Como caprichar na iluminação do ambiente? 5 dicas para apês

6 minutos para ler

A iluminação do ambiente é essencial não apenas de modo funcional como também contribui bastante para valorizar a decoração. Então, ao contrário do que muitos imaginam, não basta só instalar uma lâmpada potente no meio cômodo.

Afinal, a iluminação é capaz de mudar as sensações, dando a impressão de um ambiente mais amplo, mais aconchegante e, até mesmo, aumentar a produtividade no caso de escritórios ou no home office.

Por isso, nós separamos 5 dicas que vão ajudar você a fazer as escolhas corretas para cada espaço do seu apê. Confira!

1. Preze pela uniformidade na cozinha e lavanderia

Tanto a cozinha quanto a lavanderia exigem uma visibilidade mais clara e precisa por conta das atividades que são realizadas nesse espaço. Sendo assim, o ideal é optar por lâmpadas de cor branca, que contribuem para a atenção e foco, além de não distorcer as cores dos alimentos, no caso da cozinha, e de permitirem visualizar melhor as manchas das roupas, para a lavanderia.

Para distribuir a luz de maneira uniforme, aposte em trilhos com spots ou vários plafons ou spots de leds espalhados harmonicamente. Na cozinha, é importante iluminar os pontos certos, como a bancada de preparo da comida, a área da pia e do fogão.

Se as refeições são realizadas no mesmo ambiente, é interessante usar a iluminação para delimitar os espaços. Uma maneira eficaz e sofisticada é utilizar lâmpadas com tonalidade amarelada ou neutra sobre a mesa. Luminárias suspensas, a cerca de 1 metro da bancada, dão um charme a mais na decoração e aumentam a sensação de conforto.

2. Amplie o conforto visual na sala de estar

A sala é o espaço que usamos para relaxar, receber os amigos e para passar horas assistindo a séries e filmes. Portanto, o ideal nessa situação é utilizar lâmpadas em tons quentes, que tornam o ambiente mais intimista e passam o sentimento de aconchego.

Para conseguir esse efeito, aposte na iluminação indireta, que é aquela que rebate no teto, criando uma atmosfera favorável ao conforto visual e ao bem-estar, pois não se olha diretamente para os pontos de luz.

Sancas iluminadas, luzes atrás de painéis, arandelas e balizadores embutidos são uma excelente alternativa. Outra grande vantagem desse tipo de claridade na sala é que a lâmpada não é refletida na TV.

Para enriquecer a decoração, utilize fontes direcionadas para plantas, quadros, nichos, prateleiras e elementos decorativos.

Para criar um cantinho de leitura, basta colocar uma luminária próxima a uma poltrona ou ao sofá. Há diversos modelos no mercado: de chão, suspensas ou de mesa. Basta escolher a que mais combina com o ambiente e com o espaço disponível.

3. Acerte na iluminação do banheiro

Por ser um local onde cuidamos do corpo e do bem-estar, o banheiro deve ter a iluminação que alie o conforto com a funcionalidade. Lâmpadas fortes devem ser evitadas. Logo, aposte em uma fonte central e distribua pontos de luz conforme a necessidade do espaço.

Além disso, prefira lâmpadas de tom branco, que dão a sensação de amplitude e limpeza. Como é um lugar que deve ser confortável, utilize pontos amarelados em lugares estratégicos, como a área da banheira, dentro de nichos, ao redor do espelho ou em arandelas.

No entanto, tenha cuidado com o espelho. A luz sobre ele deve ser indireta, caso contrário causará ofuscamento e não permitirá a realização com perfeição de tarefas como fazer a barba ou a maquiagem.

4. Aumente o aconchego dos quartos

Os quartos são um espaço de descanso, repouso e refúgio. Então a iluminação ali deve ser suave, aconchegante e convidativa. O tom ideal das lâmpadas é neutro, ou seja, nem branca, nem amarelada demais. Para esse cômodo, um dimmer é uma opção perfeita, pois controla a intensidade da luz conforme a necessidade.

Luzes indiretas deixam o espaço mais confortável, pois não geram reflexos nem ofuscamentos. Você consegue esse efeito com spots distribuídos pelo teto e arandelas nas paredes. Assim, vai poder ligá-los separadamente.

Para garantir um toque moderno, vale utilizar fitas de LED em sancas, ao redor da cabeceira ou sob a cama. Nessa última situação, elas podem servir como uma iluminação bem fraca, caso você queria se levantar para ir ao banheiro durante a noite sem precisar ligar luzes mais fortes.

Abajures, luminárias ou arandelas nas mesas de cabeceira são excelentes para quem gosta de ler antes de dormir, porque permitem que você faça isso com total conforto visual.

A luz direta deve ficar restrita à área do guarda-roupas, permitindo que você consiga visualizar todas as peças de roupas e acessórios em seu interior. O mesmo vale para o closet. Nesses casos, é possível setorizar o quarto apenas com a iluminação diferenciada.

5. Tenha mais produtividade no home office

O trabalho remoto tem se tornado cada vez mais frequente. Assim, diversas pessoas têm montado um espaço próprio para o home office. Alguns conseguem até dispor de um cômodo exclusivo para o trabalho. Mas o cenário comum é que ele fique na sala ou no quarto.

Independentemente de onde o escritório seja montado, ele necessita de iluminação especial. Uma luminária direcionada sobre a bancada e a uma altura abaixo dos olhos permite que você consiga realizar as tarefas com conforto e tranquilidade.

Não se esqueça que a luz branca favorece o foco e a concentração. Outro ponto de atenção é que a luminosidade geral ou centrada não deveria refletir no monitor do computador ou notebook, porque isso causa ofuscamento, e certamente vai atrapalhar suas atividades.

Caso haja uma prateleira ou armário aéreo, é uma opção interessante instalar fitas de LED. Desse modo, elas vão garantir uma iluminação na medida certa, sem gerar desconforto visual.

Concluindo, além de contribuir para funcionalidade dos espaços, a iluminação também ajuda a enriquecer a decoração, pois tem o poder de destacar pontos, dar a impressão de amplitude e aumentar as sensações de conforto, aconchego e bem-estar. Então siga as dicas deste post e transforme os cômodos do seu apê!

Quer mais dicas para decorar seu lar? Curta a página da Conac Imóveis no Facebook e fique de olho nas nossas publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário