Vai morar em Copacabana? Veja 7 dicas para escolher o imóvel ideal

7 minutos para ler

Morar em Copacabana é um sonho para muita gente. Não é para menos. O bairro da zona sul do Rio de Janeiro conjuga, em um só lugar, a sofisticação do Copacabana Palace com a beleza da praia que leva o seu nome, além de ser palco de eventos de alcance mundial.

Além disso, é uma região farta em comércio, com inúmeras opções de lazer e ampla rede de transporte. Viver em um bairro assim faz toda a diferença na qualidade de vida. No entanto, é importante ter certos cuidados na hora de escolher seu imóvel na região, tão procurada quanto a vizinha, Ipanema.

Entre eles, entender os objetivos dos moradores, optar por um local seguro e pesquisar bastante. Vai morar em Copacabana? Veja 7 dicas para escolher o imóvel ideal!

1. Entenda o objetivo dos moradores

O primeiro passo para acertar na escolha do imóvel que pretende morar em Copacabana é entender o objetivo dos moradores. Isso garantirá maior foco na hora de procurar um apartamento no bairro.

Há pessoas que preferem um imóvel mais modesto, mas colado à praia. Outras, estão em busca de um apartamento mais espaçoso, mesmo que seja situado em ruas mais distantes da orla, por exemplo.

Entender o tipo de imóvel restringe as buscas e otimiza os contatos, além de aumentar as chances de encontrar o apartamento perfeito em muito menos tempo.

2. Escolha um imóvel seguro

Em comparação com outros bairros no Rio de Janeiro, Copacabana pode ser considerada uma região segura, principalmente, por conta da grande quantidade de turistas que recebe. No entanto, o fator proteção não pode ser deixado de lado na sua busca por um imóvel no bairro.

Avalie se a rua onde fica o apartamento é considerada segura e com iluminação adequada. Outros pontos que reforçam a segurança de um imóvel são portaria 24 horas e câmeras de vigilância no condomínio.

Optar por ruas movimentadas, como a Rua Barata Ribeiro ou Avenida Nossa Senhora de Copacabana, é uma forma de garantir que sempre haverá fluxo de pedestres e veículos nas proximidades do imóvel, o que pode ser uma segurança extra principalmente para quem vive só.

Caso o apartamento fique em um andar baixo ou no térreo, é importante verificar, ainda, como é a proteção das janelas e da porta da varanda para evitar possíveis invasões.

3. Faça uma boa pesquisa

Para acertar na sua busca por um imóvel em Copacabana, é essencial fazer uma boa pesquisa para identificar o máximo de apartamentos disponíveis. Esse passo fica mais fácil depois de você definir critérios de busca, segundo os objetivos da sua família.

A internet é um bom ponto de partida para começar sua pesquisa, mas não fique restrito a ela. Até mesmo os porteiros do bairro podem ajudar você a encontrar imóveis disponíveis, que atendam às suas necessidades.

Quem não tem tempo a perder, não pode deixar de contar com o apoio de uma imobiliária, que ajuda nessa etapa de pesquisa, oferecendo apenas imóveis disponíveis e de acordo com o que você procura.

4. Analise o custo-benefício

Outro ponto relevante na hora de buscar o imóvel ideal em Copacabana é analisar o custo-benefício. Por ser um bairro nobre no Rio de Janeiro, o local conta com uma infinidade de imóveis, para todos os gostos e bolsos.

Nesse sentido, é importante buscar um apartamento que atenda aos objetivos da sua família e, também, que esteja dentro de uma faixa de preço que você possa pagar. Naturalmente, aqueles mais próximos à praia ou em regiões consideradas nobres custam mais. Por isso, é importante colocar na balança os requisitos que realmente são importantes para você.

5. Observe o condomínio e a vizinhança

A busca pelo imóvel ideal em Copacabana passa também por escolher com sabedoria o condomínio e a vizinhança. Nesse sentido, antes de fechar negócio, converse com vizinhos e visite o apartamento em horários diferentes, para observar o seu entorno.

Copacabana é um bairro eclético. Há ruas agitadas, com vasto comércio e opções de lazer, e outras mais residenciais e tranquilas. Garanta que o imóvel esteja situado em uma área de acordo com o que você e sua família desejam.

6. Visite os melhores imóveis

Depois de pesquisar e selecionar os imóveis que atendam aos requisitos que estabeleceu previamente, é preciso agendar visitas para conhecer pessoalmente aqueles que mais gostou. Afinal, por mais que as fotos ajudem a ter uma boa noção do espaço, não há nada como entrar no ambiente e ver com ele é ao vivo.

Além de analisar os cômodos e a estrutura do imóvel, a visita é uma oportunidade de conhecer o condomínio e a região em que ele está situado, o que é essencial para tomar a melhor decisão em relação ao bem.

Muitos prédios em Copacabana, apesar de contarem com excelentes imóveis em termos de metragem, são antigos. Por isso, a visita é uma forma de garantir que tanto o apartamento quanto o condomínio atendem ao que você busca.

As visitas possibilitam ainda conhecer melhor os arredores o imóvel. Copacabana conta com muitas casas noturnas, bares e restaurantes com movimento em todas as horas do dia. Caso busque tranquilidade, por exemplo, visitar o imóvel é uma forma de se certificar de que não há movimentação em excesso perto do local que deseja comprar.

7. Invista em uma vistoria

Visitar o imóvel é importante, mas não suficiente. É preciso ir além e fazer uma vistoria completa no local. Na prática, isso quer dizer avaliar a estrutura e seus detalhes, para ver se será preciso fazer algum tipo de reforma ou pintura, além de outros aspectos que impactarão a decoração do apartamento.

Caso o imóvel fique perto do mar, em locais como a Avenida Atlântica, por exemplo, cheque se há algum tipo de desgaste causada pela maresia. Verificar o estado do piso, das instalações elétricas e hidráulicas, de portas e janelas, também é importante. Observe, ainda, pontos como incidência do sol e inconvenientes, como vazamentos ou infiltrações, para evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

O ideal é fazer um checklist com todos esses itens antes de visitar os imóveis que selecionou para garantir que não se esqueceu de avaliar nada durante as visitas. Em alguns casos, é possível negociar um valor mais baixo pelo apartamento, caso tenha que fazer muitas reformas.

Se você pretende morar em Copacabana, saiba que há muitos bons imóveis disponíveis na região. Viver em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro traz muitas vantagens.

Entre elas, proximidade de outros bairros interessantes, como Laranjeiras, além de belezas naturais a poucos metros de casa. Outro benefício é contar com ampla oferta de transporte e serviços essenciais.

Opções de lazer não faltam no bairro conhecido como Princesinha do Mar. Bares, restaurantes e casas noturnas são abundantes na região, sob medida para quem gosta de aproveitar o dia e a noite.

Para acertar na escolha do seu imóvel nesse bairro da zona sul do Rio, não deixe de contar com uma imobiliária de confiança para ajudar você a escolher o imóvel ideal. Morar em Copacabana, certamente, será uma das melhores experiências da sua vida.

Quer ajuda para encontrar o seu imóvel? Entre em contato conosco, agora mesmo. Com certeza, temos uma opção sob medida para suas possibilidades e necessidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário