Aluguel de imóveis online: 6 dicas para você fazer um bom negócio

6 minutos para ler

Já faz um bom tempo que a tecnologia se tornou parte do mercado imobiliário, tanto para quem deseja anunciar uma casa quanto para quem deseja encontrar uma propriedade. Considerando também o cenário de pandemia ao redor do mundo, é fácil entender por que a busca por aluguel de imóveis online tem crescido em ritmo acelerado.

Graças ao refinamento da tecnologia digital, não é difícil fazer uma pesquisa e encontrar o imóvel que você deseja alugar por meio da internet. Porém, esse método exige uma série de outros cuidados para que você alcance o benefício que busca. Não só em questão de segurança digital, mas, principalmente, na forma como você faz as suas pesquisas e encontra o imóvel que deseja.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto e tomar a decisão ideal, separamos aqui 6 dicas práticas que você pode adotar ao pesquisar pelo aluguel de imóvel online. Confira!

1. Estabeleça o que você busca

Muitas pessoas começam a pesquisar por imóveis sem ter uma noção clara do tipo de casa que desejam. O resultado disso é que acumulam mais e mais opções, vendo qual delas “cai no gosto” e escolhendo sem muito critério. Uma consequência bem comum disso é que, no fim das contas, elas acabam não gostando muito da nova casa.

A melhor forma de evitar que isso aconteça com você é pensando um pouco melhor no assunto antes de começar a sua pesquisa. Determinados aspectos, como o bairro, o espaço, a qualidade, o preço e as condições da imobiliária devem ser estabelecidos antes que você comece a montar a sua lista.

Além de ajudar a acelerar a sua busca, esse simples passo também evita que você escolha uma casa ou um apartamento que não seja do seu agrado. É algo especialmente importante para quem precisa pensar em muitos fatores, como a presença da família.

2. Pesquise em sites de imobiliárias

Há muitas formas de encontrar um imóvel anunciado, não apenas a internet. Não faltam anúncios que podem ser vistos simplesmente passando pela rua e notando as placas nas janelas. Porém, no contexto atual, as pesquisas online recebem prioridade, não sendo possível contar com esse tipo de praticidade.

Tanto por razões de segurança quanto para encontrar imóveis com qualidade assegurada, a melhor opção é pesquisar por meio de sites oficiais de imobiliárias ou parceiras de anúncios de imóveis. Nesses espaços, é mais comum que haja algum nível de verificação, o que contribui bastante na hora de encontrar o imóvel certo.

Outra vantagem é que, nesses sites, você quase sempre encontrará alguma ferramenta que ajuda com a filtragem de imóveis com base nos mais diversos critérios — o tamanho da área interna, o número de cômodos, a presença ou a ausência de varanda, a localização, entre outras coisas que podem afetar a sua decisão.

3. Fique atento à descrição do anúncio

Para darem suporte à sua escolha, os anúncios de aluguel de imóveis online quase sempre vêm acompanhados de uma descrição bem clara e simplificada do espaço e de suas principais qualidades. Alguns elementos, como a metragem do apartamento, o tipo de instalação, a localização e o número de cômodos, são informados, entre outras coisas que idealmente já seriam filtradas em uma pesquisa.

Um erro comum que muitos cometem ao fazer a sua pesquisa é não prestar atenção nessas informações, comparando-as com as especificações que você deseja. Como nem sempre é possível visitar o imóvel ou avaliá-lo com a mesma qualidade, você precisa usar esse tipo de ferramenta a seu favor.

Como referência, você pode comparar os valores com a sua casa atual ou com casas conhecidas. Isso dará um ponto de partida para entender melhor o espaço, mesmo quando não for possível fazer uma visita presencial.

4. Procure boas imagens e tours virtuais

Por mais que as medidas sejam úteis, você não pode decidir pelo aluguel de imóveis online sem uma visão mais clara do apartamento em si e de sua aparência. Para isso, servem outros recursos, principalmente as imagens de cada cômodo e da fachada, que são colocadas junto ao anúncio.

Além disso, outra ferramenta trazida pela tecnologia digital é a possibilidade de realizar um tour virtual pelo espaço. Nele, é criada uma simulação do lugar, usando uma série de fotos e um software de interpolação. Com isso, você pode explorar o local, mesmo que de forma limitada, o que dá uma visão mais clara do imóvel.

Fique atento à qualidade dessas imagens e à forma como elas são apresentadas, no entanto. Anúncios sem fotos ou com fotos defeituosas geralmente não são muito confiáveis.

5. Converse com o corretor

Uma das grandes vantagens da internet é que ela possibilita a todos os usuários novas oportunidades de manter contato. Isso vale também para o contato entre a corretora e o seu público, que é algo indispensável para assegurar que você fará a melhor escolha de imóvel.

Dentro do site, você muito provavelmente terá a opção de agendar uma conversa com um corretor ou apenas pode falar com um deles online imediatamente. Afinal, não é possível fechar negócio sem antes ter a participação de um profissional.

Durante essa conversa, você pode tirar mais dúvidas sobre o imóvel e sobre o plano de aluguel que será oferecido, evitando que você caia em algum erro. Além disso, também é uma oportunidade para negociar esses pontos.

6. Tente agendar uma visita presencial quando possível

Por fim, mas não menos importante, por mais que o aluguel de imóveis online seja uma forma mais prática de busca, ou mesmo a única, ainda é ideal que você possa ver o local pelo menos uma vez antes de assumir o compromisso com o contrato.

Se você utilizar os outros passos que citamos para filtrar as diferentes ofertas de imóveis disponíveis online, então, pode restringir as suas visitas presenciais a um número bem menor. Isso evita parte do seu trabalho, além de reduzir riscos de contaminação no contexto de pandemia. Em todo caso, ao menos uma visita pode ser o bastante para dar as informações de que você mais precisa.

Com essas dicas, você já pode fazer o aluguel de imóveis online com maior qualidade e tomar a decisão certa. Lembre-se, no entanto, de que, para conseguir o apartamento ideal, é importante levar em conta a imobiliária que estará à sua disposição.

Quer encontrar o seu imóvel agora mesmo? Então, entre em contato com a ConaC e veja como podemos ajudar.

Posts relacionados

Deixe um comentário