4 dicas imperdíveis para fazer um planejamento financeiro familiar

4 minutos para ler

Muitas pessoas pensam que o sonho de comprar um imóvel e, finalmente, sair do aluguel é algo difícil de ser conquistado. A verdade é que isso é perfeitamente possível com a ajuda de um bom planejamento financeiro familiar. Aliás, esse não é o segredo apenas para adquirir a casa própria, mas também para garantir a estabilidade da família e elevar a qualidade de vida.

Não sabe por onde começar o planejamento? Então, acompanhe este post até o final. Nós listamos 4 dicas infalíveis para que você consiga organizar as finanças da família e realizar seu sonho com responsabilidade e sem surpresas desagradáveis. Confira!

1. Conheça todas as suas despesas

O primeiro passo para um planejamento financeiro familiar eficiente é listar as receitas e todos os desembolsos. Defina um método para organizar tudo o que é recebido e gasto. Dá para utilizar uma planilha online, aplicativos para smartphones ou, até mesmo, o bom e velho papel e caneta. Para escolher a melhor forma, leve em consideração a praticidade e a facilidade de anotar diariamente.

É muito importante adquirir o hábito de registrar absolutamente todas as despesas, até as menores, como um cafezinho na padaria. A falta de disciplina e a desorganização são grandes inimigas do planejamento. Ao fazer essa planilha, é possível conhecer melhor sua situação e partir para o próximo passo.

2. Descubra onde pode economizar

Depois de ter suas finanças e metas bem detalhadas, analise cada item. O ideal é classificar suas despesas em indispensáveis ou fixas, como contas de manutenção do lar (água, luz, gás, condomínio, alimentação, mensalidade escolar etc.) e as variáveis, como os gastos com passeios, vestuário, lazer e outros.

Observe atentamente cada uma delas e identifique as que podem ser cortadas e as que podem ser diminuídas. Sempre há uma forma de economizar. Um passeio no shopping (que sempre inclui alguma compra), por exemplo, pode ser substituído por uma ida a um parque.

Outro bom exemplo é a conta de celular. O plano que você paga é realmente necessário ou um inferior e mais barato seria suficiente?

3. Defina metas

Nessa etapa do planejamento financeiro familiar, você deve estipular uma meta mensal para economizar. Porém, tome cuidado para não definir objetivos inatingíveis porque essa pressão pode gerar uma grande frustração e a desistência do sonho. Como as parcelas da casa nova não podem ultrapassar 30% da renda familiar, essa é uma boa porcentagem para estabelecer como meta.

Ao calcular o quanto deve ser economizado, volte a analisar seus gastos para saber se é o suficiente. Se necessário, faça ajustes. Uma boa dica é não deixar o valor poupado em uma conta corrente, pois a tentação de gastá-lo é sempre grande. Então, guarde em uma outra conta ou poupança.

4. Envolva toda a família

Para que o planejamento financeiro familiar seja realmente eficaz e dê certo, é fundamental que todos os membros da família colaborem, mesmo os que ainda não recebem um salário. As crianças também podem (e devem) participar. Essa é uma excelente oportunidade para que aprendam sobre educação financeira.

Afinal, não há como controlar os gastos se apenas parte da família está comprometida em utilizar melhor o dinheiro. Então, transforme o assunto em um interesse comum de todos para que consigam comprar o imóvel que desejam.

Viu como é fácil fazer um planejamento financeiro familiar? O segredo é ter disciplina e manter o hábito de fazer com que sua planilha esteja sempre atualizada. Não deixe de seguir as nossas dicas e, assim, você estará cada vez mais perto de conquistar a casa própria.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para ler outro artigo sobre planejamento, dessa vez acerca do planejamento financeiro de condomínios!

Posts relacionados

Deixe um comentário