Por que morar no bairro do Catete?

6 minutos para ler

O bairro do Catete é um dos mais tradicionais do Rio. Localizado na Zona Sul, ele fica ao lado do Aterro do Flamengo, entre Laranjeiras, Flamengo, Botafogo e Glória. Por suas ruas, repletas de prédios e casarões históricos, é possível encontrar todo tipo de gente: comerciantes, funcionários públicos, executivos, turistas de várias partes do mundo e, é claro, moradores aproveitando aquilo que a região tem a oferecer.

Quem mora por lá diz que o bairro é um dos melhores para se viver no Rio. Com boa infraestrutura, o local oferece excelente qualidade de vida a seus moradores. Em meio às ruas arborizadas, fica até difícil acreditar que estamos em uma das maiores metrópoles do Brasil. A mistura de agitação e calmaria talvez seja a principal característica do Catete.

Ficou curioso para conhecer esse bairro cheio de história e tradição? Então, continue a leitura e descubra como é a vida dos moradores desse cantinho especial do Rio!

Conheça a história do bairro do Catete

O bairro do Catete é um dos mais antigos da cidade do Rio de Janeiro. Originalmente, a região era habitada por Tamoios, um dos mais tradicionais povos da nação Tupi. A atual Rua do Catete, que liga a Glória ao Flamengo, por exemplo, já existia desde o período em que ali se localizava a aldeia Uruçumirim.

O curso do Rio Carioca, que foi tombado em janeiro de 2019 pelo INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural), passava pelo Caminho do Catete. Boa parte do rio, que nasce no Corcovado e deságua na Praia do Flamengo, está canalizada ou aterrada atualmente, mas ele foi a principal fonte de água da cidade durante séculos. Eram abastecidos os Arcos da Lapa e o chafariz de Nossa Senhora do Carmo, localizado na Praça XV de Novembro, por exemplo.

A ocupação do Catete foi impulsionada pela chegada da Família Imperial ao Brasil, em 1808. Pouco a pouco, a área foi sendo ocupada por chácaras e casarões de membros da aristocracia. A mãe do Príncipe Regente Dom João VI, Dona Maria, foi uma das mais célebres moradoras do bairro Catete. Seu palacete ficava na atual Rua Marquês de Abrantes, em uma esquina com a Praia do Flamengo.

Apesar da importância da Família Real para o desenvolvimento do Catete, foi com a Proclamação da República que o bairro se tornou relevante no cenário nacional brasileiro. Entre 1897 e 1960, o local abrigou a sede da Presidência da República, localizada no Palácio do Catete. Em 1960, com a inauguração de Brasília, a capital federal foi transferida para o Centro-Oeste e o prédio se converteu em sede do Museu da República.

Descubra as vantagens de viver por lá

Vida cultural ativa

Por estar localizado na sede do poder durante grande parte de sua história, o Catete, junto aos bairros da Glória e de Santa Teresa, foi um dos mais valorizados da cidade do Rio de Janeiro. Ainda hoje, a paisagem da região é marcada pela presença de palacetes e sobrados em estilo neoclássico e Art Noveau, construídos por membros da elite da época.

Além de sua beleza arquitetônica, o Catete fica próximo a diversos museus, teatros e prédios públicos. Tal característica garante ao morador a possibilidade de participar ativamente da vida cultural carioca.

Segurança

Nos últimos anos, a segurança vem preocupando os moradores do Rio de Janeiro. Embora seja comercial, o Catete tem apresentado índices mais baixos de violência do que outros bairros da região, como Centro, Santa Teresa, Copacabana etc.

Transporte eficiente

Uma das principais vantagens do bairro é o fácil acesso ao transporte público. No Catete estão localizadas duas estações de metrô: Largo do Machado e Catete. Além disso, o morador pode contar com inúmeras linhas de ônibus que levam a todos os cantos da cidade. Para quem viaja com frequência, optar por morar no bairro pode ser uma boa, já que o Catete está a apenas dez minutos de carro do Aeroporto Santos Dumont.

Variedade de comércios

O bairro tem uma forte tradição comercial, portanto é fácil encontrar galerias, supermercados, farmácias e agências bancárias na região. Dessa forma, o morador não precisa enfrentar o trânsito carioca para resolver assuntos rotineiros.

Opções de lazer

Como falamos, por se tratar de um bairro histórico, o Catete conta com atrações culturais, museus e teatros. Além disso, o local tem fácil acesso à praia e abriga o Aterro do Flamengo, que oferece uma ampla infraestrutura para a prática de esportes e áreas verdes.

Vizinhança

Apesar de ser um bairro com forte vocação comercial, o Catete conta com muitos prédios residenciais. Neles, é possível encontrar uma diversidade de pessoas, indo desde estrangeiros até jovens famílias e moradores mais antigos, que não abrem mão de viver na região.

Educação de qualidade

O local é abastecido por excelentes instituições de ensino públicas e privadas. Entre as escolas de educação básica, se destaca o Colégio Zaccaria, tradicional do Rio de Janeiro, com mais de um século de funcionamento.

Veja como uma imobiliária especializada pode ajudar

O bairro do Catete vem passando por um processo de valorização imobiliária desde o final dos anos 1990. Apesar disso, a região ainda oferece valores para venda e locação mais baixos do que outros bairros da Zona Sul, o que é um grande atrativo a quem procura um imóvel para alugar — sobretudo se considerarmos sua localização privilegiada.

Para aqueles que querem iniciar a busca por imóveis no bairro, vale a pena contar com a ajuda de uma imobiliária especializada. Afinal, muitas propriedades estão em prédios antigos, que precisam de boa uma vistoria antes da locação. Dessa forma, com a ajuda de uma imobiliária experiente como a ConaC, o locatário evita dores de cabeça no futuro e tem a garantia de fazer um negócio juridicamente seguro.

Além disso, uma imobiliária especializada na região do Catete pode ajudar a poupar tempo na busca pelo imóvel ideal, por meio de uma pré-seleção dos apartamentos que atendem ao que o locatário procura.

Se você tem interesse em alugar um imóvel no bairro Catete, não perca tempo: entre em contato conosco e agende uma visita. Será um prazer atendê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário