Entenda como fazer manutenção no aquecedor de gás de forma segura

6 minutos para ler

A manutenção no aquecedor de gás é sempre uma importante preocupação que os locatários têm. Afinal, além de garantir o funcionamento adequado do sistema, ainda há questões de segurança envolvidas.

Esses equipamentos podem apresentar problemas de funcionamento muito comuns — a maioria deles por conta da falta de cuidados mais básicos e de manutenção rotineira. Neste post, mostraremos como você pode colocar em prática alguns hábitos que mantenham seu aquecedor conservado por mais tempo e fazendo isso de forma segura. Confira!

Os cuidados básicos para a manutenção no aquecedor de gás

Boas práticas quanto à manutenção no aquecedor de gás garantem que ele funcione por mais tempo, evitando prejuízos e, até mesmo, riscos. A seguir, confira algumas dicas simples de conservação que você pode colocar em prática no dia a dia.

Faça a revisão profissional uma vez por ano

Essa dica vem em primeiro lugar e não é à toa! A revisão anual é muito importante para que o equipamento funcione da maneira certa, garantindo a eficiência e, principalmente, a segurança. Esse período é o mais recomendado pelas próprias empresas que cuidam dos aquecedores, então, você deve se informar no momento da instalação sobre como funciona o procedimento.

Anote a data da instalação e, a partir desse período, agende anualmente uma revisão técnica profissional. Isso evita o desgaste acelerado do aquecedor, reduzindo as chances de mau funcionamento.

Em caso de apartamentos alugados, é responsabilidade do inquilino realizar a manutenção do equipamento, inclusive a revisão anual.

Mantenha a limpeza da parte externa

A parte externa também precisa de manutenção e limpeza frequentes. Isso evita o acúmulo de sujeira, algo que pode, até mesmo, prejudicar o funcionamento do painel de comandos do aquecedor. Tanto a poeira quanto os resíduos de sabão podem gerar problemas mecânicos no aparelho.

A limpeza é simples: use um pano úmido somente na parte externa do aquecedor. Evite passar pela tubulação, já que ela requer cuidados maiores. Isso garante que a sujeira não entre na parte mecânica.

Troque as pilhas do aquecedor regularmente

É algo simples, mas que pode gerar problemas na hora de operar o aquecedor. Muitos deles têm pilhas para que o painel funcione, e é comum que as pessoas se esqueçam disso. É um problema simples, mas que gera até mesmo a ideia de que há algo mais complexo acontecendo.

O consumo é bem baixo, então, você pode se preocupar com a troca de pilhas uma vez a cada 6 meses. Esse deve ser o período suficiente para que o painel funcione adequadamente sempre.

Os problemas mais rotineiros desse equipamento

Como mencionado na introdução, um aquecedor de gás pode apresentar alguns problemas que são, até mesmo, rotineiros — a maioria deles causada por conta de falta da rotina de manutenção. Em alguns casos, é também o desgaste normal de uso, e, por isso, algumas peças devem ser trocadas imediatamente. A seguir, veja quais são essas falhas e problemas de funcionamento mais comuns!

O aquecedor não consegue funcionar de forma prolongada

Muitas pessoas só recorrem à manutenção no aquecedor de gás quando ele não consegue esquentar a água de forma prolongada. Ele liga normalmente e dá a impressão de que está funcionando, mas, depois de alguns minutos, a água passa a sair fria. Nesses casos, o principal causador é alguma falha que está fazendo com que o gás não chegue na quantidade adequada ao aparelho.

Nos casos mais comuns, ou seja, de gás encanado, o problema é causado pela baixa pressão da tubulação. Isso faz com que o volume de gás que chega ao aparelho seja insuficiente e, por isso, a água deixa de esquentar depois de apenas alguns minutos. Nesse caso, a melhor solução é entrar em contato com a empresa responsável por fornecer o gás. Trata-se de algo relacionado ao serviço dela!

O aquecedor desliga logo após ser acionado

Também são muito comuns os casos em que o aquecedor liga normalmente e, quando parece que tudo vai funcionar bem, desliga logo em seguida. Nesse caso, o desligamento é causado por um superaquecimento na região interna do aquecedor, devido ao mau funcionamento da ventoinha que expulsa o monóxido de carbono. O gás se acumula e acaba aumentando a temperatura do equipamento.

Nesses casos, há duas possibilidades: excesso de sujeira, o que faz com que a ventoinha não consiga trabalhar da forma correta, sendo travada, ou o desgaste natural dessa peça. É fundamental contar com um técnico especializado que possa abrir o aquecedor e realizar a checagem do problema. Ele pode somente limpar essa área interna ou, até mesmo, constatar que é necessário trocar a peça.

O aquecedor não liga

Um dos problemas que mais despertam insatisfação é também um dos que mais causam enganos. É importante entender que não necessariamente o problema está no aparelho, mas, sim, no fornecimento de gás a ele. É algo simples, mas que impede o funcionamento adequado e, nesses casos, as causas podem ser:

  • registros fechados;
  • problemas de fornecimento de gás pela empresa;
  • falhas na estrutura da tubulação do prédio.

Os riscos de não fazer essa manutenção

Negligenciar a manutenção no aquecedor de gás é algo que esconde riscos. Alguns deles podem, até mesmo, colocar em risco a integridade física de quem mora na casa. Além disso, a falta desse cuidado em longo prazo interfere diretamente na vida útil do equipamento. Veja quais são esses principais riscos!

Vazamento de monóxido de carbono

Um dos problemas mais graves é o monóxido de carbono, gás utilizado no aquecimento e que pode causar intoxicação, levando até a morte. A manutenção técnica regular evita que haja o escapamento desse gás, que pode ser causado por conta do desgaste ou, até mesmo, pela falha no funcionamento do equipamento.

Explosão

É fundamental evitar que produtos químicos e inflamáveis estejam em contato ou próximos do aquecedor. O risco de uma explosão é real nessas situações. Portanto, atente ao fato de que a área em que o aparelho fica deve estar totalmente livre, sem nenhum desses fatores de risco.

Realizar a manutenção no aquecedor de gás é a melhor maneira de manter a segurança no uso e a conservação dos equipamentos. Com essas dicas, você poderá fazer o melhor proveito do seu investimento.

O nosso post foi útil? Este conteúdo pode ser importante também para outras pessoas. Compartilhe-o em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário