Despesas de condomínio: descubra as principais e como gerenciá-las

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O trabalho de administração de condomínios possui uma série de demandas, sendo uma das mais importantes lidar com o orçamento. Porém, ainda existem síndicos que começam a atuar sem saber ao certo quais são as principais despesas de condomínio e como elas podem ser mais bem administradas.

Quando não é feita uma boa gestão de despesas, é bem mais provável que haja desperdício de orçamento, o que pode levar a problemas de manutenção e dificuldades para lidar com certas emergências. Conhecer os principais custos de condomínio e como arcar melhor com eles é um bom ponto de partida para evitar esse cenário.

Para ajudar com isso, listamos aqui algumas das principais despesas de condomínio e como elas podem ser geridas com mais eficácia. Confira.

Folha de pagamento

Quando se pensa em despesas de condomínio, o pagamento de salários é uma das primeiras coisas que vêm à mente. Para que uma equipe de manutenção continue atuando, ela precisa ter seu pagamento sempre em dia.

Não há grandes segredos aqui. Apenas calcular o valor total da folha de pagamento e separar esse dinheiro a cada mês. Caso o total seja muito elevado, então é necessário reconfigurar sua equipe.

Luz, água, gás e afins

Este é outro ponto bem comum no que diz respeito às despesas de qualquer edifício. Fora os custos gerados em cada apartamento individual, os quais são pagos pelos moradores, ainda é necessário lidar com o uso de luz e água nas áreas comuns, como corredores, elevadores e salão de festas.

Uma boa forma de evitar imprevistos é ter um relógio separado para cada área. Alguns condomínios usam um único relógio para medir água, por exemplo, sendo necessário repartir os custos entre todos os moradores.

Obras de melhoria

É de interesse dos proprietários que o condomínio receba algumas benfeitorias, como construção de áreas de lazer, pintura e melhorias estruturais. E, para cada uma delas, é necessário fazer um investimento, sempre rateados por todos os moradores e à parte da taxa condominial.

Esses investimentos são bem úteis, desde que você não comprometa outras partes do orçamento para conduzi-los. Lembre também que, enquanto a obra estiver ocorrendo, pode haver alguns inconvenientes para seus moradores.

Reparos e manutenção

Limpeza, troca de peças em equipamentos, entre outras tarefas, são indispensáveis para manter a qualidade de vida dentro de um condomínio. E esses são custos regulares para o orçamento interno.

Mais uma vez, a melhor forma de administrar tais despesas de condomínio é por meio de planejamento. Saber quais são os equipamentos e materiais a serem usados, como e em qual quantidade é essencial, assim como separar o dinheiro necessário tanto para a equipe quanto para emergências etc.

Fundo de reserva

Por fim, mas não menos importante, é preciso haver um fundo de reserva para o condomínio. Afinal, quando alguma emergência surge ou há planos de benfeitorias, é necessário ter algum dinheiro acumulado em caixa para responder. De todo modo, o síndico deve sempre usar esses recursos da melhor forma possível, pois, via de regra, 10% do faturamento será destinado a essa reserva todo mês. Se for possível acumular mais, então você pode ampliar esse fundo mais rapidamente.

Agora você já conhece melhor as principais despesas de condomínio e como administrá-las. Lembre-se que o trabalho de gestão condominial é fundamental para evitar desperdícios no seu orçamento e pode ser bem complexo. Em muitos casos, a terceirização é a melhor forma de garantir a qualidade do serviço.

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