Checklist: o que considerar ao fazer a manutenção de condomínios?

6 minutos para ler

A via em um condomínio tende a ser bem mais conveniente para os moradores do que em uma casa. O principal motivo para isso é que vários serviços e recursos, como segurança e limpeza, são providos como parte das taxas pagas. Porém, isso também significa que, para continuar provendo esses benefícios, a equipe deve ficar atenta às tarefas envolvidas na manutenção de condomínio.

Mesmo os zeladores e síndicos experientes podem deixar alguns detalhes passarem no dia a dia. Por isso o mais indicado é ter um checklist do que deve ser verificado e aprender como lidar com cada uma dessas manutenções.

Para ajudar com isso, trouxemos aqui uma pequena lista com os principais itens que devem estar incluídos na manutenção de condomínios e como lidar com eles. Confira.

Coleta de resíduos

A coleta de lixo é um dos pontos mais importantes em qualquer condomínio. Sem um planejamento adequado, todos os resíduos ficam se acumulando e podem poluir o ambiente e causar problemas de saúde. Além, claro, de ser algo muito desconfortável.

É possível se planejar para a coleta pública de lixo, que é o mais comum, ou também contratar uma empresa particular de coleta para lidar com os resíduos regularmente. O segundo é mais indicado quando há resíduos especiais sendo descartados.

Consertos de vazamentos

Vazamentos no encanamento causam infiltrações e podem prejudicar bastante a qualidade de vida em todos os apartamentos. Sem mencionar no dano que são causados diretamente à estrutura. Observar esses sinais e tomar uma atitude cedo é a melhor forma de evitar que os problemas se agravem.

Caso algum vazamento seja detectado, você deve considerar fechar o registro, evitando que ele se espalhe. Em seguida, é necessário chamar uma equipe para remendar o vazamento e conferir os danos já causados. Em casos extremos, pode ser necessário fazer uma reforma de larga escala.

Impermeabilização do piso

De vez em quando, tanto os moradores quanto a equipe de limpeza vão precisar passar um pouco de água para tirar a sujeira. Porém, como você já deve saber, pode ser que a água entre em pequenas fendas no piso e cause infiltrações. Essas que levam à formação de fungos e desgaste da estrutura.

A impermeabilização pode ser algo pontual ou fazer parte de uma rotina de manutenção, sendo incluída como parte de vistorias e reformas anuais. Isso garante que esse tipo de problema possa ser prevenido com antecedência.

Inspeção das instalações hidráulicas

A sessão hidráulica é outro foco importante na manutenção de condomínio. Ficar sem água é, no mínimo, uma inconveniência. No máximo, algo que torna o imóvel inabitável. E quando há um problema hidráulico em um prédio, dezenas de pessoas são afetadas diretamente.

A verificação do relógio de água deve ser diária, para garantir que ele está funcionando corretamente. Da mesma forma, a caixa d’água e a bomba também são sua responsabilidade. Problemas internos de cada apartamento, por sua vez, podem ser informados pelos próprios moradores e avaliados caso a caso.

Jardinagem

Muitos condomínios têm áreas com jardins, o que contribui com a sua beleza e torna o tempo lá mais agradável. Porém, plantas também precisam de bastante cuidado, ou podem apenas causar mais sujeira, atrair insetos e prejudicar a harmonia visual do ambiente.

Ter um jardineiro profissional é sempre o mais indicado. Dessa forma, todas as plantas podem ser podadas e bem cuidadas durante o dia. E, claro, avise a equipe de limpeza que podem ter que limpar algumas folhas de vez em quando.

Reparos na estrutura

Com o tempo, a estrutura de qualquer edifício vai enfraquecer, causando riscos de desabamento e outros problemas. Por isso que você deve sempre verificar se há algum defeito desse tipo todos os dias e acionar a ajuda quando necessário.

O tipo de profissional que você deve chamar e a extensão das reformas podem variar bastante de um caso para outro. Um problema no encanamento é bem diferente de uma rachadura na alvenaria, por exemplo. O mais adequado é fazer um estudo de caso antes, para montar um orçamento e evitar surpresas desagradáveis.

Segurança nos elevadores

Os elevadores são figuras comuns em prédios não muito antigos, permitindo que eles sejam bem maiores. E, em um condomínio, ele tende a ser usado com bastante frequência. Naturalmente, para que ele seja útil em um edifício muito grande, ele precisa ter bons sistemas de segurança, ou pode ser que ele pare ou caia.

Para evitar isso, é necessário agendar revisões regulares de segurança e funcionamento, incluindo manutenção de rotina. Caso os cabos estejam desgastados ou o elevador esteja emperrando, chame uma equipe técnica imediatamente.

Tubulação de gás

Em muitos prédios, especialmente os maiores, é comum que o gás de cozinha seja encanado em vez de em botijão. Se esse é ocaso, então esse item também deve constar em seu checklist de manutenção de condomínio.

Por ser um material inflamável, qualquer vazamento pode levar a acidentes muito graves, como incêndios e até explosões. Por isso o cuidado com a vedação e integridade dessa tubulação deve ser redobrado. Tanto na estrutura geral do prédio quanto em cada apartamento.

Trancas e alarmas

Por fim, mas não menos importante, um dos fatores que mais atraem as pessoas para morarem em um condomínio é a segurança. A combinação de câmeras, trancas, alarmas e possível vigilância traz muito mais tranquilidade para todos os moradores. Sendo assim, esse é um aspecto pelo qual é necessário zelar com bastante cuidado.

Assim como a maioria dos equipamentos que citamos até agora, uma inspeção de rotina é sempre útil. Você pode verificar câmeras e alarmes diariamente sem dificuldade. Além disso, é uma boa ideia agendar uma vistoria mais detalhada de vez em quando, além de atualizar seus equipamentos de segurança de tempos em tempos.

Agora que você tem um checklist de manutenção de condomínios bem-elaborado, é hora de usá-lo na gestão do condomínio. E, para facilitar todas essas tarefas e evitar erros, o melhor a fazer é buscar a ajuda de uma administradora de imóveis profissional.

Se quiser encontrar uma agora mesmo, entre em contato com a Conac Imóveis e veja como podemos ajudar.

Posts relacionados

Deixe um comentário