Terceirização em condomínio: conheça os principais benefícios

6 minutos para ler

O aumento do número de condomínios (e das áreas comuns oferecidas por eles) fez crescer o volume das atividades necessárias para manter o bom funcionamento do espaço e o bem-estar dos moradores. Assim, a terceirização em condomínio de serviços como limpeza, recepção, portaria e segurança é uma excelente alternativa para melhorar a gestão.

Tal prática traz inúmeras vantagens tanto para quem mora no lugar quanto para aqueles que o administram. Então, elaboramos este post para que você conheça melhor o assunto. A seguir, mostraremos os principais benefícios da terceirização em condomínio. Acompanhe!

Redução de custos

A contratação direta traz despesas como treinamento, uniformes, horas extras, 13° salário, férias e outros encargos trabalhistas. Esses gastos fazem uma grande diferença no orçamento do condomínio. Ao terceirizar serviços, porém, todos eles ficam sob responsabilidade da empresa contratada.

Também há economia em equipamentos e materiais. Por exemplo: ao terceirizar o serviço de jardinagem, não será preciso comprar determinadas máquinas e ferramentas que são pouco utilizadas, pois a empresa os fornecerá.

A redução de custos é um dos maiores objetivos de todo gestor. Assim, ele pode direcionar a quantia economizada a outros setores e melhorar tanto a estrutura quanto os serviços em um condomínio.

Diminuição da burocracia

A contratação de colaboradores exige certo conhecimento da área trabalhista e previdenciária, pois é preciso fazer a seleção, analisar currículos, verificar referências, preparar contratos sem erros, encaminhar documentos e negociar com cada funcionário. Esses assuntos podem parecer bastante complexos para quem não está habituado.

Qualquer erro no envio de documentos ou cadastro de dados gera grandes problemas e até prejuízos, pois alguns casos são penalizados com multas. Ainda há o fato de que toda essa burocracia exige bastante tempo — mas muitos síndicos já são incumbidos de tantas tarefas e responsabilidades que mal sobra um intervalo para cuidar dessa parte com a atenção necessária.

Ao optar pela terceirização em condomínio, boa parte dessa burocracia será eliminada. A empresa contratada terá conhecimento e experiência para tratar desses assuntos da forma mais adequada tanto aos colaboradores quanto ao condomínio.

Ausência dos riscos de reclamações trabalhistas

Como os funcionários não terão um vínculo direto com o condomínio, mas sim com a empresa, quaisquer reclamações ou problemas trabalhistas vão recair sobre ela. Vale lembrar que ações judiciais do tipo geralmente envolvem altas quantidades de dinheiro, sem contar que uma grande rotatividade de funcionários gera muitas despesas.

Mais uma vez, a terceirização se mostra uma alternativa econômica ao síndico. Entretanto, o condomínio pode ser considerado corresponsável em alguns casos. Por isso, é fundamental que você se certifique sobre a idoneidade e o profissionalismo da empresa que pretende contratar para terceirizar os serviços.

Maior eficiência nos serviços prestados

O ganho na qualidade é uma das maiores vantagens da terceirização em condomínios. As empresas trabalham com mão de obra especializada, investem em treinamentos e realizam seleções de colaboradores capacitados para que prestem o serviço solicitado com a maior eficiência possível.

Ao contratar os funcionários por conta própria, é preciso oferecer treinamentos e atualizações para que tenham a expertise de realizar as tarefas da maneira esperada. Além de demandar tempo, isso tem um custo bastante alto.

Um colaborador que não seja tão bem preparado pode comprometer todo o funcionamento do condomínio, interferindo negativamente na rotina dos moradores. Alguém responsável pela segurança ou portaria que não cumpre sua função da maneira correta coloca em risco os outros funcionários, moradores e seus respectivos bens, por exemplo.

Da mesma forma, se a manutenção dos elevadores for feita do modo errado, haverá transtornos a quem transita pelos andares. Também é possível que aconteça algum acidente bastante grave.

Substituição imediata de pessoal

Sempre que surgir algum imprevisto que impossibilite o funcionário de comparecer ao local de trabalho, a empresa enviará outro que esteja disponível. Desse modo, o dia a dia do condomínio não será prejudicado.

Imagine se os responsáveis pela limpeza não puderem trabalhar por três dias, devido a algum impedimento? Isso certamente vai afetar a boa conservação do local e gerar muitas reclamações entre os moradores (com razão). Afinal, paga-se uma taxa mensalmente com o objetivo de ter em dia os serviços das áreas comuns.

A substituição também ocorrerá no caso de férias ou demissão do funcionário. Quando a contratação é direta e um colaborador falta, entra de férias, tira licença, pede ou recebe demissão, o síndico precisa correr contra o tempo para encontrar outra pessoa que o substitua. Ainda há o risco de não ser um profissional capacitado para desenvolver as tarefas do jeito correto.

Estabelecimento de um calendário de manutenção

Normalmente, a empresa contratada faz um controle dos serviços prestados ao condomínio, gerando uma série de dados. A análise dessas informações permite que o síndico crie planos melhores de manutenção preventiva e preditiva, observando o calendário das áreas envolvidas.

Uma abordagem preventiva e não emergencial possibilita garantir o bom desempenho dos serviços e prolongar a vida útil dos equipamentos. Como resultado, evitam-se contratempos e despesas desnecessárias.

Otimização do tempo

Não há como negar que o síndico tem inúmeras tarefas e responsabilidades no cargo. Além da agenda a ser cumprida, sempre surgem outras atividades inesperadas que exigem sua atenção. Ao optar pela terceirização em condomínio, porém, o síndico tem mais tempo disponível para se dedicar às demais atribuições de sua função.

O ponto positivo é que esse tempo será utilizado em outras tarefas e ele ficará tranquilo ao saber que todos os serviços serão realizados com qualidade. Assim, é possível se organizar melhor para administrar o espaço com mais eficiência em todos os setores.

Portanto, a terceirização em condomínio aumenta significativamente a eficiência da gestão. Mas, para obter todos os benefícios listados, é preciso contar com uma empresa de confiança, que tenha conhecimento e experiência no setor.

A Conac dispõe de uma estrutura completa para garantir a excelente administração do seu condomínio. Contamos com especialistas para selecionar e recrutar profissionais, além de oferecermos toda a prestação de contas que assegura a transparência da gestão.

Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma proposta para saber de que forma podemos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário