atrasado e garantir que o orçamento esteja em dia.

Propor melhorias

Com o orçamento, é necessário não só cobrir os custos de manutenção, mas também, propor melhorias, como reformas e pintura.

Ouvir e corrigir problemas

Um bom síndico está sempre atento aos moradores e às suas reclamações. É a partir delas que são encontrados problemas para serem corrigidos.

Prestação de contas

Todo condomínio exige que seja feita uma boa contabilidade para prestar contas. Sendo assim, o síndico também precisa acompanhar essas exigências e atendê-las.

Melhores formas de otimizar o trabalho do síndico

O Dia do Síndico é um bom momento para reconhecer esse trabalho, mas também, para facilitá-lo um pouco. Veja, aqui, algumas atitudes que podem ajudar!

Delegar tarefas

Uma pessoa sozinha tem bastante dificuldade para dar conta de toda a burocracia de um condomínio. Por isso que é uma boa ideia delegar algumas tarefas menores para assistentes, ou mesmo, para outros moradores, distribuindo um pouco mais seu trabalho.

Horário de trabalho definido

Muitos síndicos têm o problema de estar sempre disponíveis. Pode até ser benéfico para algumas pessoas por um tempo, mas isso logo leva à exaustão. Sendo assim, o mais recomendado é estabelecer um horário em que ele estará disponível, sem obrigação de responder a nada fora dele.

Contratação de uma administradora

No fim das contas, a melhor forma de reconhecer o Dia do Síndico é garantir que ele terá ajuda profissional na gestão de condomínio. Para isso, é necessário contratar uma administradora que possa auxiliar em suas tarefas e tenha todas as ferramentas, softwares e aplicativos necessários para otimizar sua atuação.

O Dia do Síndico é algo para ser comemorado, principalmente, em reconhecimento àqueles que fazem quase todo o trabalho administrativo dentro dos condomínios. Sem eles, não seria possível manter a melhor qualidade de vida no dia a dia.

Se você quer continuar se informando, curta nossa página no Facebook agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário