4 erros que você não deve cometer ao alugar imóvel

4 minutos para ler

Encontrar a casa ou o apartamento ideal para morar não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, muitas pessoas se rendem ao impulso de logo assinar o contrato e preparar a mudança para o novo lar. Porém, a pressa e a ansiedade fazem com que etapas fundamentais para alugar um imóvel sejam puladas, o que pode trazer grandes arrependimentos e dores de cabeça.

Pensando nisso, listamos os erros mais comuns que as pessoas cometem nesse momento. Assim, você saberá como evitá-los e que cuidados devem ser tomados. Acompanhe!

1. Não ler o contrato

Esse é um dos maiores erros e, acredite, é bastante comum. Todos os dados, informações e condições da locação devem estar descritos com detalhes e clareza no contrato. Portanto, leia o documento com muita atenção e certifique-se de que tudo o que foi combinado está registrado.

Lembre-se de que os direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do proprietário, somente são assegurados com um contrato bem elaborado. Isso traz mais segurança e transparência à negociação imobiliária.

2. Ignorar a vistoria

A vistoria comprova o estado de conservação do imóvel e serve para garantir que ele não apresenta defeitos que dificultem a rotina dos novos moradores. Então, preste muita atenção ao laudo e confira se a propriedade está exatamente como consta no documento.

Caso ele apresente algum problema e não conste na vistoria, você correrá sérios riscos de ter que arcar com o reparo ao desocupar o imóvel. Ao visitá-lo, observe os detalhes, como pintura, pisos, fechaduras, torneiras, instalações hidráulicas e elétricas, entre outros.

3. Não considerar outros gastos

As despesas com uma locação não se limitam apenas ao valor do aluguel mensal. Muitas pessoas não consideram outros gastos e, por isso, acabam por enfrentar problemas no orçamento. O principal é o pagamento do IPTU. De acordo com a lei, o proprietário é o responsável pela quitação do imposto. No entanto, ele pode transferir a obrigação ao locatário.

Para isso, é necessário haver uma cláusula no contrato definindo a quem cabe o pagamento. Também é preciso considerar outros gastos, como a taxa de condomínio, os reajustes anuais e outros. Portanto, antes de alugar um imóvel, calcule todas as despesas para evitar gastos inesperados.

4. Alugar direto com o proprietário

Muitas pessoas acham que alugar imóvel direto com o proprietário, isto é, sem a intermediação de uma imobiliária, é uma atitude que resultará em economia. A verdade é que isso pode gerar prejuízos incalculáveis. Saiba que grande parte dos problemas em uma locação é evitada com a atuação de profissionais com conhecimento e experiência no setor.

Além de ajudar na escolha do imóvel, a empresa ficará encarregada de verificar se o preço do aluguel está adequado, de realizar a vistoria, de elaborar um contrato válido perante a justiça e, ainda, dará todo o suporte necessário durante a vigência da locação, tanto para o inquilino quanto para o locador.

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns ao alugar imóvel e descobriu como evitá-los, não deixe que a pressa de morar em seu novo lar o faça relevar detalhes que são fundamentais para uma transação imobiliária tranquila e segura.

Gostou do nosso artigo sobre erros a evitar ao alugar imóvel? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam ao que devem ficar atentos ao decidir alugar um imóvel!

Posts relacionados

Deixe um comentário