5 razões para você morar no Rio de Janeiro

4 minutos para ler

Morar no Rio de Janeiro é e sempre será uma boa opção, desde que a escolha seja criteriosa e considerando as características da cidade. A Cidade Maravilhosa, afinal, é a segunda maior do Brasil e, por seus atributos, é o cartão-postal número um do nosso país.

Além disso, embora seja uma capital, o Rio apresenta um custo de vida atrativo. Existem, ainda, outros fatores que devem ser ponderados, já que não faltam motivos para escolher a capital fluminense como lar.

Veja, nos próximos tópicos, quais são!

1. Belezas naturais

O jornal Telegraph, da Inglaterra, indica o Rio como um dos mais belos lugares para se conhecer na vida — e isso não é à toa. Se existe um quesito no qual a cidade não tem concorrentes, sem dúvidas, é em belezas naturais. Copacabana, Pão de Açúcar e o Corcovado, com a estátua do Cristo, são apenas os mais conhecidos. 

Além desses incríveis pontos turísticos, vale a pena morar no Rio e desfrutar de algumas belezas, como:

  • Floresta da Tijuca — uma das maiores florestas urbanas do mundo com 4,2 mil hectares;
  • Pedra da Gávea — ótima para fazer trilha, escalada e saltar de parapente;
  • Praia da Barra — tradicional point de surfistas (em especial na praia do Pepê) e prática de naturismo, na região da Reserva.

2. Clima

Morar no Rio de Janeiro também é a melhor alternativa para quem prefere um lugar com clima sempre ensolarado. Sendo assim, a Cidade Maravilhosa é perfeita para os amantes do mar e da praia, já que, na maior parte do ano, seus dias são sempre quentes, e o céu, azul.

3. Lazer

Nem só de praia e natureza vive o carioca. Como grande centro urbano, o Rio conta com toda uma rede de equipamentos e de infraestrutura de lazer. No Maracanã, além das partidas de futebol, é possível assistir a grandes shows de artistas internacionais, que se apresentam esporadicamente no maior estádio do Brasil. 

Também há grandes casas de espetáculos, como o Vivo Rio e o Circo Voador. Vale destacar também o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo e 100% carioca.

4. Vida noturna

Outra característica do Rio de Janeiro que o torna um lugar dos mais interessantes é a sua sempre badalada vida noturna. Bairros boêmios, como Tijuca — com destaque para a praça Varnhagem — Catete, Lapa e, mais recentemente, Botafogo, formam um conjunto perfeito para quem gosta de sair com amigos e se divertir. O simpático bairro da zona sul, inclusive, foi eleito recentemente como um dos 50 bairros mais descolados do mundo.

5. Universidades

O carioca trabalha e estuda, e muito, por sinal. Uma prova disso é que, no Rio, estão três das maiores universidades do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha. Nele, figuram em 3º lugar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); em 13º a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); em 17º, a Universidade Federal Fluminense (UFF, em Niterói); e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), em 19º lugar.

Vale, ainda, destacar que algumas regiões, como Zona Sul e Barra, apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos mais elevados do mundo. Só o bairro da Gávea, nesse aspecto, aproxima-se da nota máxima, já que seu IDH, em 2019, é de 0,970.

Então, não parece uma ótima ideia morar no Rio de Janeiro? A Cidade Maravilhosa apresenta, como toda cidade desenvolvida e urbanizada, desafios a superar, mas, de qualquer forma, suas qualidades acabam sempre falando mais alto. Opções não faltam em todos os sentidos!

Quer conhecer mais sobre algum bairro do Rio? Confira, em nosso site, informações sobre o bairro do Flamengo e fique por dentro de suas características de forma mais detalhada!

Posts relacionados

Deixe um comentário