7 dicas para decorar apartamentos pequenos e otimizar o espaço

7 minutos para ler

Imóveis com metragens reduzidas são cada vez mais comuns, principalmente nos grandes centros urbanos. E, quanto menor é o tamanho, maior é o desafio de aproveitar os espaços de maneira inteligente e atrativa. No entanto, há alguns truques para decorar apartamentos pequenos que deixam o lugar extremamente aconchegante, mais funcional e, até mesmo, com a impressão de ser mais amplo.

Pensando nisso, nós listamos as 7 melhores dicas para você colocar em prática e fazer a decoração perfeita para que o seu apartamento fique do jeitinho que você sempre sonhou. Continue a leitura!

1. Priorize cores claras

Tons claros refletem a luz e, por isso, dão a sensação de amplitude. Então, escolha tons neutros para grandes áreas, como paredes, pisos e móveis. Alguns exemplos para fugir do branco são gelo, pérola, off white, palha, bege e tons pastel. Isso não significa que o seu apartamento será monocromático.

Defina uma paleta com mais de uma cor neutra e aplique a regra 60-30-10 para não ter erro. Ela consiste em aplicar um tom claro e principal em 60% do ambiente, uma cor clara secundária em 30% e investir em tons mais fortes e vibrantes em 10%, isto é, nos detalhes, como almofadas e objetos decorativos.

Essa regra é excelente para combinar cores com uma proporção harmônica. Outra excelente dica para não deixar o seu apartamento monótono é explorar as texturas de mantas, cortinas, estofados, tapetes e papel de parede.

2. Deixe a luz entrar

Muito se fala em aproveitar a luz do sol por questões de economia e sustentabilidade. Mas os seus benefícios vão além disso. A iluminação natural é uma forte aliada para decorar apartamentos pequenos, pois dá a sensação de amplitude visual e mais aconchego ao ambiente. Além disso, a luz reflete nas paredes claras e ilumina todos os cantos do espaço.

Para aproveitá-la, prefira cortinas claras e feitas em tecidos leves e fluidos, como o voil. A transparência permitirá a entrada dos raios solares e, ao mesmo tempo, garantirá a privacidade no interior do imóvel. Outra dica importante é posicionar os móveis de modo que eles não bloqueiem a luz.

3. Use os espelhos como aliados

Posicionados em lugares estratégicos, os espelhos são uma solução eficiente para fazer com que os espaços pareçam maiores, pois criam a sensação de profundidade. Além disso, refletem a luz e clareiam ainda mais os cômodos. Esse tipo de acessório pode ser utilizado em qualquer ambiente, como o hall de entrada, a sala de estar, o banheiro, os quartos e a sala de jantar.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para que ele não gere o efeito contrário. Escolha um local cujo lado oposto não tenha tantos elementos, pois ele multiplicará a quantidade de itens e passará a impressão de poluição visual e ambiente menor. Outro ponto importante é que os modelos verticais ampliam o pé direito, enquanto os horizontais influenciam a largura do espaço. Sendo assim, escolha o tamanho e o formato de acordo com o efeito desejado.

4. Explore os espaços verticais

Outra maneira ótima de otimizar o espaço de apartamentos pequenos é explorando as áreas verticais. Para isso, aposte em prateleiras, nichos e armários aéreos. Além de incrementarem a decoração, esses elementos acrescentam funcionalidade e promovem a organização. No caso de prateleiras e nichos, opte por não colocar muitos itens.

Isso porque, como ficarão à vista, podem dar a sensação de que o ambiente está cheio e, consequentemente, mais apertado. No caso dos armários, prefira os que não têm portas de vidro. Opte por materiais claros e com acabamento brilhante, pois eles refletem a luz e, ainda, são uma grande tendência do design de interiores.

5. Prefira móveis planejados

Os móveis planejados são ideais para decorar apartamentos pequenos pois são feitos sob medida. Dessa forma, há um melhor aproveitamento do espaço de modo mais prático e mais bonito. Os projetos são feitos para atender exatamente às necessidades e contam com a vantagem de serem criados com um layout personalizado para valorizar a decoração.

Também é possível projetar peças multifuncionais, como camas cuja base tem gaveteiro, recamier com baú para guardar os calçados, ou, ainda, outras soluções para otimizar o espaço, como armários com portas de correr e mesas dobráveis.

Com relação aos outros móveis, como sofás, poltronas, mesas de cabeceira e demais, leve em consideração o tamanho, a sua proporção no ambiente e a posição, para que não comprometam a circulação. Um truque que fará toda a diferença é não encostar os móveis na parede.

Isso dá a impressão de que o ambiente está no limite máximo. Deixe todas as peças afastadas alguns centímetros da parede para dar a sensação de profundidade.

6. Opte pelo minimalismo

Mesmo ambientes maiores parecerão pequenos se houver muitos elementos. Então, não exagere nos itens decorativos e nem na quantidade de móveis. Dê preferência à funcionalidade da mobília e prefira a qualidade dos itens decorativos. Poucas peças bem posicionadas e que sejam de bom gosto dão um ar de requinte e sofisticação ao ambiente.

Assim, o minimalismo é o estilo perfeito para apartamentos com metragens menores. A proposta de “menos é mais” alia beleza e praticidade. Por esse motivo, tem conquistado cada vez mais espaço no ramo de decoração. Para aderir ao estilo, não basta não exagerar nos elementos, também é preciso escolher os móveis corretos. Linhas retas, poucos detalhes e multifuncionalidade são os que mais se encaixam no conceito.

7. Mantenha a unicidade dos ambientes

Escolher um estilo decorativo para todos os cômodos é uma das melhores formas de passar a impressão de continuidade do espaço. Do mesmo modo, escolher um único modelo de revestimento para o piso dá amplitude, pois não há quebra e nem contraste entre os ambientes. Se optar pelo porcelanato, prefira os de formato grande, pois há menos encaixes.

Contudo, se não há a possibilidade de mudar o revestimento e o material é escuro e com muitas juntas, uma boa opção é cobri-lo com um tapete grande. O mercado oferece uma série de modelos e materiais diversos. Assim, você poderá encontrar tipos específicos para cada ambiente da casa, mesmo para os mais suscetíveis à umidade.

Viu como não é difícil decorar apartamentos pequenos? Em um mercado em que os lares com metragens reduzidas estão cada vez mais em alta, é indispensável buscar alternativas para aproveitar o espaço de maneira inteligente e, ainda, tornar o ambiente bem aconchegante. Para isso, siga as dicas deste post, que são simples e fáceis de serem aplicadas em seu imóvel sem que seja preciso realizar uma reforma.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o nosso post para descobrir como decorar apartamento alugado sem danificar o imóvel!

Posts relacionados

Deixe um comentário