Por que vale a pena alugar um imóvel no bairro Rio Comprido, no RJ?

6 minutos para ler

O Rio de Janeiro é conhecido tanto pelos seus bairros turísticos, que atraem pessoas do mundo inteiro, quanto pelas áreas residenciais, que é onde a cultura local mais floresce. Cada bairro é único, de alguma maneira, o que torna ainda mais importante a decisão de onde morar na cidade do Rio de Janeiro. Uma das opções que você vai conhecer, neste post, é o bairro Rio Comprido.

Localizado próximo à área central e à Grande Tijuca, o Rio Comprido é, principalmente, um bairro residencial, com uma combinação de prédios e casas tradicionais. Ele também é lar do Polo Têxtil do Rio de Janeiro, sendo um ponto de referência para o mercado de vestuário e moda em toda a cidade.

Quer conhecer mais sobre essa região e descobrir se é o lugar ideal para alugar um imóvel? Então, acompanhe e aprenda mais sobre sua história e os motivos para morar lá!

A história do bairro Rio Comprido

Antes de ser bairro, a região do Rio Comprido era uma das áreas preferidas pelos ingleses e alemães que vinham para o Rio de Janeiro, e que formavam a classe média mais abastada na época. O nome, como você já deve imaginar, se deve ao rio que percorria quase toda sua extensão, vindo desde a Serra da Tijuca até o Canal do Mangue.

O que começou como uma área formada por chácaras, plantações de cana-de-açúcar e pesca de água doce, no século XVIII, foi se modificando bastante. Durante o século XX, foi feita a construção do túnel Rebouças, que modificou o bairro, de uma região pacata de classe média para uma área com grande circulação de pessoas e veículos. Isso levou o Rio Comprido a ser um misto de residencial e empresarial.

Motivos para morar no bairro Rio Comprido

A região continuou se desenvolvendo ao longo dos anos, até a situação em que estamos hoje. Veja alguns dos principais pontos positivos do bairro!

Acesso ao resto da cidade

Por estar em uma localização privilegiada, é possível acessar boa parte do Rio de Janeiro a partir do Rio Comprido. O túnel Rebouças cria um caminho bem rápido para a Zona Sul, seja de carro, seja de ônibus.

O Centro da cidade é bem próximo e, dependendo da sua localização e disposição, você pode chegar lá a pé. Para complementar, a estação de metrô Estácio e a de trem da São Cristóvão, próxima à Quinta da Boa Vista, são de fácil acesso.

Ampla disponibilidade de serviços

Também devido a sua localização, você terá acesso a vários tipos de serviços e produtos. O bairro tem boas opções de restaurantes, médicos, mercados, entre outros, aos quais você pode recorrer.

E, se não houver algo lá mesmo, você pode fazer uma viagem bem curta à Tijuca ou ao Centro e encontrar o que você precisa. O tipo de praticidade que melhora muito a sua qualidade de vida.

Boas oportunidades imobiliárias

Você vai encontrar todo tipo de imóvel no bairro Rio Comprido. Desde aquelas casas com quintal, bem tradicionais, até grandes condomínios, com piscina, quadra e área de lazer. Isso significa que há ótimas opções, com boas chances de valorização imobiliária.

Como escolher o imóvel ideal no bairro Rio Comprido

Conhecer as vantagens de um bairro é apenas o primeiro passo para ter uma boa vida por lá. O próximo é saber como escolher o imóvel certo. Confira, aqui, algumas dicas para encontrar seu apartamento ou casa no Rio Comprido.

Boa localização

Mesmo não sendo um bairro tão grande quanto alguns de seus vizinhos, o Rio Comprido ainda tem várias opções de localização. Aquelas mais próximas do viaduto, da Praça Condessa e na Rua do Bispo tendem a ser bem movimentadas, pois recebem a maior parte do trânsito local. Já aquelas nas ruas paralelas e mais afastadas, geralmente, são mais quietas, fora um ou outro bar ou restaurante local.

O transporte público e a acessibilidade são bem fáceis em qualquer ponto, mas pode ser necessário caminhar um pouco para chegar a certas vias, o que é importante para quem quer morar perto do trabalho. Tenha em mente sua rotina antes de escolher seu imóvel.

Espaço útil

Outro ponto que todos têm que se lembrar ao buscar um imóvel é o quanto de espaço útil ele oferece. Não é apenas uma questão da metragem do local, mas também, quais outras áreas são oferecidas e como elas são distribuídas.

Pensando em um condomínio, por exemplo, ele pode ter outras áreas úteis de uso comum, como uma quadra esportiva, o que aumenta seu valor. Um corredor muito pequeno e quartos mal distribuídos, por outro lado, deixam bem mais difícil usar o espaço.

Segurança

Claro, nunca devemos nos esquecer da segurança local. É sempre bom conferir se a rua está bem iluminada, se as trancas do imóvel estão em dia e se é possível chamar a polícia, caso ocorra algum incidente.

Condomínios, geralmente, são mais bem equipados para isso, o que os torna a preferência de muitos. Mas você pode ter bastante paz escolhendo um lugar mais movimentado, bem iluminado e vigiado.

Estado de conservação

Como mencionamos, o bairro Rio Comprido tem uma combinação de edifícios bem antigos e mais modernos. Ambos podem ser excelentes, mas você precisa conferir se foram devidamente conservados ao longo dos anos.

Um imóvel antigo pode continuar sendo um ótimo lugar para morar, se for reformado regularmente. E um prédio mais recente não é, necessariamente, o melhor, se sua infraestrutura não foi bem pensada.

Relação entre custo e benefício

Depois de levar todos os outros fatores em conta, é hora de comparar o quanto você paga com o quanto você ganha. Nem todas as características têm o mesmo peso. Por isso, é importante estabelecer suas prioridades e procurar o imóvel que vai atender melhor às suas necessidades.

Não faltam motivos para morar no bairro Rio Comprido. Para aproveitar melhor, você terá que escolher o imóvel certo. Para isso, o melhor é contar com a ajuda profissional da Conac Imóveis. Você pode buscar opções com base em preço, tipo de imóvel, entre muitos outros critérios.

Visite nosso site, agora mesmo, e confira nosso catálogo de locações no Rio de Janeiro.

Posts relacionados

Um comentário em “Por que vale a pena alugar um imóvel no bairro Rio Comprido, no RJ?

Deixe um comentário