Sustentabilidade | Como reduzir a conta de luz

2 minutos para ler

Com os reajustes nas tarifas de luz que aconteceram nos últimos meses somados aos dias de calor intenso, as contas de luz tendem a ficar com o valor cada vez mais alto. Por isso, pensando em aliviar o bolso e evitar sustos, selecionamos algumas boas dicas que podem te ajudar a economizar no fim do mês.

→ Troque as lâmpadas da sua casa

Se as suas lâmpadas ainda não são de LED, é melhor pensar em substituí-las. Além de serem mais econômicas, a vida útil é bem maior. Lâmpadas fluorescentes também são uma boa opção, apesar da durabilidade menor.

→ Tire os aparelhos da tomada

Quando for viajar, tire todos os eletrônicos da tomada ou até mesmo desligue a chave geral de energia. A prática evita o modo stand-by e economiza energia. Se utilizar essa dica no dia-a-dia, cuidado, pois ao tirar o aparelho e conectá-lo na tomada muito frequentemente, pode acabar danificando-o. O melhor a fazer nesses casos é desconectar da tomada só aqueles que não são utilizados frequentemente.

→ Manutenção do ar-condicionado

Não esqueça de fazer a limpeza dos filtros, pois se houver muita poeira acumulada impedindo a circulação livre de ar, o gasto de energia é maior. Além disso, um ar-condicionado sujo prejudica a saúde! Fique atento.

→ Atenção para a sua geladeira

Sempre que possível, verifique se todas as borrachas de vedação estão em bom estado. Além disso, não acumule muitas alimentos dentro da sua geladeira para não dificultar a circulação do ar. Fazer o degelo de vez em quando, também é muito importante para economizar energia.

→ Cuidados com as extensões

É preciso ter muita atenção ao utilizar extensões, para não correr riscos de sobrecarga elétrica. Prefira utilizar com aparelhos que consomem menos energia, como telefones, abajures e ventiladores portáteis.

A Conac acredita que pequenas atitudes fazem toda a diferença, por isso a consciência diária de cada um de nós pode ser a grande mudança que queremos pro nosso planeta!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário