Passo a passo: como fazer a eleição de síndico?

6 minutos para ler

Para garantir o funcionamento adequado dos condomínios, a função do síndico é indispensável. Porém, para que a posição dele seja validada, é necessário realizar uma eleição de síndico, que pode ser um processo mais difícil do que muitos imaginam à primeira vista.

Dependendo do regimento interno e da convenção do condomínio, pode ser preciso seguir uma série de passos antes que a eleição se inicie. Depois disso, será necessário documentar, sempre registrando tudo em cartório, além de outras tarefas a serem executadas. Caso essas etapas não sejam conduzidas com cuidado, você também pode enfrentar alguns problemas.

Para ajudar a entender melhor o assunto e evitar esses erros, vamos falar um pouco mais sobre como fazer a eleição de síndico em seu condomínio e como você pode descomplicá-la. Acompanhe.

Veja quais são os passos para organizar a eleição de síndico

Uma boa organização é indispensável para que a eleição ocorra de forma eficiente e tranquila. Por isso, é importante se planejar com antecedência para que todos os detalhes estejam devidamente alinhados.

Para auxiliar você, listamos abaixo alguns passos simples a serem seguidos para melhorar a organização nas eleições de síndico. Confira.

Faça a apresentação dos candidatos

O ponto de partida para toda e qualquer eleição é permitir que os eleitores conheçam suas opções. Para tanto, todos os candidatos devem ser listados e divulgados aos moradores. Mesmo que haja apenas um candidato, todos os condôminos ainda precisam decidir se votarão a favor ou contra a sua posse.

Há também algumas regras com relação a quem pode ou não se candidatar como síndico. Moradores de unidades alugadas não têm o mesmo direito dos proprietários diretos, por exemplo.

Além disso, pessoas que estejam movendo ação judicial contra o condomínio não podem se candidatar, visto que elas teriam o poder de tomar uma decisão a favor de si mesmas.

Convoque uma assembleia

Depois que os moradores estiverem cientes sobre quais são os candidatos, o próximo passo é convocar uma assembleia excepcional, em que todos poderão eleger uma das opções ou decidir se o candidato em questão será aceito ou não. Sem uma assembleia com os proprietários e moradores, a escolha de qualquer pessoa para a posição não será válida.

É importante ter em mente que há um prazo mínimo para enviar essa convocação, estabelecido pela convenção do condomínio. Um envio de convocação muito próximo da data perde a validade, pois os moradores não terão tempo para se planejar adequadamente e comparecer à assembleia.

Verifique a necessidade de procuração

Dependendo da legislação interna e do porte do condomínio, pode ser necessário utilizar procurações. Basicamente, trata-se de um documento que permite a uma pessoa falar em nome de outra em determinada situação, sendo algo comum para permitir que um morador locatário esteja presente na assembleia representando o proprietário.

Também pode ser necessário emitir uma procuração para que o novo síndico tenha o direito de representar as pessoas do condomínio depois de eleito. Em geral, ela precisa ser emitida e registrada em cartório, ter firma reconhecida, entre outros passos. O mesmo vale para os eleitores e moradores. No caso de ausência, não é incomum que sejam emitidas procurações para o envio de representantes, por exemplo.

Registre as decisões em uma ata

Em qualquer assembleia, incluindo aquela para eleição de síndico, é necessário redigir uma ata, documento em que todos os tópicos e decisões tomadas são registrados. Não é preciso preencher tudo com grandes detalhes, mas os pontos mais importantes devem estar devidamente anotados e esclarecidos.

Após isso, ela será distribuída para que todos os participantes possam conferir. A ata não deve obrigatoriamente ser registrada em cartório para que seja considerada válida. Isso só é preciso quando a convenção do condomínio pede o registro.

Porém, mesmo que o registro ainda não tenha sido feito, caso ela traga uma decisão tomada em quórum (como é o caso de uma eleição de síndico) já terá validade jurídica.

Pense na preparação para a função

Por fim, com o síndico já eleito e uma ata comprovando quem foi o nome escolhido, a pessoa precisa ser devidamente preparada para assumir sua posição. Isso pode envolver uma série de tarefas secundárias, desde instrução adequada sobre como cumprir suas tarefas do dia a dia até transferência de documentação.

O mais comum é que o síndico anterior faça isso, mostrando quais são suas responsabilidades. Porém, caso não haja uma pessoa anterior, pode ser necessário realizar um estudo das tarefas do cargo ou buscar ajuda profissional para alinhar esses pontos com mais clareza. Depois do período de adaptação, o síndico já deve conseguir cumprir suas demandas normalmente.

Simplifique o processo com a ajuda de uma administradora de condomínios

Independentemente do tamanho do condomínio e do número de moradores, há muitos benefícios quando se opta por contar com o serviço de uma boa administradora de condomínios. Isso vale inclusive para a hora de planejar e executar a eleição de síndico. Veja alguns exemplos a seguir.

Facilidade para encontrar um síndico profissional

Uma das vantagens de contratar uma administradora de condomínio é que ela permite encontrar um síndico profissional com mais facilidade. Como você deve imaginar, trata-se de uma pessoa com mais experiência e conhecimento sobre gestão de condomínios, que já é capacitada para cumprir suas atividades. A administradora pode indicar um profissional ou facilitar a avaliação de múltiplos candidatos.

Simplificação da burocracia

Realizar o registro de atas, procurações e outros documentos para a viabilização da posse do síndico pode ser bem trabalhoso. Há também muitas oportunidades de erros em relação à burocracia, o que pode atrasar o processo. Uma administradora especializada costuma ter os recursos necessários para lidar com isso de forma rápida e eficiente.

Agora que você entende melhor como organizar a eleição de síndico, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Com a ajuda certa, não haverá dificuldades em promover a melhor assembleia e colocar a pessoa certa na posição.

Quer encontrar a ajuda de que precisa? Então, entre em contato com a Conac Imóveis e veja como podemos auxiliá-lo.

Posts relacionados

Deixe um comentário