6 maiores benefícios de morar perto do trabalho

6 minutos para ler

O lugar que você escolhe morar é determinado por vários fatores, desde sua faixa de renda até sua rotina. Por isso que você deve escolher essa moradia com bastante atenção. E uma das opções mais vantajosas para quem tem uma rotina bem corrida é tentar morar perto do trabalho, seja no mesmo bairro ou nas proximidades.

Alguns acreditam que não há tanta vantagem, pois você tem maiores chances de ser solicitado para apagar incêndios num dia de folga. Porém, se você levar em conta todos os benefícios envolvidos, verá que eles mais que compensam.

Ainda está em dúvida? Então, veja aqui os maiores benefícios de morar perto do trabalho e algumas dicas para se preparar para a mudança.

1. Economia com transporte

O deslocamento entre sua casa ou apartamento e seu local de trabalho é uma das principais fontes de custo para todo profissional, seja por meio do transporte público ou de carro. Quanto maior for o deslocamento, maior tende a ser esse gasto recorrente.

Nesse ponto, vale a pena buscar uma moradia mais próxima do seu local de trabalho, pois reduz o custo da viagem. Em alguns casos, você pode até ir a pé, o que também contribui com sua saúde.

2. Economia de tempo

Juntamente com seu dinheiro, morar perto do trabalho também é uma forma de economizar o seu tempo. Para algumas pessoas, só a viagem entre trabalho e casa consome 4 horas ou mais do dia, o que afeta várias outras partes da sua vida. Ao reduzir esse tempo, você libera uma boa parte do seu dia para outras atividades, o que terá um efeito bem mais positivo em sua produtividade a longo prazo.

3. Redução do estresse

Algo que todos já sabem é como o trânsito pode ser uma das maiores fontes de estresse no dia a dia tanto pela longa espera quanto pelos engarrafamentos e afins. Quanto mais longa é a viagem, maior tende a ser seu peso na sua saúde mental.

Cortar a maior parte do tempo que você passa no trânsito, seja dirigindo ou no transporte público, já contribui bastante para diminuir a quantidade de estresse no dia a dia. Algo que será benéfico em vários outros aspectos.

4. Melhora sua rotina de sono

Mais tempo de trânsito também significa que você precisa acordar mais cedo e chegar em casa mais tarde. Algo que, dependendo do quão cheia for sua rotina, pode privar você de algumas horas de sono por dia. Mesmo que você não note imediatamente, isso vai prejudicar sua disposição a longo prazo. Morar perto do trabalho, por outro lado, reduz esses problemas, permitindo que você chegue sempre na hora sem ter que dormir menos.

5. Mais tempo com a família

Passar um tempo de qualidade com sua família é importante para seu bem-estar. Mas também é algo difícil quando você está sempre cansado ou não tem tempo disponível no dia a dia. Ter que passar menos tempo em trânsito libera as horas que você precisa para essas interações importantes.

6. Maior produtividade

Levando em conta todos os fatores, uma conclusão simples é que, quanto mais distante do trabalho você mora, menor tende a ser sua produtividade. A combinação do estresse, falta de sono e maiores chances de atraso prejudicam muito seu desempenho a longo prazo. Ao eliminar ou reduzir alguns desses problemas, você garante que sua produtividade no trabalho será mantida por mais tempo.

Como se preparar para a mudança

Considerando todos os benefícios de morar perto do trabalho, certamente há um bom incentivo para encontrar um imóvel mais próximo e se mudar. Se você já está com um em mente, então o melhor a fazer é se preparar adequadamente para a mudança.

Veja aqui algumas dicas que vão tornar o processo mais prático.

Tenha uma lista do que vai levar

Um dos erros mais comuns ao se mudar, seja como aluguel ou ao comprar um imóvel, é deixar algo para trás sem perceber. E, depois de entregar as chaves e desempacotar tudo, pode ser um pouco tarde para voltar e procurar. Antes de começar a empacotar seus pertences, o ideal é que você monte uma lista de todas as coisas na casa que pretende levar, especialmente objetos de maior valor. Dessa forma, você pode conferir se tudo chegou ao seu destino.

Livre-se do que não for necessário

Se você morou no mesmo lugar por bastante tempo, então é provável que tenha acumulado alguns objetos que não trazem muito valor, como roupas que não cabem mais ou eletrônicos que não funcionam. Antes da mudança, é sempre uma boa ideia fazer uma limpeza, conferindo o que pode ser doado ou jogado fora.

Quanto menos coisas você tiver que carregar no caminhão de mudança, menos tempo vai levar para arrumar tudo depois que morar em uma região perto do trabalho.

Marque as caixas para saber onde está tudo

Assim que chegar no novo imóvel com seus pertences, o ideal é que cada caixa vá direto para o cômodo onde precisa estar. Se você deixar tudo se misturar no caminho, levará ainda mais tempo para colocar tudo em ordem.

Uma solução aqui é marcar todas as caixas de acordo com o conteúdo, de modo que elas possam ser separadas adequadamente assim que a mudança acontecer. Isso pode poupar ao menos algumas horas logo no primeiro dia, além de permitir pegar os pertences mais importantes rapidamente.

Confira tudo mais uma vez antes de entregar as chaves

Como já mencionamos, deixar algo para trás depois de uma mudança pode se tornar uma grande dor de cabeça em pouco tempo. Por isso que o mais recomendado é fazer uma última vistoria antes de entregar as chaves do imóvel. Isso inclui olhar todos os cômodos e armários na casa antiga e também conferir os pertences quando chegar na casa nova. Isso aumenta as chances de encontrar algum objeto perdido e recuperá-lo rapidamente.

Com todos os benefícios em mente e um bom planejamento, você também pode morar perto do trabalho e melhorar sua qualidade de vida. Basta encontrar o imóvel ideal para você e sua família.

Como foi entender as vantagens de ter a moradia perto do trabalho? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passe essas informações para mais pessoas.

Posts relacionados

Deixe um comentário