Imóveis em Ipanema: por que morar em um dos bairros mais charmosos da Zona Sul?

6 minutos para ler

O Rio de Janeiro é uma das cidades que atraem mais turistas no mundo inteiro, e isso tem os seus motivos. Vários de seus bairros, especialmente aqueles próximos às praias, são muito charmosos e têm grande valor. Imagine só passar a morar em um deles e aproveitar as suas maravilhas todos os dias. Essa é uma possibilidade para quem procura imóveis em Ipanema.

Sendo um bairro famoso, Ipanema também é um local com várias ofertas de moradia, atraindo tanto pessoas de fora quanto aquelas que já são moradoras da cidade. Se você está em dúvida sobre onde adquirir um imóvel para si e para a sua família, esse é um bom bairro no qual procurar.

Quer entender mais das vantagens de buscar imóveis em Ipanema? Então, continue a leitura do post!

Qual é a história do bairro?

Os primeiros sinais de vida em Ipanema surgiram no começo do século XX, quando a linha do bonde foi recém-inaugurada e os terrenos próximos à praia estavam em alta demanda. Na mesma época, a Zona Sul como um todo estava se expandindo, incluindo outros bairros, como Copacabana, Leblon, Flamengo e Botafogo.

O nome em si — “Ipanema” — vem do tupi e tem três interpretações possíveis:

  • “Lagoa fedorenta”;
  • “Água ruim, rio sem peixe”;
  • “Rio amarelo”.

É verdade que não são significados glamourosos, mas eles têm a sua origem em outro lugar. A região da Villa Ipanema, como era chamada, era lar de José Antônio Moreira Filho, dono de uma metalúrgica localizada no Morro de Ipanema, em São Paulo. Ao investir na região, ele resolveu dar a ela um nome em homenagem ao seu local de nascimento, a vila São João de Ipanema.

Apesar do sentido real, o nome carrega bastante respeito entre moradores e turistas.

Por que você deveria procurar imóveis em Ipanema?

Como já mencionamos, não faltam razões para viver nesse belíssimo bairro. Tudo depende do que você mais busca nos lugares onde pretende morar. Se estiver em dúvida, veja aqui algumas das principais vantagens de morar em Ipanema.

Proximidade de grandes pontos turísticos

Naturalmente, por ser um bairro altamente turístico, ele dá a oportunidade de estar sempre perto de algumas das grandes atrações da cidade do Rio de Janeiro. A mais evidente é a própria praia de Ipanema, que recebe milhares de turistas todos os anos, além da proximidade com outros bairros, como Copacabana e Laranjeiras.

Um ponto de interesse bem comum aqui é a Pedra do Arpoador, que dá uma excelente vista para o belíssimo litoral brasileiro. Se você for do tipo que passaria a vida inteira na praia se pudesse, então, não há como recusar!

Diversas opções de entretenimento

Claro que a praia não é o único ponto de interesse. Também há uma infinidade de bares, quiosques, boates e casas de show espalhadas por todo o bairro. Não importa onde você procura imóveis em Ipanema para morar — sempre haverá algum bar perto onde será possível aproveitar as suas noites e os fins de semana.

Muitas atrações, como a Feira Orgânica na Praça Nossa Senhora da Paz (terças) e a Avenida Souto fechada para pedestres (domingo), ajudam a encher o bairro de vida toda semana. A região é excelente para todos os gostos.

Amplo comércio e restaurantes

Ter acesso fácil a lojas de todos os tipos, assim como a mercados, é sempre um ponto positivo. E Ipanema não deixa a desejar nesse aspecto. Há uma grande variedade de lojas de roupas, com opções para todos os estilos e para todas as faixas de preço.

Da mesma forma, também existem vários restaurantes, indo desde as redes de fast food até os lugares mais tradicionais. Basta procurar um pouco e você certamente encontrará alguma coisa que se encaixe perfeitamente no seu gosto — e, mais uma vez, com opções para todas as faixas de preço.

Alta disponibilidade de serviços

Não adianta muito um bairro ser bonito e não dar acesso a escolas, internet, manutenção de carros etc. É bem mais difícil viver confortavelmente sem alguns itens básicos.

Felizmente, esse não é o caso de Ipanema. Todo o bairro tem ampla gama de serviços, indo dos mais essenciais até alguns luxos. Desde escolas tradicionais do Rio de Janeiro até as melhores opções de clínicas, entre outras necessidades. Você nunca terá que se preocupar com a falta de algum item essencial à sua lista.

Fácil acesso aos principais pontos da cidade

Outro ponto importante é a mobilidade. Se um bairro for muito isolado, então, você deixa de aproveitar uma boa parte da cidade, o que nunca é bom. Felizmente, mais uma vez, essa não deve ser uma preocupação para você enquanto procura imóveis em Ipanema.

Graças ao metrô, o bairro tem fácil acesso a vários pontos da cidade, como o Centro e boa parte da Zona Norte. Para quem preferir, poderá contar com ônibus ou, ainda, diversas opções para o deslocamento, como táxis e contratação por app. Também há muitas vias de acesso para quem tem um carro, mas você nunca ficará dependente dele para se deslocar, o que facilitará o dia a dia.

Excelente infraestrutura

Em Ipanema, as ruas estão sempre bem asfaltadas; as calçadas, bem alinhadas e as luzes, sempre acesas. Sendo um bairro com alto índice de planejamento em sua fundação, todos esses aspectos já foram considerados, o que proporciona uma excelente qualidade de vida aos moradores.

Alguns prédios são bem antigos, mas também há muitos imóveis novos e de alta qualidade. Isso é ótimo se você prefere um estilo mais moderno e algumas vantagens mais recentes.

Considerando todos esses fatores, fica bem claro que buscar imóveis em Ipanema é uma ótima opção para encontrar a sua moradia ideal. Se você já tem algumas alternativas, ainda vale a pena incluir esse bairro em sua lista. Afinal, a busca pelo local perfeito para morar envolve diversos fatores, e os principais deles você pode conhecer na ConaC Imóveis.

Agora, está com dificuldades para decidir? Não sabe por onde começar para saber qual a melhor forma de alugar o imóvel ideal. Então, confira o nosso checklist para aluguel de imóveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário