Tijuca | O Coração da Zona Norte

2 minutos para ler

É inegável de que a Tijuca é um dos bairros mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro. Fundado em 1759, ela possui aproximadamente 163 mil habitantes, segundo o último censo. Quer saber por que a Tijuca é um bairro tão especial para os cariocas? Nós contamos:

1 – Educação

A Tijuca é um bairro que abriga alguns dos principais colégios do Rio, como o Pedro II, fundado em 1858, o Colégio Militar do Rio de Janeiro e o Colégio Marista. No ensino superior, ainda conta com o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, o ISERJ.

2 – Esporte e Lazer

O bairro também conta com diversos clubes sociais e esportivos, como o América, tradicional time do futebol carioca, que diversas vezes conquistou o campeonato estadual do Rio de Janeiro. A tijuca possui ainda o Tijuca Tênis Clube, o Clube Monte Sinai, o Clube Municipal e o Montanha Clube.

3 – Gastronomia

No quesito gastronomia a Tijuca não fica atrás. A Praça Saens Peña é a que conta com o maior número de bares, confeitarias e restaurantes do bairro. Há também outros dois polos gastronômicos famosos, os da Rua Uruguai e da Rua Mariz e Barros.

4 – Cultura

A Tijuca também é conhecida por ter diversas escolas de samba, a mais famosa delas, a Império da Tijuca foi fundada em 1940, no morro da Formiga. Teatros e cinemas também são bem fáceis de achar, além do museu Espaço Ciência Viva, um dos principais da cidade.

5 – Floresta da Tijuca

A Tijuca também possui a maior floresta urbana da cidade do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca. Com 33 km de extensão, ele está rodeado pela paisagem urbana e é visitado por 1 milhão de pessoas por ano. A ConaC recomenda a visita!

Posts relacionados

Deixe um comentário