Conheça 10 fatores que influenciam a valorização imobiliária

10 minutos para ler

A valorização imobiliária é um ponto importante a avaliar na hora de comprar ou alugar um imóvel. O ideal é investir em um espaço que, com o tempo, passe a valer mais do que na ocasião do aluguel ou da compra. Ou seja, é importante buscar um imóvel que se valorize com o passar dos anos e não o contrário.

Entre os fatores que levam à valorização imobiliária estão a localização, a segurança, as condições do espaço e as facilidades do entorno, como opções de locomoção e quantidade de comércios. Dessa forma, se mostra indispensável se planejar para acertar em cheio na escolha.

Quer saber mais? Vamos mostrar 10 fatores que fazem toda a diferença na valorização imobiliária. Acompanhe!

1. Localização

Um dos fatores que fazem com que o imóvel se valorize com o passar do tempo é a sua localização. Ao fazer a sua busca por um apartamento, uma casa ou uma sala comercial, escolha com cuidado o bairro, dando preferência para aqueles que têm muita procura, seja por contarem com imóveis de mais alto padrão, seja por terem atrações que valorizam o seu metro quadrado.

Escolher a localização certa para o seu imóvel garante, também, mais qualidade de vida durante o tempo em que você estiver vivendo ou trabalhando no espaço. Por isso, é importante considerar a sua rotina ao optar por um imóvel para comprar ou alugar.

Antes de fechar negócio, busque saber quais são os bairros mais valorizados no momento e aqueles que, no futuro, oferecerão boas perspectivas. Uma região que receberá uma estação de metrô, uma grande atração de lazer ou um hospital de ponta, por exemplo, tende a se valorizar.

2. Segurança

O fator “segurança” também tem impacto direto na valorização imobiliária de um imóvel. Casas, apartamentos e salas comerciais localizados em regiões consideradas perigosas ou ermas tendem a valer menos que imóveis com características similares que fiquem em bairros mais seguros.

Nesse sentido, quem deseja investir em um imóvel que se valorize com o tempo deve evitar bens situados próximos a comunidades violentas ou que fiquem em áreas com alto índice de crimes. Para isso, não deixe de visitar o imóvel em diferentes horários do dia, conversar com vizinhos sobre a questão da segurança e, também, checar as estatísticas do bairro.

Dê preferência para aqueles situados em regiões com policiamento constante e sem muitas ocorrências de assaltos e roubos de carro, por exemplo.

3. Acessibilidade

Outro fator importante para garantir a valorização de um imóvel é a sua acessibilidade. Casas, apartamentos e salas situados em locais de difícil acesso ou distantes de regiões centrais das cidades tendem a valer menos que aqueles que ficam em bairros acessíveis para a maior parte da população.

Quem está em busca de um imóvel para investir deve preferir bairros de fácil acesso, seja por meio de carro, seja por meio de transporte público. Não é à toa que aqueles que ficam perto de estações de metrô ou têm oferta variada de linhas de ônibus costumam ser vendidos por um preço mais alto.

Além da oferta de transporte público nas proximidades, cheque ainda como são os trajetos para chegar até o imóvel. Há pedágios no caminho, as ruas ou avenidas do entorno são seguras ou há incidência de congestionamentos na região? Esses são pontos importantes que podem atrair ou afastar potenciais compradores ou locatários.

4. Facilidades do entorno

A valorização do imóvel está atrelada ainda às facilidades que existem no seu entorno. Casas ou apartamentos que ficam em um bairro em expansão, com grande oferta de atividades de lazer, bares e restaurantes, por exemplo, certamente, são mais valorizados que propriedades situadas em bairros isolados, com poucas ofertas de diversão.

Dentro do tópico “facilidades do entorno”, considere, ainda, a oferta de serviços essenciais, como farmácias, bancos, supermercados e hospitais. Quanto maior a presença de negócios do tipo, maior é a valorização do imóvel. Afinal, cada vez mais pessoas querem abrir mão de carros e resolver tudo que precisam no próprio bairro, sem precisar se deslocar.

5. Condições do imóvel

A valorização de um imóvel não depende apenas da sua localização e do seu entorno. As condições do espaço também têm influência direta no valor do bem no futuro. Nesse sentido, é essencial garantir que a casa, o apartamento ou a sala comercial estejam em boas condições.

A manutenção do imóvel ao longo do tempo é indispensável, resolvendo problemas comuns, mas que podem comprometer a sua venda ou a locação no futuro, como vazamentos, infiltrações e questões elétricas.

No caso de imóveis antigos, uma modernização faz toda a diferença na sua valorização. Por isso, é importante apostar em um imóvel que conte com melhorias feitas ao longo do tempo e que tenha espaços otimizados, garantindo a sua valorização para compradores ou locatários.

Ainda dentro do tópico “condições do imóvel”, outro aspecto relevante é a documentação do bem. Investir em um imóvel com toda a papelada cristalina é importante e evita dores de cabeça tanto para quem compra quanto para quem vende.

6. Condomínio

Caso o imóvel esteja situado em um condomínio, esse é um aspecto que também deve ser considerado antes da compra ou aluguel. Espaços que oferecem opções de lazer, com piscina, churrasqueira, salão de festas e parquinho, por exemplo, tendem a tornar o imóvel mais atraente. Cheque, ainda, outras características importantes, como elevadores, porteiro 24 horas e câmeras de segurança. Tudo isso tem impacto na valorização do imóvel.

A fachada do condomínio, a limpeza dos espaços comuns, a dedetização e a própria gestão condominial também são pontos de atenção. O ideal é visitar todas as dependências do condomínio em diferentes horários, observar a conservação dos espaços e conversar com os vizinhos sobre as principais qualidades e os problemas do condomínio em que o imóvel está situado.

7. Infraestrutura

Por mais que o imóvel tenha muitos metros quadrados, de nada adianta se cada pedaço do ambiente não for funcional, não é mesmo? Dessa forma, a infraestrutura do imóvel conta muitos pontos quando se trata de valorização. Sem contar que isso influencia muito no preço cobrado por conta das funcionalidades pensadas no perfil das famílias.

Então, prédios residenciais, por exemplo, com área privativa, espaços de convivência, áreas comuns, playground e outras opções de lazer enchem os olhos em possíveis negociações no futuro. Ter todas essas facilidades ao alcance dos moradores e um clima organizacional positivo é muito importante e faz diferença no bem-estar da família tanto durante o uso do imóvel quanto quando ele puder vir a ser negociado no futuro.

8. Tecnologia

A tecnologia em imóveis, especialmente em segurança, é um fator essencial no processo de valorização. Isso vai desde a substituição de um portão comum por um automático até a implementação de alarmes com sensores de infravermelho capazes de detectar qualquer tipo de movimentação suspeita em torno da residência.

Os conceitos tecnológicos que giram em torno de praticidade também são muito importantes. As chamadas casas inteligentes em que os aparelhos domésticos podem ser comandados por smartphones estão cada vez mais comuns e se tornaram verdadeiros investimentos.

Imagine só acender a luz apenas com o comando de voz sem precisar levantar da cama quando está deitado ou em um dia de intenso calor ligar o ar-condicionado para refrigerar o ambiente antes de ele chegar na residência. Seria incrível, não é mesmo? Saiba que a partir de algumas adaptações e inclusão de recursos digitais, você consegue aproveitar todas essas facilidades e valorizar ainda mais seu imóvel.

9. Mercado imobiliário

O mercado imobiliário deve ser considerado no processo de valorização imobiliária. No momento de tomar sua decisão, vale pesquisar como está o mercado, o que está em alta e quais são as tendências para o futuro. Uma das questões, nesse caso, que mais influencia é a economia de maneira geral.

Dessa forma, quando o cenário é de incertezas e a economia caminha a passos lentos, existem menos compradores investindo em imóveis. Em consequência disso, os bancos reduzem as taxas como uma estratégia para aumentar o interesse dos clientes. Quando a taxa está em baixa, o preço pago costuma ser um pouco mais vantajoso, inclusive as parcelas de financiamento

O que faz diferença, em uma situação como essa, é olhar estrategicamente para todos os detalhes que envolvem sua escolha. Isso porque, quando você já sabe como a valorização do imóvel vai impactar suas decisões no futuro, decidir pela compra em um momento de baixa pode ser um bom investimento.

10. Possibilidade de mudanças

Ao comprar um imóvel, as pessoas que sonharam durante bastante tempo com esse momento desejam deixar cada pedacinho com o seu toque de estilo e funcional para os novos moradores. Dentro desse conceito, avalie se o local apresenta possibilidade de fazer mudanças sem abalar as estruturas.

Por exemplo, um quarto grande consegue facilmente ser dividido em dois se a família tiver filhos sem perder a funcionalidade dos outros cômodos? A cozinha pode se tornar americana caso seja necessário? Tudo depende, na verdade, das preferências de cada um, mas é a possibilidade que traz benefícios.

Vale ressaltar ainda a necessidade de considerar alguns pontos que interferem na valorização do imóvel e, às vezes, passam despercebidos. Podemos citar, aqui, a vista do imóvel ou se este sofre incidência do sol da manhã ou da tarde, por exemplo. Além disso, considere a possibilidade de obras no entorno. Construções longas, mesmo que para trazer mais comodidade, acabam afastando interessados.

Na hora de buscar um bem para comprar ou alugar, considere a possível valorização imobiliária do imóvel. Investir em um espaço que, no futuro, valerá mais do que você pagou no presente não só faz o seu dinheiro render mais, mas também é um ponto importante para a sua qualidade de vida.

Se você gostou deste conteúdo, entre em contato com a Conac Imóveis e conheça serviços personalizados para te ajudar a solucionar problemas.

Posts relacionados

Deixe um comentário