Vazamentos em apartamentos: como podem ser identificados?

3 minutos para ler

Para quem busca um lugar para alugar, é fundamental conferir o espaço presencialmente e se assegurar de sua qualidade. Porém, diversos defeitos ainda podem surgir durante o tempo de locação ou passarem despercebidos quando ainda são praticamente irrelevantes. Dentre os mais comuns, podemos destacar os vazamentos em apartamentos.

Quando o encanamento da residência ou do prédio estão com defeito, seja devido a um erro durante reformas ou por causa da idade do prédio, o prejuízo para os moradores tende a ser bem alto. Por isso, é importante identificá-los o quanto antes e tomar uma atitude.

Acompanhe e entenda como identificar vazamentos em apartamentos e o que fazer a respeito!

Por que é importante identificar vazamentos em apartamentos?

A entrada de água na estrutura do prédio gera vários problemas sérios. Mesmo em pequenas quantidades, essa umidade leva à proliferação de fungos, o que pode prejudicar bastante a saúde dos residentes. Além disso, a água corrói a estrutura das paredes, ocasionando rachaduras e perda de integridade.

Quais são os principais sinais de vazamentos em apartamentos?

Identificar esses vazamentos quanto antes é a melhor forma de se prevenir. Alguns dos primeiros sinais visíveis que você deve procurar são:

  • aumento inesperado na conta de água;
  • umidade nas cortinas;
  • mofo nos móveis;
  • manchas nos azulejos ou nas paredes;
  • rachaduras nas paredes e nos tetos;
  • tinta descascando.

Também é possível caçar os vazamentos com a ajuda de um técnico especializado usando ferramentas específicas. Assim, as falhas podem ser constatadas com maior antecedência e você pode dar início às reformas necessárias.

O que fazer ao encontrar vazamentos em apartamentos?

Caso você identifique um vazamento, há algumas atitudes que precisa tomar. Confira a seguir um passo a passo.

Tirar fotos

Quando o apartamento é alugado, problemas em sua estrutura são de responsabilidade do locador. Para esclarecer o defeito, é importante fotografar os vazamentos e enviá-las ao dono — ou à administradora do imóvel, quando houver — , que pode solicitar a reforma ou descontar o valor da manutenção do seu aluguel.

Definir a responsabilidade

Pelo Código Civil e pela Lei do Inquilinato, quando o vazamento é no encanamento vertical, que alimenta todos os imóveis, o condomínio deve arcar com a reforma. Mas se o problema for com a rede horizontal, que lida apenas com uma residência, a responsabilidade é do proprietário.

Iniciar reformas urgentes

Caso o vazamento seja extenso demais, com risco de causar danos mais severos à infraestrutura do local, então vai ser necessário realizar uma reforma de emergência. Quanto mais você espera para solicitar ajuda profissional, mais difícil vai ser resolver o problema.

Verificar defeitos em outras áreas

Assim que os problemas mais graves forem resolvidos, é ideal fazer uma verificação mais ampla no condomínio para encontrar outros possíveis pontos de escoamento. Dessa maneira, você pode prevenir que outros defeitos similares aconteçam em breve.

Identificar vazamentos em apartamentos com antecedência é fundamental para evitar danos mais severos, especialmente para quem faz a locação. E tudo deve ser observado nas vistorias. Basta seguir todos os procedimentos e manter contato com o síndico e com o proprietário ou com a administradora do imóvel para realizar as reformas necessárias.

Quer continuar acompanhando mais dicas para aproveitar melhor seu imóvel? Então siga a Conac no Facebook e Instagram agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário