Como implementar a coleta seletiva em condomínios? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Hoje em dia, a coleta seletiva de lixo desempenha um papel cada vez mais importante na vida não só das empresas, mas também das pessoas físicas. Dado que a proteção do ambiente é particularmente importante para a sociedade, a coleta seletiva de lixo em condomínios pode garantir um futuro melhor para nós e para os nossos descendentes.

Pensar que essa coleta é algo mínimo e que não faz diferença, já que não são todas as pessoas que a fazem, é um caminho errado a se tomar. Afinal, cada pequeno esforço que tivermos para ajudar o meio ambiente é de total validade, além de trazer uma gestão de condomínio mais eficiente.

Mas como implementar a coleta seletiva em condomínios? Descubra neste post!

Por que a coleta seletiva de lixo é importante?

Nosso planeta está cheio de resíduos, e a responsabilidade é nossa. As empresas estão incentivando as pessoas a consumirem cada vez mais, mas os produtos não são necessariamente recicláveis, ou as cidades não estão desenvolvidas o suficiente para coletar e reciclar esses itens. A decomposição de alguns resíduos demora mais de mil anos. Assim, torna-se essencial recolher e reutilizar os resíduos.

Após a coleta, o resíduo selecionado é reaproveitado como matéria-prima. Por meio da reciclagem, podemos proteger os recursos naturais e o nosso meio ambiente, para que não tenhamos que explorar diferentes metais do solo ou cortar árvores e madeiras para a produção de papel, por exemplo. Ou seja, sem coleta seletiva de resíduos, não há reciclagem.

Como implementar a coleta seletiva no seu condomínio?

Ainda hoje, existe uma relativa resistência à realização dessa prática no dia a dia da população, e com seus condôminos não será diferente.

Pedir para que os moradores separem metal, papel, papelão e plástico do lixo comum, além de incentivar que separem os recicláveis em um recipiente próprio, pode parecer um desafio e tanto à primeira vista.

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar muito.

Deixe seus condôminos a par da situação

Promova uma boa comunicação, converse com os condôminos e os deixe cientes do que será feito. Obrigar alguém a fazer alguma coisa é difícil, porém, uma boa conversa pode ser o diferencial para a adesão ou não dos moradores às novas práticas a serem adotadas.

Ninguém gosta de ser pego de surpresa em nada, e isso serve para esse tipo de situação. Se necessário, convoque uma reunião de condomínio para falar sobre as mudanças que você pretende implementar.

Invista em diferentes lixeiras

Cada tipo de lixo a ser separado precisa de um recipiente de coleta que o identifique e o diferencie dos demais. A melhor forma de fazer isso é diferenciar os recipientes por cores. As mais comumente utilizadas são:

  • amarelo — metais em geral;
  • azul — papel ou papelão;
  • marrom — resíduos orgânicos;
  • vermelho — plásticos;
  • verde — vidro.

Lembre-se de planejar bem a quantidade de lixeiras para a coleta seletiva que deverão ser colocadas em cada ambiente ou no condomínio de forma geral, a fim de maximizar a eficiência e diminuir gastos desnecessários.

Por fim, saiba que entender que a coleta seletiva pode ser um grande passo para a sustentabilidade é também compreender que precisamos cuidar de nossos recursos e do nosso planeta. Implementar a coleta seletiva em condomínios é uma excelente forma de ajudar a todos como cidadãos e como sociedade, além de garantir a melhoria do meio ambiente por meio da mudança de pequenos hábitos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar nossa newsletter para não perder nenhum post!

Posts relacionados

Deixe um comentário