4 dicas para decorar apartamento alugado sem danificar o imóvel

3 minutos para ler

Quando escolhemos um lugar para morar, queremos deixá-lo confortável e com a nossa cara, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas desistem de decorar apartamento alugado por não querer investir em algo que não será efetivamente seu. Também há o medo de danificar o imóvel, pois ele deve ser devolvido exatamente nas mesmas condições em que foi recebido.

Mas saiba que é perfeitamente possível deixar seu cantinho supercharmoso sem precisar de reformas. Aqui, você verá como é possível imprimir sua personalidade em cada espaço, sem criar problemas com o proprietário e de forma bem simples. Anote as dicas!

1. Dê vida nova às paredes

As paredes são fundamentais para compor uma decoração, pois fazem as vezes de pano de fundo e mudam completamente o visual de um ambiente. Uma solução bastante prática é utilizar papel de parede autocolante ou adesivar os azulejos.

Desse modo, você evita uma nova pintura, pois são muito fáceis de serem aplicados e também de serem removidos quando você se mudar. Há uma grande variedade de opções: estampados, texturizados, lisos. Basta escolher o que mais combina com o estilo de decoração que pretende seguir.

2. Esconda as imperfeições dos pisos

É comum que os pisos de imóveis alugados apresentem desgastes normais do tempo e uso, além de riscos e arranhões. E isso prejudica bastante o aspecto visual de um ambiente. Utilizar tapetes é uma boa dica para esconder essas falhas. Pode ser um modelo grande, que cubra quase todo o chão do ambiente ou dois ou mais menores, para dividir a área de ambientes integrados.

Se quiser uma mudança maior, opte pelo piso flutuante. Ao contrário dos revestimentos tradicionais, não é fixado no substrato. Isso permite que seja retirado sem estragar o piso original.

3. Utilize prateleiras e estantes

Nichos, prateleiras e estantes são excelentes para aproveitar espaços verticais e dar um charme a mais na decoração. Quando saímos de um apartamento alugado, precisamos entregá-lo com uma nova mão de tinta.

Então, não tenha receio de furar as paredes. Porém, faça com moderação para evitar danos à estrutura. Aliás, as estantes abertas em ambos os lados ficam perfeitas para dividir um ambiente e dar um ar de modernidade à decoração.

4. Aposte nos detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença e são o verdadeiro segredo na hora de decorar apartamento alugado. Almofadas, luminárias, quadros, mantas sobre sofás e poltronas, arranjos de plantas, cortinas e objetos decorativos são apenas alguns exemplos do que acrescentar nos cômodos para dar seu toque pessoal ao novo lar sem precisar modificar a estrutura ou fazer grandes mudanças.

Viu como é possível decorar apartamento alugado? O lugar onde você mora deve refletir o seu estilo e oferecer todo o aconchego que deseja. Mas lembre-se de tomar os devidos cuidados, principalmente com o chão e com as paredes. Afinal, o imóvel precisa ser devolvido exatamente nas mesmas condições em que foi entregue a você, sob o risco de sofrer ação judicial para ressarcir o proprietário.

Quer mais dicas para transformar um espaço alugado em seu lar? Então, confira 4 ideias para decorar um apartamento moderno. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário