Conheça as principais garantias de aluguel e como funcionam

6 minutos para ler

A locação de imóveis é uma das opções mais comuns para conseguir uma moradia, especialmente para quem ainda pretende se mudar no futuro. Porém, para que o contrato seja assinado rapidamente e sem grandes dificuldades, é importante conhecer alguns aspectos desse procedimento, principalmente as garantias de aluguel.

Se você já alugou uma propriedade, então em algum momento se deparou com as garantias e sabe o quanto elas podem impactar em sua locação. A melhor maneira de evitar que isso atrase ou atrapalhe sua decisão é saber como esse processo funciona e quais são suas opções. Acompanhe e veja tudo o que você precisa saber a respeito.

Como funciona a garantia de aluguel?

Uma garantia, como o próprio nome indica, é uma forma de cobrir um risco ao qual um indivíduo ou grupo estaria sujeito normalmente. No caso do aluguel de imóveis, esse risco é o de inadimplência, ou seja, o de você passar um mês sem pagar ou de ir embora com aluguéis pendentes.

Diante disso, a maioria dos proprietários e corretoras exige que seja feito ao menos um tipo de seguro como parte do contrato. Assim, caso haja inadimplência de sua parte, a seguradora vai ser acionada para cobrir o prejuízo do proprietário.

Quais são as principais garantias de aluguel?

Dependendo de sua situação atual e da propriedade que você busca, podem haver diferentes opções de garantia disponíveis. Para fazer a melhor escolha, é fundamental estudar cada uma delas e entender como elas funcionam.

Veja aqui as principais garantias e suas características.

Fiador

Esse é um dos métodos mais comuns hoje em dia. O fiador é uma pessoa, geralmente um parente ou amigo próximo, o qual possui uma moradia quitada e que assume responsabilidade por seu contrato de aluguel. Caso você fique inadimplente por tempo demais ou deixe o local sem quitar a dívida com o locador, o fiador assume essa despesa, o que inclui a possibilidade de venda do imóvel.

Essa é uma boa opção se você possui um bom planejamento financeiro e uma boa relação com o familiar em questão, pois o risco de que a garantia vai ser acionada também será reduzido. No momento do aluguel, o fiador deve estar presente e apresentar a documentação solicitada.

Seguro Fiança

Esse é um serviço que instituições financeiras oferecem para quem busca uma garantia de aluguel, mas não pode contar com um fiador. Nesse caso, juntamente com o aluguel, é contratado um seguro, o qual é pago mensalmente. Em caso de inadimplência, ele cobrirá o valor, que também pode incluir outras despesas, como IPTU, taxa de condomínio, etc.

O valor cobrado pela seguradora, geralmente, é equivalente a um percentual calculado sobre o valor do aluguel, pago pelo locatário por todo o período de locação, com a quantia do seguro cabendo totalmente ao inquilino. É um custo extra, mas é uma alternativa de fácil acesso.

Caução

Trata-se de um acordo entre inquilino e proprietário, no qual é feito um depósito do valor da garantia em uma conta poupança separada, podendo variar de três a dez vezes o custo do aluguel. Novamente, em caso de inadimplência, essa quantia vai ser retirada para cobrir as despesas.

O maior benefício é que, se não houver nenhuma pendência ao fim do contrato, o locatário recebe tudo de volta, incluindo juros e reajustes. A complicação, na verdade, é conseguir o valor inicial para fazer o depósito.

Cartão de crédito

Essa é uma alternativa bem mais simples, mas que também possui seus prós e contras. Nessa situação, o locatário deve possuir um cartão de crédito com limite de, pelo menos, quatro vezes o custo do aluguel. Assim, em caso de inadimplência, é possível cobrir a dívida com o cartão. No entanto, dependendo da instituição financeira, isso pode levar a uma dívida maior em longo prazo, por conta da incidência de juros.

Título de capitalização

Ao assinar o contrato de locação, o inquilino pode adquirir um título de capitalização, que é um serviço oferecido por algumas seguradoras. O dinheiro vai ficar parado em uma conta da empresa até uma data pré-determinada, sendo o valor equivalente a algumas vezes o valor do aluguel e demais taxas associadas, de acordo com a negociação.

Assim como acontece com o caução, o título é acionado caso você fique inadimplente e vai cobrir sua dívida. Porém, depois que o contrato é encerrado, o locatário também pode recuperar o depósito inicial.

Como escolher a melhor garantia de aluguel?

Entender quais sãos as opções de garantia é apenas o primeiro passo. Ainda é preciso avaliá-las para decidir qual se encaixa melhor em suas necessidades. Veja aqui alguns aspectos que você pode considerar para tomar a decisão mais acertada.

Avalie sua situação financeira

A primeira etapa é entender como está seu planejamento financeiro para os próximos meses e anos. Afinal, diferentes garantias também apresentam exigências diversas, tanto a curto quanto a longo prazo. Se você não pode arcar com o valor inicial do caução, por exemplo, talvez seja melhor buscar um seguro fiança, que divide a quantia pelos meses seguintes.

Calcule os juros

É necessário levar em conta nas garantias de aluguel o quanto elas impactam você no futuro, caso sejam acionadas. Algumas envolvem um depósito direto, o que não gera repercussão imediata. Porém, outras podem ocasionar uma dívida, podendo acumular juros. Se você não estiver em condições de lidar com esses custos, eles podem se acumular e causar ainda mais dificuldades financeiras.

Tenha um plano B

Mesmo que você tenha uma garantia ativa, o ideal é que ela não seja acionada. E, caso isso aconteça, você precisa estar preparado para normalizar suas finanças em seguida. Além de se planejar para não demandar o seguro, é preciso estabelecer como você vai corrigir a situação em uma emergência.

Com essas informações sobre garantias de aluguel, você está preparado para avaliar suas alternativas e definir qual é a mais adequada a sua situação atual. É melhor ser minucioso durante essa análise do que ter que lidar com as complicações posteriores.

Quer continuar recebendo mais dicas para fazer a melhor locação de imóveis? Então assine nossa newsletter.

Posts relacionados

Deixe um comentário