[ Infográfico]Descubra como definir o melhor controle de portaria para o seu condomínio

6 minutos para ler

A segurança é uma das questões mais importantes na gestão de um condomínio, demandando recursos modernos e que favoreçam a integridade das dependências. A tecnologia avançou nesse suporte e, atualmente, o controle de portaria é um mecanismo indispensável. Ele garante que visitantes e prestadores de serviço entrem e saiam com a devida autorização.

O controle do fluxo de pessoas entrando no condomínio não é um trabalho simples de ser executado. Em local com muitos moradores, a movimentação pode ser ainda maior, especialmente com pessoas de fora. Nesse caso, todo cuidado é pouco. Automatizar o sistema pode ser a melhor saída, garantindo a preservação dos prédios, dos moradores e dos funcionários.

Para recorrer ao melhor controle de portaria, é importante observar alguns pontos! Neste post você vai entender mais sobre o assunto e descobrir como escolher o melhor sistema possível!

Entenda o que é e como funciona o controle de portaria

A portaria é um ponto muito estratégico do condomínio, e a tecnologia proporcionou, ao longo dos anos, recursos para trazer mais segurança à administração do fluxo de pessoas. O controle de portaria tem esse papel, oferecendo recursos variados que limitam a entrada de qualquer um. Para isso, diferentes tecnologias e procedimentos podem ser utilizados, dependendo das instalações.

O funcionamento do controle de portaria

Em prédios pequenos, nem sempre há um porteiro. Nesse caso, o controle é totalmente automatizado. Os moradores entram usando mecanismos de liberação, como senha, biometria, token, entre outros. Já os visitantes, somente conseguem entrar diante da autorização de um morador. Essa pessoa toca o interfone e, de forma automática, o morar libera ou não a entrada diretamente da sua residência.

Já em condomínios grandes, há sempre uma portaria em que um ou mais porteiros trabalham controlando o fluxo de entrada de pessoas e veículos. Eles autorizam a entrada de visitantes fazendo a liberação na própria portaria. Dentro de suas guaritas, esses profissionais identificam quem deseja entrar, se comunicam com os moradores e cadastram os visitantes, especialmente em eventos como festas.

Nesse caso, o controle de portaria é um mecanismo fundamental de apoio a esses profissionais. Eles conseguem reter a entrada de qualquer um até se certificar de que é um prestador de serviço autorizado ou apenas uma visita para algum condômino. A abertura dos portões é feita pelos porteiros, que só acionam esse comando quando a situação é rotineira e segura.

Saiba o que considerar antes de escolher um sistema

A escolha de um bom sistema de controle de portaria depende de alguns parâmetros mínimos. Você só contará com a melhor tecnologia se souber avaliar cada um desses pontos. A sua escolha deve considerar desde o feedback do prestador de serviço até os recursos mais adequados para o seu condomínio.

A seguir, veja quais detalhes devem ser considerados antes da escolha!

Contrate empresas renomadas

Não dá para arriscar quando o assunto é a segurança dos condôminos. Nesse momento, o melhor a fazer é considerar os prestadores de serviço mais renomados do mercado. Busque as empresas de controle de portaria mais conhecidas e que tenham ampla experiência nesse tipo de serviço. Em um primeiro momento, isso garante que as dependências estarão sob proteção de recursos confiáveis.

Escolha um sistema adequado ao condomínio

Como você viu, cada condomínio tem uma estrutura, e ela demanda sistemas distintos. Antes de escolher o melhor tipo de controle, avalie exatamente as condições específicas das dependências.

Se o condomínio é grande e tem muita movimentação, é preciso oferecer um sistema de suporte ao porteiro. Para prédios únicos e com poucos moradores, a portaria automática e com câmera é suficiente.

Pesquise a reputação do prestador de serviço

Até mesmo os prestadores mais renomados podem falhar e, ao longo dos últimos tempos, viver apenas do nome que construíram em outras épocas. Não se deixe enganar: pesquise feedbacks recentes sobre os serviços oferecidos por essas empresas antes de fechar negócio. Cheque na web pesquisando o nome e visite as páginas da empresa nas redes sociais para ver as avaliações.

Preze por tecnologias modernas e eficientes

Tecnologias mais avançadas qualificam ainda mais o controle de portaria. É sempre importante pensar em qual desses mecanismos há menores chances de entrada de pessoas não autorizadas.

Além disso, os moradores também precisam ser beneficiados. Recursos modernos, práticos e que funcionam bem devem ser pensados para agilizar a entrada dos condôminos nas dependências.

Avalie as certificações da empresa

Toda empresa pertencente a um segmento específico deve ter autorização e certificação para exercer suas atividades. No ramo de segurança não é diferente. Companhias que trabalham com equipamentos de controle de portaria também têm autorização oficial para prestar esses serviços. Essa é a chancela de que todo o trabalho ali será feito com qualidade, preservando o investimento e a propriedade.

Entenda e avalie o nível de suporte

O trabalho da empresa não para na instalação dos equipamentos. Um acompanhamento contínuo se faz fundamental, especialmente em manutenções rotineiras e de emergência. Ao fechar um contrato, avalie a amplitude do suporte em qualquer caso que possa ser necessário.

Somente dessa forma o síndico e a gestão do condomínio terão a segurança de que contam com um prestador capaz de oferecer suporte a qualquer momento.

Veja como a assessoria condominial ajuda nesse trabalho

Para decidir o melhor sistema de controle de portaria, avaliar todas essas questões é indispensável. Em várias outras decisões importantes, análises mais amplas desse tipo também devem ser feitas. Nem sempre o síndico tem tempo e qualificação necessária para isso. Quando esse for o caso, os serviços de assessoria condominial podem ser a solução mais adequada.

A gestão ficará a cargo de profissionais que têm experiência em diversas áreas, desde a segurança até a parte financeira, garantindo a administração segura e confiável do condomínio. Essa é uma forma estratégica de direcionar decisões importantes às pessoas que têm maior capacidade de lidar com todas essas rotinas, como o contato com fornecedores e outras demandas.

O controle de portaria é um sistema indispensável para os dias atuais! A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é a segurança, então não vale a pena abrir mão de recursos de apoio. A automatização dá maior agilidade aos moradores e garante a preservação do patrimônio!

Precisando de uma administradora profissional para o seu condomínio? A Conac está há 35 anos no mercado e pode aplicar toda essa experiência e qualificação na gestão das suas dependências. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário