Como funciona a autovistoria predial? Entenda e veja como se preparar

6 minutos para ler

Em um prédio, há muitas partes que precisam funcionar adequadamente para garantir a segurança e qualidade de vida dos moradores, como distribuição de água, gás, luz, iluminação e limpeza. Por isso, existem diversas normas e leis que orientam como alguns desses sistemas devem funcionar. E para ajudar a retificá-los, é comum que seja feita uma autovistoria predial de tempos em tempos.

Como o nome diz, essa autovistoria tem o objetivo de avaliar o funcionamento do edifício e garantir que tudo esteja em ordem, especialmente as partes com maior relevância do ponto de vista da Lei Municipal 6.400 de 05/03/2013. Dependendo da infração, pode ser que o prédio receba uma multa bem pesada.

Diante disso, o síndico assume um papel importante para garantir que as inspeções sempre ocorram sem gerar muitos problemas, apenas com os inspetores passando e vendo tudo em ordem, ou com pequenas observações e correções.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o funcionamento da autovistoria, por que ela é tão importante e o que o síndico pode fazer para que não se transforme em um problema. Acompanhe.

Como funciona a autovistoria predial?

De forma geral, a autovistoria consiste em um ou mais fiscais (que devem ser profissionais de engenharia licenciados) indo até o edifício e observando a estrutura. Eles se preocupam principalmente com alguns pontos e tarefas, os quais tomam como prioridades. Veja alguns exemplos a seguir.

Verificar defeitos e riscos

Primeiramente, a autovistoria é voltada para possíveis problemas que comprometam a segurança dos moradores. Esses pontos incluem desde o uso de materiais adequados para obras até isolamento elétrico, vedação de água e possíveis falhas estruturais. Caso alguma situação desse tipo seja identificada, o inspetor tem autoridade para aplicar multas ou mesmo interditar o local imediatamente se considerar que ele sé impróprio para uso.

Acompanhar as condições de preservação

Outro ponto muito importante que deve constar em qualquer autovistoria é uma verificação das condições do prédio, especialmente se sua durabilidade já foi comprometida. Estruturas mal cuidadas tendem a perder integridade, o que pode levar a problemas internos ou mesmo desabamentos. Por outro lado, mesmo um local bem cuidado ainda precisa de reformas regulares para preservar a segurança e qualidade de vida dos moradores.

Propor melhorias e correções quando necessário

Por fim, mas não menos importante, os profissionais da autovistoria também podem propor reformas e soluções a serem implementadas para corrigir os problemas encontrados. Algumas podem ser mandatórias, visto que existem leis de habitação que precisam ser cumpridas, mas outras podem ser sugestões de acordo com alguma mudança que você pretende fazer na estrutura do prédio.

Qual é sua importância para o condomínio?

A autovistoria predial pode parecer apenas uma dor de cabeça para algumas pessoas, mas trata-se de um passo indispensável para garantir a qualidade de vida dos moradores. Vejamos alguns exemplos.

Atender às normas reguladoras

Como já mencionamos, a forma como um prédio é estruturado depende das leis municipais às quais está sujeito. Dependendo do porte do edifício e de seu propósito, algumas dessas normas podem ser bem mais rígidas. Durante a autovistoria, o profissional vai determinar se o condomínio está em conformidade com elas e, caso não esteja, aplicar as medidas cabíveis.

Preservar a segurança dos moradores

No geral, o principal foco das inspeções é identificar possíveis riscos à integridade física dos moradores. Um vazamento de gás ou cano de água entupido, por exemplo, pode levar a diversas outras consequências, desde acidentes graves até a proliferação de doenças. Com a ajuda da equipe de autovistoria, esses problemas podem ser mais claramente identificados, evitando problemas enquanto ainda são controláveis e não afetando diretamente os moradores.

Corrigir erros pendentes

Por fim, mas não menos importante, há sempre algumas coisas não detectadas nas observações de rotina e outras reformas. Mesmo um síndico bem cuidadoso ainda pode ter problemas para manter a ordem o tempo todo. Nesse ponto, contar com o auxílio de um profissional mais treinado pode ser a melhor forma de minimizar tais riscos e fazer com que as falhas sejam corrigidas o quanto antes.

Como o síndico pode se preparar para a autovistoria predial?

Você já deve imaginar que, durante cada autovistoria, existe a possibilidade de algo ser encontrado e você ter que lidar com algum custo de manutenção repentino ou multa — duas possibilidades bem ruins para o orçamento do prédio. Por isso, o mais recomendado é sempre se preparar adequadamente para as inspeções. Confira abaixo algumas dicas simples que podem ajudar.

Faça verificações regulares

A ida de um fiscal ao condomínio não é o único momento em que esse tipo de verificação pode ser feito. O mais indicado é que você mesmo, enquanto síndico, faça uma ronda pelo edifício regularmente, verificando os pontos mais vulneráveis a defeitos. Dessa forma, vai ser possível encontrá-los com antecedência e manter tudo em ordem, independentemente do momento.

Informe os moradores e a equipe

Na maioria dos casos, a preservação do prédio depende muito mais dos moradores e da equipe de manutenção do que do próprio síndico. É verdade que você deve agir quando há algum problema grave, mas existem muitas coisas no dia a dia que exigem a cooperação de todos. Nesses casos, o melhor a ser feito é mantê-los devidamente informados, de maneira que saibam como atuar sem prejudicar o edifício.

Busque ajuda especializada

Por fim, mas não menos importante, é sempre uma boa ideia buscar auxílio profissional para fazer suas próprias inspeções internas. Afinal, há muitos defeitos e problemas estruturais que não podem ser identificados apenas com uma observação. Nesses casos, a ajuda de um especialista pode fazer toda a diferença para o resultado de suas inspeções oficiais.

Agora você entende um pouco melhor a importância da autovistoria predial para o condomínio, certo? O síndico tem um papel indispensável na condução desse processo, assim como a administradora. Portanto, ambos devem ter as inspeções em mente durante o planejamento.

Para que seu condomínio garanta sempre a segurança nas medidas que são tomadas, que tal ter acesso a conteúdos exclusivos de vários assuntos relevantes? Assine nossa newsletter.

Posts relacionados

Deixe um comentário