Vai comprar imóvel? Confira estas 15 dicas

8 minutos para ler

Quem está pensando em comprar imóvel já sabe que é preciso levar em consideração uma série de fatores para escolher o local ideal.

Além das necessidades do futuro morador, como a planta do imóvel e a quantidade de quartos, existem também questões burocráticas, como os documentos exigidos pela construtora ou imobiliária e a forma de pagamento.

Apesar da pequena dor de cabeça que comprar um imóvel pode trazer, os benefícios superam (e muito) qualquer obstáculo que possa aparecer. A aquisição do imóvel reduz drasticamente seus percalços quando aliada ao planejamento prévio.

Por isso, confira nossas dicas e o checklist para comprar o imóvel ideal para você e para a sua família e não tenha surpresas!

Qual a importância de fazer um estudo preliminar na hora de comprar imóvel?

O sonho do imóvel próprio move muitos brasileiros que desejam sair do aluguel e morar na propriedade tão desejada. Entretanto, se alguns itens não forem estudados e observados com cautela na hora de planejar e escolher um imóvel para comprar, alguns problemas desnecessários podem surgir e até inviabilizar a compra.

É preciso, então, sonhar com os pés no chão, tendo consciência da situação financeira e documental na hora de procurar um imóvel para comprar. Mesmo quem está comprando para investir também precisa estar atento a esses pontos. 

Organizar as informações e fazer um planejamento financeiro são ações obrigatórias para quem deseja ter seu próprio imóvel, principalmente para quem planeja fazer um financiamento, já que os bancos estão envolvidos e são mais burocráticos na hora de liberar o imóvel. 

Elaborar um checklist com alguns cuidados indispensáveis na hora de comprar um imóvel, então, é fundamental para escolher o melhor, sem se prejudicar financeiramente ou frustrar-se por não ter tudo de que precisa.

O que levar em consideração ao comprar imóvel?

Com a melhora no mercado imobiliário e da economia, a compra de imóveis está voltando a se tornar uma opção acessível para quem preenche os requisitos e planeja-se para a aquisição.

Na hora de pensar em comprar imóvel, alguns pontos precisam ser analisados com cautela. Confira!

1. Preocupe-se com o planejamento

O primeiro passo é se preocupar com o planejamento e fazer um real levantamento das condições. Muitos acabam comprando por impulso e terminam se endividando, por exemplo, porque não calcularam exatamente todos os custos que eram necessários para comprar um imóvel.

Também é necessário verificar quais são as opções disponíveis, entre comprar na planta, comprar um imóvel recém-entregue pela construtora ou um usado. Cada tipo tem suas próprias particularidades, que devem ser observadas no momento da visita e da compra.

O planejamento é fundamental para evitar dores de cabeça futuras, portanto, não ignore essa etapa.

2. Escolha a região

No planejamento, é interessante pensar em qual região seria a ideal para comprar imóvel, levando em consideração:

  • a distância de pontos importantes, como escola dos filhos ou o trabalho;
  • facilidade de transporte;
  • se é uma região de fácil acesso;
  • se é segura;
  • se tem facilidades próximas, como supermercado e hospitais.

Nem sempre conseguimos encontrar o imóvel ideal na região desejada, mas estabelecer quais seriam essas áreas já ajuda bastante a nortear as pesquisas e, quem sabe, até mesmo, a encontrar o imóvel na região dos sonhos.

3. Escolha o tamanho ideal

Outra questão que também deve ser observada é o tamanho ideal para o estilo de vida atual de quem procura o imóvel, mas sem abrir mão de possíveis mudanças em médio prazo. Isso porque algumas pessoas procuram imóveis que a atendam somente no curto prazo, como casais que compram apartamento com somente um dormitório, mas estão planejando ter filhos.

Ainda que não seja possível comprar um imóvel maior, é interessante observar a possibilidade de fazer uma reforma ou mesmo vender o imóvel em um curto período.

4. Verifique a posição

A posição do sol é um fator que também deve ser observado no momento de fazer visitas ao imóvel. Casas e apartamentos que pegam o sol da manhã costumam ter um valor mais alto do que os que pegam o sol da tarde. Saber disso pode ser uma forma de barganhar descontos ou escolher melhores imóveis.

5. Avalie a área condominial

A área condominial é uma opção que deve ser avaliada na hora de comprar um imóvel. O ideal é que ela valha a pena e que seja justa em relação ao que é oferecido.

Se for um imóvel antigo, é importante observar se o condomínio tem intenção de fazer grandes reformas logo após a compra. Caso isso aconteça, também é mais um ponto que pode ser barganhado na hora da aquisição, ou um critério de eliminação do imóvel.

Para quem tem animais de estimação, é fundamental avaliar quais são as regras do condomínio para os pets, já que esse pode ser um critério de escolha do imóvel.

6. Não se apegue ao planejamento inicial

Não é raro encontrarmos moradores que não planejaram morar no bairro em que compraram imóveis ou mesmo no tipo de imóvel que adquiriram. Isso acontece porque acabaram encontrando melhores opções que estavam fora do seu plano inicial.

7. Não se envolva emocionalmente

No momento da negociação, é natural que haja alguns desacordos, por diversas razões. Por isso, o ideal é se cercar de pessoas que trabalham na área e de advogados, que saibam conduzir a negociação adequadamente.

8. Organize o orçamento familiar

Segundo especialistas, o ideal é que até 30% do orçamento familiar seja destinado ao pagamento de financiamentos ou de parcelas da compra do imóvel. Comprometer mais do que isso pode gerar dívidas e arrependimentos.

9. Avalie as prestações

Caso seja necessário, corte algumas despesas e procure formas de aumentar a renda para garantir uma entrada melhor e prestações menores, já que os juros são elevados. Outra opção é usar o FGTS.

10. Faça pesquisas sem pressa

Evitar compras no impulso garante uma melhor escolha na hora de comprar imóvel, até porque alguns pontos podem passar despercebidos na pressa e trazer dores de cabeça depois.

11. Evite surpresas desagradáveis

Guarde materiais de divulgação, caso compre o imóvel antes da entrega, para garantir seus direitos sobre o que a construtora deve entregar.

E para quem está pensando em comprar um imóvel usado, é necessário avaliar o estado do imóvel e das suas instalações (hidráulica, sanitária e elétrica).

12. Faça o levantamento da documentação necessária

Caso não tenha um advogado que possa auxiliá-lo na questão, procure levantar a maior quantidade possível de documentos do imóvel. Alguns são:

  • certidão de ônus reais;
  • certidão negativa de IPTU;
  • certidão vintenária;
  • certidão de interdição;
  • certidão negativa da justiça federal e do trabalho.

13. Observe as opções de pagamento

Faça pesquisas em vários bancos, para analisar as melhores opções, principalmente para quem vai fazer financiamento do imóvel.

14. Analise a sua necessidade

Talvez reformas e uma nova decoração sejam necessárias para tornar o imóvel ideal para a família. Entretanto, para quem está comprando um imóvel usado, o ideal é esperar um pouco, já que alguns pontos que não foram observados na hora da compra talvez precisem de reforma.

15. Lembre-se dos custos extras

Muitos compradores acabam se esquecendo de que existem taxas extras que não estão exatamente embutidas no valor do imóvel, como o ITBI, as comissões, as taxas de mudança (que alguns condomínios cobram) e o próprio valor mensal do condomínio.

Essas taxas podem fazer a diferença no orçamento mensal e, portanto, não devem ser deixadas de lado na hora de comprar imóvel.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba, em seu e-mail, essas e outras dicas que a ConaC preparou para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário