Entenda como funciona a análise cadastral na locação de imóveis

6 minutos para ler

A análise cadastral na locação de imóveis tem o objetivo de trazer mais segurança ao locador. Afinal de contas, durante este processo é possível avaliar a idoneidade financeira do interessado na locação, questões judiciais que estejam em andamento e o que pode comprometer o andamento do contrato.

O grande segredo é, além de cumprir todas as exigências burocráticas envolvidas, identificar comportamentos que possam fugir do padrão de qualidade exigido pelo proprietário do imóvel. Com isso, fica mais simples não se deixar levar apenas por uma renda alta, por exemplo, mas que está completamente comprometida com dívidas.

Quer saber mais? Vamos falar neste artigo sobre como funciona a análise cadastral na locação de imóveis.

Agilidade na documentação

A análise cadastral somada ao cumprimento dos padrões de qualidade exigidos pelo locador representam o sucesso da negociação. O primeiro passo, neste caso, é documentação que precisa ser apresentada por quem deseja alugar o imóvel.

Aqui entram o RG, que precisa ter todos os dados checados sem rasgos e manchas, e o CPF para que o documento tenha a situação consultada no portal da Receita Federal. Informações bancárias e de comprovante de renda completam a documentação que mostram o comportamento financeiro em detalhes.

Agilidade

É comum ver casos em que a imobiliária responsável ou o próprio locador demoram muito tempo no levantamento do histórico da pessoa interessada em assinar contrato. Esse tipo de situação costuma ser prejudicial, pois o imóvel parado representa uma renda inexistente que poderia ser usada pelo proprietário.

Diante disso, agilizar este processo ao máximo, sem perder a eficiência é um diferencial. O melhor caminho é que o locador já tenha pré-definido quais são os seus critérios de exigência para a locação e uma resposta negativa possa sair com agilidade.

Por exemplo, no caso de interessados com restrição no nome junto aos órgãos de crédito, as chances de ter problemas de inadimplência de pagamentos são muito maiores. Isso faz com que logo nas primeiras análises do CPF, os locadores já não aceitem a proposta.

Negociação

Durante esta consulta do CPF é possível tolerar alguns tipos de restrições conforme o histórico positivo dos locatários de maneira geral. O que acontece, muitas vezes, é que existem dívidas pequenas que nem mesma a pessoa tem conhecimento delas nos serviços de proteção ao crédito.

Entre os principais exemplos estão cartão de crédito que não foi devidamente cancelado pela operadora e gerou encargos de anuidade, contas de linha de celular anterior em que aconteceu a troca de número, mas pendências extras não foram repassadas, cadastros feitos de forma casada durante a aquisição de algum serviço ou até mesmo fraudes em compras.

Se todas as outras informações estiverem boas e o perfil se encaixar nos critérios do locador, vale conservar sobre as pendências toleráveis para que o interessado possa regularizá-las antes de assinar o contrato. Além de demonstrar boa vontade nas negociações, essa atitude ainda revela a preocupação em cumprir os compromissos quando em relação ao crédito.

Avaliar além do comprovante de renda

O ideal para a locação de um imóvel durante a análise cadastral é que o interessado tenha em renda comprovada a partir de três vezes o valor do aluguel. Ser um bom pagador, com score de crédito alto também faz diferença na hora de montar um perfil com todas as informações. Nesta conta, se torna necessário incluir todos os tipos de valores extras, como taxa condominial quando existir e IPTU.

Não se prender apenas aos dados descritos no contracheque é outra dica importante. Avalie ainda o extrato bancário e busque possíveis comprometimentos com empréstimos que podem comprometer boa parte da renda.

Histórico de locações

Uma boa dica é verificar o histórico de locações anteriores do interessado dentro das etapas de análise cadastral. Descubra os motivos que causaram a saída do imóvel anterior, quanto tempo durou o contrato de aluguel e se já existiu algum tipo de ação de despejo. Por isso, contar com uma imobiliária para ajudar a encontrar um inquilino é uma ótima escolha.

Assim, além de agilizar o processo, ainda fica mais fácil entender se o perfil cumpre os requisitos, tirar dúvidas sobre a estrutura, negociar valores e se existem alguns ajustes que precisam ser realizados.

Ruídos de comunicação

É muito interessante que todo o processo de análise cadastral aconteça rapidamente. No entanto, quando o candidato a inquilino faz contato direto com o proprietário e se esquece de incluir os responsáveis pelo contrato na imobiliária, os ruídos de comunicação podem atrasar todo o processo.

Sem contar que sempre que existe uma imobiliária envolvida na tratativa, fica claro que o locatário deseja ter as etapas monitoradas e tratadas pelos profissionais competentes. No caso em que mais de uma pessoa estiver interessada na locação do imóvel, a avaliação não é feita por ordem de entrega da documentação.

A imobiliária faz a seleção dos perfis que se encaixam com o que foi estabelecido pelo dono do imóvel e quem oferecer o cadastro mais completo terá prioridade na decisão.

Garantia locatícia

No andamento dos contratos de locação, o locador tem o direito de pedir uma garantia locatícia. Entre as modalidades previstas estão o seguro fiança, caução, fiança, cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento e título de capitalização.

Os mais usados são a fiança em que um fiador é apresentado na etapa inicial de análise cadastral e todos os seus dados precisam entrar no processo e o caução que é o pagamento de, geralmente, uma a três vezes o valor do aluguel.

A forma como a garantia é tratada é interessante para que o dono do imóvel entenda o perfil do candidato, mas se mostra indispensável negociar tudo com antecedência para que essas informações possam complementar os documentos enviados no momento da proposta.

O artigo abordou como funciona a análise cadastral na locação de imóveis. Os inquilinos devem selecionados adequadamente para evitar problemas futuros e danos ao imóvel. Por este motivo, contar com a ajuda de uma empresa especializada em administração de condomínios e locação de imóveis permite que o processo esteja dentro dos seus padrões de qualidade.

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário e nos conte o que é mais importante na aprovação do inquilino.

Posts relacionados

Deixe um comentário