6 dicas essenciais para economizar água em condomínio

6 minutos para ler

Economizar água em condomínio é uma medida essencial para síndicos e administradores que querem manter as contas sob controle e buscar mais sustentabilidade. Para usar esses recursos de forma sábia, é importante abolir costumes que, apesar de comuns, são prejudiciais, como lavar a calçada com mangueira, não dar importância para vazamentos e deixar de conscientizar condôminos e funcionários sobre a importância de economizar.

Entre as práticas importantes para não desperdiçar água no dia a dia, estão usar bem torneiras e chuveiros, utilizar hidrômetros individuais, substituir vasos sanitários e identificar e consertar possíveis vazamentos. Confira 6 dicas essenciais para economizar água em condomínio!

1. Oriente os condôminos

Um dos passos mais importantes para economizar água em condomínio é não deixar que os condôminos esqueçam a importância de usar o recurso com sabedoria e lembrar o impacto financeiro que desperdiçar água causa para o caixa conjunto e, até mesmo, para o orçamento doméstico.

Nesse sentido, realizar campanhas de conscientização é um passo essencial. Coloque cartazes com dicas de economia de água em lugares de grande circulação no condomínio, como elevadores e portarias. Distribua panfletos com conteúdo educativo e lembrando a importância de todos economizarem o recurso.

O WhatsApp pode ser um grande aliado para distribuir conteúdos sobre economia de água. Você pode, por exemplo, enviar mensagens curtas com dicas práticas de como economizar o recurso.

2. Gaste menos água em torneiras e chuveiros

Banhos longos e torneiras ligadas enquanto não estão sendo usadas (durante a escovação de dentes, por exemplo) podem fazer com que o condomínio gaste mais água do que deveria. Por isso, é importante usar de forma consciente o recurso, incentivando banhos curtos e o desligamento da água das torneiras quando elas não estiverem sendo usadas.

É importante identificar, ainda, se chuveiros e torneiras estão funcionando como deveriam. O famoso pinga-pinga é um dos grandes vilões da economia de água. Se alguma peça estiver com defeito, conserte ou substitua para que a água não fique pingando.

Condomínios com piscinas têm que ter cuidado redobrado para não gastar mais água do que deveriam. Uma dica é manter as piscinas sempre cobertas para, assim, reduzir a evaporação da água e economizar, por mês, litros do recurso.

É importante comparar, mês após mês, como está a conta de água para identificar alguma possível mudança no consumo.

3. Utilize hidrômetros individuais

Outra forma de economizar água em condomínio é utilizando hidrômetros individuais para auxiliar na conscientização dos condôminos. Ao individualizar a água e fazer com que cada apartamento ou casa pague pelo recurso que consumiu, você garante que as pessoas ficarão mais atentas à forma como usam torneiras, chuveiros e afins. Afinal, isso terá impacto direto nas finanças.

Para garantir que isso se reverterá em economia para o condomínio, comece pela realização de uma cotação para checar o custo para a instalação dos hidrômetros individuais. Tenha em mente que pode sair relativamente caro por unidade, mas, em longo prazo, esse investimento pode ser interessante para o condomínio.

4. Identifique vazamentos

Identificar e solucionar vazamentos do condomínio é um passo importante para economizar água. Peça para o zelador — ou outro funcionário — fazer inspeções de forma periódica para saber se há vazamentos no prédio. Corrigir o problema que leva ao desperdício de água pode gerar uma economia de até 20% nas contas do condomínio.

Não desperdiçar água é importante. No entanto, para gastar ainda menos com o recurso no seu condomínio, é preciso ir além, com a utilização de estratégias sustentáveis. Uma delas é a coleta de água da chuva.

Caso exista espaço disponível, considere construir reservatórios para armazenar a água das chuvas. Você pode reaproveitar o recurso para otimizar a limpeza predial: use-o para a faxina de áreas comuns do condomínio ou para fazer a manutenção dos jardins. A chamada água cinza, que é usada em chuveiros, também pode ser reaproveitada com o tratamento apropriado. Veja se vale a pena investir!

5. Troque os vasos sanitários

Condomínios muito antigos podem se beneficiar da substituição dos vasos sanitários das áreas comuns e de apartamentos. Opte por modelos que despejam um volume de água diferente conforme a necessidade. Há modelos de vaso sanitário com caixa acoplada que reduzem o volume de água de 24 litros para 6 a cada descarga dada.

Além de substituir vasos sanitários antigos, rever o estado da tubulação do seu condomínio é outra maneira de garantir a economia de água. Acompanhar de perto e fazer uma manutenção constante é uma forma de prevenir possíveis vazamentos. Caso as peças sejam muito antigas, pode valer a pena substituir toda a tubulação para evitar desperdício do recurso.

6. Conscientize a equipe do condomínio

Além de conscientizar condôminos sobre a importância de economizar água, é preciso, também, fazer campanhas com os funcionários para que eles usem o recurso com parcimônia em suas tarefas cotidianas. Incentive-os, por exemplo, a não usar a mangueira na hora da limpeza. É possível regar as plantas com um regador e evitar a evaporação da água, economizando.

Caso seu condomínio ofereça o serviço de lavagem de carros, é recomendável que a limpeza seja feita a seco. Líquidos em spray e panos descartáveis podem ser usados na tarefa. O resultado é o mesmo e não é preciso gastar água.

Converse com os funcionários também sobre a importância de usar a vassoura na limpeza. Ao optar por esse caminho em vez de usar uma mangueira para lavar a calçada, por exemplo, você gera uma economia de água que pode chegar a 280 litros a cada 15 minutos!

Ao seguir nossas dicas para economizar água em condomínio, você verá diferenças significativas no seu caixa no final do mês e, também, garantirá que o espaço ficará em dia com o meio ambiente!

Mudar hábitos é um processo, por isso, é essencial ter paciência e investir na conscientização de moradores e funcionários sobre o uso da água. Campanhas educativas e dicas para ensiná-los como economizar o recurso ajudam a implementar mudanças significativas.

Combater os vazamentos, investir em prevenção, cuidar da manutenção e substituir equipamentos que não são sustentáveis também são ações importantes para economizar água em condomínio.

Agora que você descobriu como economizar água, quer ter acesso a outros conteúdos sobre administração de condomínio? Assine agora mesmo a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário