Quando alugar apartamento mobiliado? Saiba qual a melhor opção

6 minutos para ler

Ao mudar-se para um novo lar, existe uma série de fatores que precisamos considerar. A escolha entre alugar apartamento mobiliado e um sem mobília é uma que pode fazer grande diferença na sua vida.

Se você está em busca do melhor lugar para morar, com certeza, observou que existem diversas peculiaridades que devem ser observadas. Já muito comum nos Estados Unidos e na Europa, a locação de apartamentos mobiliados está em ascensão no Brasil.

Como tudo na vida, toda opção gera seus prós e seus contras, e é notório que com a escolha entre um imóvel com ou sem móveis, não seria diferente. A seguir, confira dicas para saber quando alugar um apartamento mobiliado e saiba qual a melhor alternativa.

Vantagens de alugar um apartamento mobiliado

Se você tem dúvidas sobre a locação de um imóvel mobiliado, ou ainda tem incertezas sobre a relação custo-benefício desse tipo de contrato, continue conosco para entender melhor como funcionam alguns prós e contras dessa modalidade de aluguel.

Atende a sua necessidade de momento

“O que estou procurando?”. Essa é a pergunta primordial que todo pretendente a locatário precisa se fazer. Porém, podemos adiantar uma coisa: se o que você busca é praticidade e, talvez, um tempo menor despendido com mudanças, um imóvel mobiliado é a melhor opção.

Tirando uma troca ou outra que você precisará fazer para deixar o apartamento com o seu toque pessoal, o mais confortável possível, já está tudo pronto. Pense bem nesse fator.

Sua necessidade pode ser um apartamento confortável, com boa área de lazer. Porém, caso você não tenha mobília própria ainda, deverá também se preocupar com a aquisição da mesma. Ao alugar apartamento mobiliado, essa preocupação se torna um pormenor que pode ser resolvido com poucos cliques em sites de compras, caso assim deseje.

Em um apartamento vazio, evidentemente, você precisará se preocupar com toda aquisição de mobília, bem como sua metragem para caber da melhor maneira possível em sua nova moradia.

Apartamento mobiliado significa economia de dinheiro

Alugar um apartamento mobiliado significa um menor gasto com todo o processo. Você economiza na mudança, sendo, muitas vezes, toda carregada em uma viagem de carro. Além disso, gasta menos na compra de móveis, reduzindo esse valor ao mínimo possível.

Toda essa economia pode representar, ao final de todo processo, valores de uma viagem que você quer fazer ou, até mesmo, de um novo carro que você deseje comprar.

Você não precisa se desfazer da mobília que já possui

Se você acha que a pouca mobília que você conquistou ao longo do tempo pode ser um impeditivo para alugar um apartamento mobiliado, está enganado. Esses seus móveis, assim como seus próprios itens de decoração, darão a seu novo apartamento seu estilo, deixando ele totalmente compatível com você e com a sua nova etapa de vida.

Caso sua mobília seja pouca, como uma escrivaninha, uma poltrona confortável para home office, ou até uma televisão de tela grande, você não terá muitos problemas em adaptá-los a um novo ambiente já mobiliado. Esse tipo de mobília própria dará ainda mais a sua visão pessoal e o conforto do ambiente que você precisa, tornando-o mais aconchegante e do jeito que você quer.

Melhor opção para quem pretende ficar pouco tempo no local

Se você não pretende ficar por um longo período no apartamento ou naquela região, não faz o menor sentido investir tempo, dinheiro e preocupações escolhendo e adquirindo os objetos de seu apartamento temporário. Isso só vai gerar dor de cabeça com a arrumação, quando os móveis chegarem, e com a retirada dos mesmos, quando você deixar o local.

Se você pretende ficar pouco tempo no imóvel, a palavra de ordem deve ser praticidade. Não por acaso, alugar apartamento mobiliado é a melhor opção para pessoas que precisam mudar de cidade por conta do trabalho, por um período de tempo curto, bem como uma boa alternativa para o estudante universitário que se muda para cursar a faculdade.

Pessoas que pretendem economizar dinheiro para, em breve, comprar seu imóvel próprio, também podem se beneficiar com essa modalidade de locação.

Desvantagens de alugar um apartamento mobiliado

É importante ressaltar que nem tudo se trata de vantagens na locação de apartamentos mobiliados. Por isso, precisamos também citar as desvantagens dessa modalidade.

Responsabilidade

Uma das exigências de qualquer contrato de aluguel é que o imóvel precisa ser devolvido da mesma forma que foi entregue. Isso vale para todo o imóvel, incluindo a mobília. Quando a locação é feita incluindo os móveis já presentes no apartamento, os mesmos estarão nas cláusulas do contrato, devendo ser entregues de forma íntegra e intacta.

Sendo assim, caso algum móvel ou eletrodoméstico quebre, será necessário ressarcir o proprietário ou realizar a manutenção do mesmo. A responsabilidade do contrato de aluguel aumenta quando o locatário usufrui de itens do locador.

Menos espaço para decorar por conta própria

Se você é uma pessoa que gosta de customizar seu ambiente por conta própria, talvez alugar apartamento mobiliado seja um obstáculo para o seu caso. Muitos querem deixar o imóvel do seu jeito e conviver com móveis anteriores, que algumas vezes, podem não ter muito a ver com a sua personalidade, pode não ser a melhor das opções para você.

Avaliar o estilo do ambiente é necessário caso você esteja pensando em locar um imóvel mobiliado. Entenda que mudanças drásticas nesse ambiente ocasionarão um gasto de dinheiro e tempo que pode não compensar a dor de cabeça. Portanto, caso você seja do tipo que deseja tudo exatamente do seu jeito, talvez um apartamento vazio seja a solução.

Porém, sempre existe uma alternativa, se esse for o problema. Se algum ambiente não estiver de acordo com o seu gosto, há a opção de negociar com o proprietário a retirada dos itens que desagradam.

Se você tem interesse em alugar um apartamento mobiliado, avalie bem os prós e os contras. De qualquer forma, contar com a ajuda de uma imobiliária séria, com anos de experiência e que trata seu cliente com excelência e profissionalismo é uma garantia de negócio bem-sucedido. Conte com a Conac Imóveis para uma melhor experiência nesse momento de vida!

Entre em contato conosco e agende uma visita. Temos certeza que proporcionaremos a melhor experiência, e que um de nossos imóveis vai atender a suas expectativas.

Posts relacionados

Deixe um comentário