Veja por que você não pode deixar de alugar imóvel com a imobiliária

7 minutos para ler

Na hora de buscar um novo local para morar, é importante estar atento aos seus direitos e deveres. A melhor forma de fazer isso é entendendo como alugar imóvel com a imobiliária. Só lá, há corretores profissionais autorizados a realizar todos os trâmites legais para que você feche um negócio sem prejuízos.

O problema é que algumas pessoas ainda não entendem essa necessidade, e isso pode gerar riscos. Alugar diretamente com o proprietário não garante o cumprimento de todas as obrigações legais, o que, muitas vezes, resulta em um contrato sem cláusulas adequadas.

Quer saber por que você não pode deixar de alugar imóvel como uma imobiliária? Neste post, explicaremos em detalhes! Entenda os motivos e conheça os riscos.

O papel de uma imobiliária no aluguel de imóveis

Alugar imóvel com a imobiliária é a melhor decisão quando se busca um novo lar. No entanto, muita gente ainda acredita que negociar diretamente com o proprietário traz vantagens. Pode até ser que, em alguns casos, um preço menor seja alcançado, mas, na prática, você já imaginou o quanto isso pode custar a você em um futuro?

O principal papel da imobiliária é intermediar essa busca. Para os proprietários, a exposição e os cuidados com a parte burocrática são os pontos principais. Já para quem está à procura, a oferta ampla de opções e, principalmente, a segurança chamam a atenção.

Fechar um aluguel junto à imobiliária é ter a certeza de que todas as cláusulas do contrato serão claras e poderão ser cumpridas diante da lei. Acordos feitos diretamente com o proprietário podem gerar problemas futuros, uma vez que não há o conhecimento técnico desse tipo de mercado.

A imobiliária tem o papel de cuidar de tudo para quem quer alugar um novo lugar. Basta entregar os documentos e comprovações solicitadas e, então, todo o processo será descomplicado!

Os motivos pelos quais você deve alugar imóvel com a imobiliária

Se você ainda está em dúvida se alugar imóvel com a imobiliária é o melhor negócio, vamos ajudá-lo a entender mais. É importante lembrar sempre que você negociará todo o processo de aluguel com profissionais, o que deixa tudo mais seguro. A seguir, veja os motivos para contar com uma empresa como intermediadora!

Segurança

O lar é algo sério, especialmente quando há uma família inteira morando nele. Quem está nessa situação nunca está disposto a correr riscos, por isso, não é interessante confiar em contratos fechados sem o intermédio de uma imobiliária. Sem algo firmado com o suporte da lei, é impossível cobrar direitos e garantir que eles serão cumpridos enquanto você é inquilino.

Alugar imóvel com a imobiliária é ter a certeza de que toda a regulamentação básica será cumprida, inclusive o tempo de contrato. Você não terá que lidar com tentativas de encerramento unilateral do aluguel, por exemplo, além de uma série de outros problemas. Ter essa segurança é indispensável para viver em paz no lugar que você escolheu como sua casa.

Conhecimento de mercado

Imobiliárias têm amplo conhecimento sobre imóveis, contratos de aluguel e muitos outros fatores que estão envolvidos na sua busca. Termos, obrigações, documentos e tudo mais podem ser um pouco complexos para quem é leigo, seja você, seja o proprietário do imóvel. Sem esse conhecimento de mercado, fica difícil fechar um aluguel dentro de termos justos para ambos.

Além disso, as imobiliárias têm ampla atuação, o que significa que elas podem encontrar o imóvel ideal para você. Ao buscarem um local, as empresas conseguem fazer uma busca refinada de acordo com os seus requisitos, como bairro, tipo de imóvel, número de quartos, entre outros. Essa experiência é o que garantirá o lugar ideal e que você estava procurando.

Praticidade

A burocracia de fechar um contrato de aluguel pode ser grande se você resolver cuidar disso junto ao proprietário. Uma série de documentos é exigida, e isso fará com que você perca bastante tempo tendo que se preocupar com um processo complicado. Isso pode tomar os seus dias, atrapalhando seus compromissos básicos, como o trabalho.

Ao alugar imóvel com a imobiliária, você tem uma situação muito mais prática para que tudo seja resolvido rapidamente e sem ocupar o seu tempo. A imobiliária solicitará apenas alguns documentos básicos, alguns que você já tem e outros que, no máximo, você precisará coletar na internet, e pronto: você só se preocupará em morar e pagar o aluguel!

Preço compatível com o mercado

Uma das questões que motivam a busca de um acordo sem intermediários é a falsa ideia de conseguir algo mais barato. Isso pode até acontecer, mas, certamente, estará associado a condições pouco seguras de aluguel, como a ausência de contrato. Nesses casos, não há nenhum documento com validade legal que comprova que o inquilino paga mensalmente para viver ali.

A realidade é que as imobiliárias não praticam preços absurdos — muito pelo contrário, são valores totalmente compatíveis com o mercado. Devido à oferta mais ampla, com várias opções de imóveis, é possível encontrar algo que caiba no seu bolso!

Documentação regular

A documentação é parte importante em qualquer tipo de acordo, e, com o aluguel, não é diferente. A imobiliária tem a qualificação suficiente para tratar de tudo e garantir termos claros, justos e que têm proteção legal para todos.

Uma documentação regular é importante para ter a certificação de que foi fechado um acordo por meios legais. Em caso de qualquer problema, com um contrato firmado da maneira certa, tanto o proprietário quanto o inquilino têm seus direitos devidamente protegidos.

Os riscos de alugar diretamente com o proprietário

Dispensar a possibilidade de alugar imóvel com a imobiliária é uma atitude que pode gerar algumas situações complicadas. Há riscos reais em fechar um contrato boca a boca, e, entre as principais questões que devem ser consideradas, estão:

  • contestações sem sentido por parte do proprietário;
  • tentativa de encerrar o aluguel sem aviso prévio;
  • reajuste abusivo do valor;
  • irregularidade na cobrança de IPTU e condomínio;
  • falta de clareza no acordo do contrato;
  • possíveis golpes.

Mais importante do que fechar negócio com imobiliária é ter um acordo com uma empresa qualificada e com vasta atuação no mercado. Você encontrará muitas opções, mas é preciso ir naquela que é certa e que apresenta uma recomendação positiva do segmento.

Alugar imóvel com a imobiliária é a melhor maneira de fechar um acordo seguro. Você não precisa se preocupar com nada além de honrar com o valor cobrado mensalmente.

A ConaC Imóveis é uma empresa estabelecida no mercado e que tem a qualificação ideal para ajudar na busca do seu novo lar. Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário