5 formas de garantir sustentabilidade nos condomínios

3 minutos para ler

Todo cidadão e estabelecimento possui um grau de responsabilidade ambiental, ou seja, tem algo a fazer para minimizar seu impacto no meio ambiente. Isso é especialmente verdadeiro em condomínios, onde é necessário lidar com os hábitos de dezenas de pessoas e com toda a infraestrutura dos prédios.

Investir na ecologia coletiva exige um pouco mais de planejamento inicial, mas também apresenta diversos benefícios. Além de minimizar os efeitos negativos na natureza, é uma forma de diminuir os custos com manutenção e energia em longo prazo.

Para ajudar a dar os primeiros passos, listamos aqui algumas ações que você pode adotar para promover a sustentabilidade nos condomínios. Confira!

Promova a coleta seletiva e reciclagem

Um dos melhores pontos de partida para tornar o condomínio mais ecologicamente correto é investir em processos de coleta seletiva e reciclagem de materiais. Reciclar reduz drasticamente a quantidade de lixo descartado, dando nova utilidade à matéria-prima. E, para poder facilitar esse processo, é necessário separar os tipos de resíduos que podem ou não ser reciclados. Instalar lixeiras seletivas e promover uma boa comunicação, incentivando os condôminos a fazer essa separação já terá um grande impacto.

Faça o descarte adequado do óleo de cozinha

O óleo usado em frituras é um dos maiores vilões para a sustentabilidade no condomínio, além de acarretar danos ao encanamento. Por isso, é importante fazer seu descarte de maneira adequada, não apenas jogá-lo na pia.

Esse material pode ser usado na fabricação de tinta, verniz ou sabão. Isso significa que, se os moradores forem instruídos a armazenarem o óleo frio corretamente, ele também pode ser entregue para reciclagem.

Adquira lâmpadas LED para espaços comuns

O consumo de energia elétrica é uma das principais fontes de despesas no condomínio e um dos fatores que mais pesam em seu impacto ambiental. Ademais, reduzir a demanda por energia significa diminuir a necessidade de usinas em funcionamento. E o modo mais simples de corrigir essa questão é utilizar lâmpadas LED, que consomem menos carga. O ideal é que todas as áreas comuns utilizem essa forma de iluminação.

Invista em energia fotovoltaica

Outra maneira de lidar com o consumo de energia é investir na instalação de um sistema fotovoltaico. Essa tecnologia está cada vez mais acessível e contribui bastante com a sustentabilidade nos condomínios, além de ajudar na redução do consumo em áreas comuns. Se bem planejado, esse sistema pode, inclusive, gerar mais carga do que consome.

Mantenha o controle do consumo de água

O desperdício de água também gera grande impacto ambiental com o tempo. Por isso, é fundamental ficar de olho no relógio de água e garantir que não haja um aumento drástico de consumo. A individualização da cobrança, com hidrômetros que medem o consumo de água separadamente por apartamento, é um bom método. Além de incentivar as pessoas a pouparem água, também ajuda a identificar mais claramente se há algum vazamento e onde.

Promover a sustentabilidade nos condomínios é um investimento que vale a pena. Por esse motivo, faz-se necessário sempre conversar sobre o assunto nas assembleias, tanto pelo benefício para o meio ambiente quanto pela redução de custos no cotidiano.

Se quiser continuar recebendo mais dicas, siga nossa página no Facebook e no Instagram agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário