Como fazer a cobrança de condomínio atrasado? Não perca 6 dicas!

6 minutos para ler

A gestão de um condomínio não é tarefa muito simples. O síndico tem várias responsabilidades que precisam ser cumpridas todos os dias, desde a organização da equipe até a prestação de contas. Uma delas é a cobrança de condomínio atrasado, algo que a maioria prefere não ter que fazer. Mas essa também não é uma tarefa que pode ser negligenciada.

O processo em si pode parecer simples, mas envolve um pouco mais de complicações. Felizmente, existem alguns passos que podem ser dados para minimizar o atrito e prevenir algumas dificuldades judiciais.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância de cobrar os atrasos no condomínio e como é possível fazer isso de forma mais eficiente. Acompanhe.

A importância de fazer a cobrança de condomínio atrasado

Para poder se manter em boas condições, um condomínio precisa de um orçamento mensal bem equilibrado. Ele será usado para atividades de rotina, como limpeza das áreas comuns, retirada de lixo, reformas, manutenção, fornecimento de água e luz, segurança, entre outras. Além disso, é necessário ter alguma quantia guardada para emergências e melhorias.

Quando falta esse dinheiro, o síndico precisa replanejar o orçamento, de modo que é criada uma dívida ou alguns serviços deixam de ser oferecidos. Um único atraso pode não ser um grande problema, mas o acúmulo pode prejudicar todos os moradores em algum momento.

Ao fazer essa cobrança, você tem a oportunidade de contornar a situação, garantindo que não haverá nenhuma perda significativa. É melhor solucionar esse problema com antecedência do que esperar que se acumule e saia do controle, concorda?

6 dicas para fazer a cobrança de condomínio atrasado

Ninguém gosta de cobrar uma dívida, por mais justa que ela seja. Portanto, é importante ter uma ideia bem clara de como fazer isso da forma correta, com o mínimo de atrito e, se possível, sem a necessidade de ação judicial.

Para ajudar, separamos algumas dicas para que a cobrança seja o mais eficiente possível. Confira.

1. Conheça o texto da lei

Antes de qualquer outra coisa, tenha em mente que existe uma lei geral dos condomínios, a qual se aplica a todos os moradores e proprietários. Isso inclui a responsabilidade de pagar o valor do condomínio em dia e arcar com as multas pertinentes em caso de atraso.

Você não precisa se tornar um expert nessas leis, mas é interessante conhecer os fundamentos da legislação e como eles se aplicam à situação. Assim, você terá uma base mais sólida para fazer a cobrança e, se necessário, entrar na justiça.

2. Tenha normas internas bem claras

Outro ponto importante sobre a cobrança de condomínio atrasado é que, para fins legais, as normas internas aprovadas em assembleia também têm peso legal. Se elas seguiram todo o procedimento, incluindo o número de votos, todos os moradores devem respeitá-las. Isso abrange valores e prazos para o pagamento do condomínio.

Ao fazer sua cobrança, você, como síndico, pode se apoiar no texto dessas normas e usá-las como argumento para o pagamento. Isso evita que a conversa ganhe um tom acusatório, além de ser uma maneira de esclarecer as regras para todos os envolvidos.

3. Notifique primeiro

Quando ocorre o atraso de qualquer pagamento, a primeira reação não deve ser entrar na justiça ou ir diretamente cobrar, mas sim avisar à pessoa sobre o atraso. Afinal, podem existir diversos motivos para que o condomínio não tenha sido pago em dia.

Além disso, o envio de uma carta de notificação comprova que o morador está ciente da situação. Dessa forma, qualquer atraso posterior não pode mais ser justificado como ignorância. Sem contar que também há os casos em que o condomínio já foi pago, mas a transferência não foi processada.

4. Tente uma solução amigável

Digamos que todos os passos foram seguidos até agora, mas a situação não se corrigiu. Nesse caso, o próximo passo é tentar uma conversa direta com o morador. Como já mencionamos, há uma infinidade de motivos para o atraso no pagamento, os quais devem ser considerados.

Uma negociação, mantendo a qualidade do relacionamento com o condômino, quase sempre é preferível em vez de uma ação judicial. Não só os custos são melhores como também é possível garantir que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas no fim das contas. É possível dar um prazo para o pagamento, anular juros, renegociar ou optar por qualquer outra solução que seja favorável a ambos.

5. Procure por ajuda profissional

Mesmo durante um acordo, ainda é importante ter ajuda profissional na hora de fazer a cobrança de condomínio atrasado. Isso é útil para cobrir qualquer dúvida que você tenha com relação ao texto da lei ou a como conduzir o acordo.

Também pode ser necessário que você defenda sua posição em algum momento, como ocorre quando o acordo é recusado. Nessa hora, ter o auxílio direto de um profissional que compreenda as normas e como aplicá-las faz uma grande diferença.

6. Reúna toda a documentação

Digamos que, depois de todo o esforço, o morador ainda se recuse a fazer o pagamento atrasado, independentemente de qualquer acordo oferecido. Nesse momento, deve-se tomar uma ação judicial, obrigando a pessoa a arcar com o pagamento por qualquer meio disponível. Esse deve ser o último recurso, pois implica em mais trabalho, atritos e gastos.

Para tanto, você deve reunir todos os documentos relativos ao pagamento do condomínio, como recibos, contrato, normas internas, texto da lei etc. Eles serão necessários para dar peso à exigência e garantir que a lei estará ao seu lado durante sua concretização.

Com as dicas acima, você já está mais preparado para fazer a cobrança de condomínio atrasado. É melhor retificar a situação o quanto antes do que esperar que o orçamento interno tenha problemas mais graves.

Por outro lado, também é um bom investimento facilitar o processo de pagamento — e é isso que a Conac tem feito em seus imóveis. Graças à parceria com a PicPay, é possível realizar pagamentos e cobranças de boletos com muito mais praticidade.

Quer saber mais sobre o tema? Então, visite o nosso site e descubra agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário