Apartamento ou casa: qual é o ideal para você?

6 minutos para ler

Na hora de escolher o lugar ideal para viver com a família, é comum surgir a dúvida entre apartamento ou casa. Na verdade, não há uma resposta exata para esse dilema, pois é preciso levar em consideração os desejos e as necessidades de cada um. Como a moradia impacta diretamente na qualidade de vida, essa é uma decisão que deve ser feita com muita atenção.

Para acertar na escolha, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens das duas opções. Se você também tem dúvidas sobre o melhor tipo de imóvel para morar, continue a leitura. Neste post, você encontrará informações valiosas para ajudá-lo a decidir. Confira!

Conheça os benefícios de morar em uma casa

Quem opta por viver em uma casa geralmente não abre mão de vantagens que somente uma construção independente pode oferecer. Descubra, a seguir, os principais pontos positivos dessa escolha.

Mais espaço

O tamanho de um imóvel é um dos fatores cruciais na escolha do tipo de moradia. Nesse ponto, as casas levam vantagem. Isso ocorre porque, geralmente, a estrutura de uma casa é mais ampla que a de um apartamento. A metragem maior oferece ambientes espaçosos, o que facilita na hora de decorar e mobiliar.

Cômodos maiores também são mais confortáveis para quem recebe familiares e amigos para confraternizações, como aniversários, outras datas comemorativas ou, simplesmente, encontros e almoços nos finais de semana.

Área externa privativa

Mesmo que condomínios contem com áreas externas, nada melhor que a privacidade do próprio jardim ou quintal. Isso é ainda mais significativo para quem tem filhos ou animais de estimação. Assim, eles podem ter um lugar para se divertirem ao ar livre sem ter a necessidade de ir a parques ou praças.

Dependendo do tamanho do terreno, é possível construir estruturas para tornar o espaço ainda mais agradável e aconchegante, com churrasqueira, espaço gourmet, piscina ou um deck com espreguiçadeiras.

Privacidade

A privacidade é outro ponto positivo. A proximidade com os vizinhos pode ser um grande incômodo para muitas pessoas. Ao morar em uma casa, não é preciso ter tanto cuidado com o barulho, pois o som não chegará com facilidade à casa ao lado.

Em um condomínio, o convívio é muito mais próximo e, por esse motivo, a vida de todos os moradores é muito mais exposta. Então, se você busca um lugar tranquilo, mais íntimo e com privacidade para sua família, morar em uma casa é uma excelente solução.

Mais liberdade

Diferentemente do que ocorre com um condomínio, você terá total liberdade em sua casa para tomar decisões sem que haja a necessidade de regimento interno, consenso coletivo ou votação em assembleia.

Fique atento às desvantagens

Apesar dos benefícios, morar em uma casa também tem seus pontos negativos. A seguir, confira os mais relevantes.

Menos segurança

Ao contrário de apartamentos e condomínios horizontais, as casas não contam com portaria e controle de acesso. Ainda há o fato de geralmente estarem localizadas em lugares menos movimentados. Mesmo que o morador opte por medidas como cerca elétrica e alarme, elas não são tão efetivas quanto o sistema de segurança de um condomínio.

Mais despesas com manutenção

Apesar de ter a vantagem de não precisar pagar taxa de condomínio, toda a manutenção da casa ficará por sua conta. Assim, o conserto de um portão, a limpeza do jardim, troca de telhas e pintura externa, por exemplo, serão custeados apenas por você. Então, o recomendado é ter uma reserva financeira para esse tipo de eventualidade.

Entenda os prós de morar em apartamento

Para decidir entre morar em apartamento ou casa, é preciso levar em consideração o que os condomínios oferecem aos moradores. Conheça, a seguir, os principais benefícios.

Localização privilegiada

A localização de uma residência é um dos fatores decisivos para a qualidade de vida. No caso de apartamentos, o setor imobiliário tem investido muito em empreendimentos em regiões atrativas. Logo, é mais fácil e normalmente mais barato encontrar um apartamento em uma boa região que uma casa.

Mais opções de lazer

Condomínios costumam contar com uma infraestrutura de lazer, como piscinas, academia, churrasqueira, playground, quadras esportivas e salão de festas para receber os amigos. Essas áreas são excelentes para passar bons momentos com a família e socializar com os vizinhos, promovendo maior qualidade de vida.

Mais segurança

Esse é um dos aspectos mais observados na hora de optar entre apartamento ou casa. Afinal, os condomínios têm investido muito em sistemas de segurança com equipamentos modernos, como câmeras de monitoramento, controle de acesso, portaria virtual e serviços de vigilância.

Menos despesas

Embora haja o pagamento da taxa condominial, é possível economizar morando em um apartamento. Se as despesas com academia, manutenção do imóvel, lazer e segurança forem colocadas no papel, os custos se tornam menores em relação aos custos de morar em uma casa. Ainda há o fato de que a localização facilita o transporte, diminuindo também esse tipo de gasto.

Leve em consideração os contras

Morar em um apartamento tem muitos benefícios, não é mesmo? No entanto, antes de decidir de vez, considere as desvantagens que listamos a seguir.

Menos privacidade

A privacidade de quem mora em um apartamento é menor. Em alguns casos, é possível ouvir quase tudo o que ocorre do outro lado das paredes. Além disso, há a necessidade de dividir o espaço das áreas comuns e de lazer com os outros condôminos.

Espaço menor

De modo geral, os apartamentos contam com metragens menores que a de uma casa, especialmente a área de serviço. Sendo assim, quem costuma receber convidados em casa pode se sentir um pouco incomodado com a falta de espaço. Do mesmo modo, a decoração deve ser bem planejada para otimizar os ambientes e manter a estética e a praticidade do cômodo.

Regras mais rígidas

Em um condomínio, você estará sujeito às regras decididas pela maioria dos moradores sobre a utilização dos espaços comuns, como salão de festas, piscinas, vagas na garagem. Essas normas têm mão dupla: por um lado, estipulam direitos e deveres para garantir uma boa convivência entre todos; por outro, podem não ser adequadas ao estilo de vida de alguns.

Agora que você já conhece os principais prós e contras dos dois tipos de moradia, certamente ficará mais fácil escolher entre morar em apartamento ou casa. Seja qual for a decisão, não deixe de contar com uma imobiliária de confiança. Com a orientação profissional, você encontrará o lugar ideal e não terá surpresas desagradáveis durante a negociação.

Está procurando um bom lugar para viver? Entre em contato com a Conac Imóveis e saiba como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário